11 de janeiro de 2011




Verdadeiro comandante




Durante a Guerra Civil Americana, houve necessidade de uma tropa de soldados, em determinada circunstância, construir uma ponte. O oficial ordenou que os soldados cortassem algumas árvores. Os homens eram poucos e o trabalho era muito lento. Um homem de aparência imponente passou pelo local. Do alto do seu cavalo observou a cena e falou ao oficial responsável:

"Você tem poucos homens para a tarefa."
"É", respondeu o outro. "Precisamos de ajuda."

"Mas por que você mesmo não põe mãos à obra?" - perguntou o homem a cavalo.

O oficial se ofendeu com a sugestão e falou alto:
"Eu, senhor? Mas eu sou um cabo.

"É verdade"- falou o cavaleiro calmamente. E, descendo do cavalo, pôs-se a trabalhar lado a lado com os soldados, até concluir o serviço.

Ao final, montou de novo o seu animal e disse ao oficial:

"Cabo, da próxima vez que tiver uma tarefa a cumprir e poucos homens para o serviço, avise ao seu comandante superior e eu tornarei a vir."

Mais tarde, o cabo descobriu que o desconhecido que assim lhe falara era o General Washington.

Existem superiores hierárquicos e superiores verdadeiros. Criaturas que, mesmo ocupando altos cargos, não temem ombrear com os humildes, seus comandados, e auxiliá-los nos trabalhos, sempre que a necessidade se imponha.

É assim que se pode ver, por vezes, o professor catedrático chegar a uma sala de Conferências e observando-a não devidamente preparada, dispor-se a arrumar cadeiras, bem localizar o quadro de giz, o projetor multimídia e o que mais for preciso.

Por outro lado, alguns alunos solicitados ao auxílio se desculpam, dizendo que a tarefa não lhes compete. Estão ali para aprender, não para serem carregadores.

O superior, verdadeiramente superior sabe que, se algo é necessário fazer, deve ser feito e ele realiza, sem indagar quanto a postos ou conveniências.

Este é o verdadeiro servidor do seu irmão.

E conforme asseverou Jesus: "O que quiser ser o maior no reino dos céus, seja este o servidor de todos."

                                                       * * *



Cargos e funções de comando são talentos dados por Deus à criatura para seu próprio crescimento?
Os comandantes de toda ordem, seja no campo político, religioso, profissional, são responsáveis pelos seus comandados.



ESPECIAL:
Texto da Redação do Momento Espírita com base no texto Homem suficiente para o trabalho, de Ella Lyman Cabot, de O livro das virtudes, de William J. Bennett, v. 2, ed. Nova fronteira.




Nenhum comentário: