24 de março de 2016

A VIA-SACRA - UM FILME DE ALBERTO ARAÚJO. ASSISTA-O.

CLICAR NA IMAGEM PARA ASSISTIR AO FILME
 

 
OU CLICAR NO LINK NO CANAL YOU TUBE
 
 
 
A VIA-SACRA
 
 
A via-crúcis (do latim Via Crucis, "caminho da cruz") é o trajeto seguido por Jesus carregando a cruz, que vai do Pretório até o Calvário.
 
O exercício da via-sacra, como também é chamada, consiste em que os fiéis percorram, mentalmente, a caminhada de Jesus a carregar a Cruz desde o Pretório de Pilatos até o monte Calvário, meditando simultaneamente à Paixão de Cristo.
 
Tal exercício, muito usual no tempo da quaresma, teve origem na época das Cruzadas (do século XI ao século XIII): os fiéis que, então, percorriam, na Terra Santa, os lugares sagrados da Paixão de Cristo, quiseram reproduzir, no Ocidente, a peregrinação feita ao longo da Via Dolorosa em Jerusalém.
 
O número de estações, passos ou etapas dessa caminhada foi sendo definido paulatinamente, chegando à forma atual, de quatorze estações, no século XVI.
 
O papa João Paulo II introduziu, em Roma, a mudança de certas cenas desse percurso não relatadas nos Evangelhos por outros quadros narrados pelos evangelistas.
 
A nova configuração ainda não se tornou geral. O exercício da via-sacra tem sido muito recomendado pelos Sumos Pontífices, pois ocasiona frutuosa meditação da Paixão do Senhor Jesus.
 
Esta reflexão é baseada em quatorze estações ou etapas, em que cada uma apresenta uma cena da Paixão a ser meditada pelo discípulo de Cristo:

 
 
1.Estação: Jesus é condenado à morte
2.Estação: Jesus carrega a cruz às costas
3.Estação: Jesus cai pela primeira vez
4.Estação: Jesus encontra a sua Mãe
5.Estação: Simão Cirineu ajuda a Jesus
6.Estação: Verônica limpa o rosto de Jesus
7.Estação: Jesus cai pela segunda vez
8.Estação: Jesus encontra as mulheres de Jerusalém
9.Estação: Jesus cai pela terceira vez
10.Estação: Jesus é despojado de suas vestes
11.Estação: Jesus é pregado na cruz
12.Estação: Jesus morre na cruz
13.Estação: Jesus é descido da cruz
14.Estação: Jesus é Sepultado
15.Estação: Jesus ressucita dos mortos.
 
 
Existem diversas meditações de autores espirituais sobre a via crucis ou via sacra. Dentre elas, as que foram utilizadas em Roma, durante os últimos anos, foram: Via Crucis com a Mãe, 2006; Via Crucis do cardeal Ratzinger, 2005; Via Crucis de João Paulo II, 2004; Via Crucis de João Paulo II, 2000; Via Crucis de Karol Wojtyla, 1976 e ainda são conhecidas as vias-crúcis de são Josemaría Escrivá e a Via Cucis de Ernestina Champourcin, 1952.
 
Por volta de 200 anos atrás a Igreja Católica decidiu adicionar a décima quinta estação, para que os cristãos recordassem que seu Salvador havia vencido a morte e que a Via Crucis não termina na morte e sim na vida nova.
 
Quando associado à Via Crucis, Jesus é especialmente venerado sob o nome de Nosso Senhor dos Passos.
 
 
 
 
FOTOGRAFIA- EDIÇÃO

ALBERTO ARAÚJO

FOCUS PORTAL CULTURAL
HÁ 5 ANOS DIVULGANDO
A CULTURA FLUMINENSE
 
 
 

Nenhum comentário: