13 de junho de 2017

MEMÓRIAS DA INFÂNCIA - VIDA RURAL NOS ANOS 60 DE ANTÔNIO VELOSO É A OBRA QUE ABRILHANTARÁ A VITRINE DO FOCUS NO MÊS DE JUNHO.



 
 
O livro Memórias da Infância - Vida rural nos anos 60 do professor e escrito Antônio Veloso é a obra que abrilhantará a Vitrine do Focus Portal Cultural, durante o mês de junho de 2017. A obra tem o selo da gráfica e editora DM2JR de Niterói, contém 250 páginas. A capa, projeto gráfico e eletrônico, revisão e a apresentação foram produzidas pela professora Neusa Pinto da ASPI-UFF.

Para vê-la na Vitrine, ao entrar, observar no canto superior direito da página central do Focus Portal Cultural.

Adquira a sua obra, escreva para:
 
 
 


Escritor Antônio Veloso em tarde de autógrafos,
na ASPI-UFF.




Antônio Veloso - escritor.


Antônio Joaquim Gonçalves Veloso nasceu em Póvoa de Lanhoso, Freguesia de Sobradelo da Gama, em Portugal, no dia 3 de fevereiro de 1942. Iniciou a carreira no magistério em 1972, na Universidade Federal Fluminense (UFF), aposentando-se em 2004, como professor Adjunto IV, na Universidade, exerceu vários cargos, como chefe do Departamento de Geografia e coordenador do curso de Geografia e membro titular do Conselho de Curadores.

Atuou também como professor da Academia do Corpo de Bombeiros/RJ para o CFO e no Curso de Aperfeiçoamento de Oficinas (CAO) do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro. Dentre seus títulos: É Bacharel e Licenciado em Geografia(UFF), defendeu Tese de Mestrado em Geociências com o tema Geomorfologia e Sedimentologia da Lagoa de Araruama (1978), na mesma instituição.

Conquistou o Proficiency in English, pela Universidade of Michigan em 1968, é Diplomado em Altos Estudos de Política Econômica, pela Escola Superior de Guerra (2002), apresentando a monografia Recursos Hídricos das Regiões Brasileiras, com ênfase aos do Estado do Rio de Janeiro.

Foi consultor de vários projetos em Niterói, contribuindo com pareceres e laudos técnicos sobre o solo e rochas do Mirante da Boa Viagem (1992), onde foi edificado o Museu de Arte Contemporânea (MAC); sobre a encosta de Itacoatiara, trabalho solicitado pela comissão de Meio Ambiente da ALERJ (2003); sobre o deslizamento na Enseada do Bananal, na Ilha Grande (2010) e sobre o deslizamento no morro do Bumba, em Niterói (2010).

Foi ainda coautor do Projeto NitGeo, da Fundação Geotécnica de Niterói (entregue à Prefeitura de Niterói em 2009). Além destas atividades, o professor Antonio Veloso é autor de Treasures of Brazil (Pedras preciosas do Brasil), produzido para a H. Stern Joias e lançado em 2004, na Brasileia, Suíça.

No campo da literatura, escreveu as obras: Sobreviver sem perder a Esperança - reflexões e aspectos psicológicos, Ed. Atheneu, 1998, 300 páginas, Ecologia Espiritual, uma História do Corpo de Bombeiros no Brasil, Ed, Atheneu, 2008, 195 páginas. Memórias da Infância (Vida rural nos anos 60), ED. DM2JR-2015,Niterói,RJ,250 páginas.



Livros do escritor e professor 
Antônio Veloso.



Professor Antônio Veloso
é homenageado com Medalhão em Argila
pelo artista plástico Robert Preis, na ASPI-UFF.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário: