6 de março de 2017

HOMENAGEM DO FOCUS PORTAL CULTURAL AOS TREZENTOS ANOS DA APARIÇÃO DA IMAGEM DE NOSSA SENHORA APARECIDA.

 
HOMENAGEM DO FOCUS PORTAL CULTURAL
AOS TREZENTOS ANOS
 DA APARIÇÃO DA IMAGEM DE
NOSSA SENHORA APARECIDA.
 
 
 
 
 
NOSSA SENHORA APARECIDA, é a forma como Maria (mãe de Jesus) é carinhosamente chamada no Brasil, país do qual é padroeira. Ela é reverenciada numa estátua de Nossa Senhora da Conceição, vestida com um manto azul enfeitado e encontra-se exposta na Basílica de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida, interior do Estado de São Paulo. Desde 1980, no dia 12 de Outubro é celebrada a festa em sua homenagem em todo o Brasil.
 
 
 
 
ORAÇÃO A NOSSA SENHORA APARECIDA MAIS CONHECIDA.
Ó incomparável Senhora da Conceição Aparecida. Mãe de meu Deus, Rainha dos Anjos, Advogada dos pecadores, Refúgio e Consolação dos aflitos e atribulados, ó Virgem Santíssima; cheia de poder e bondade, lançai sobre nós um olhar favorável, para que sejamos socorridos em todas as necessidades.
 
Lembrai-vos, clementíssima Mãe Aparecida, que não se consta que de todos os que têm a vós recorrido, invocado vosso santíssimo nome e implorado vossa singular proteção, fosse por vós algum abandonado.
Animado com esta confiança a vós recorro: tomo-vos de hoje para sempre por minha Mãe, minha protetora, minha consolação e guia, minha esperança e minha luz na hora da morte.
Assim, pois, Senhora, livrai-me de tudo o que possa ofender-vos e a vosso Filho meu Redentor e Senhor Jesus Cristo. Virgem bendita, preservai este vosso indigno servo, esta casa e seus habitantes, da peste, fome, guerra, raios, tempestades e outros perigos e males que nos possam flagelar.
Soberana Senhora, dignai-vos dirigir-nos em todos os negócios espirituais e temporais; livrai-nos da tentação do demônio, para que, trilhando o caminho da virtude, pelos merecimentos da vossa puríssima Virgindade e do preciosíssimo Sangue de vosso Filho, vos possamos ver, amar e gozar na eterna glória, por todos os séculos dos séculos.
Amém.
 
 
O nome Nossa Senhora de Aparecida teve este nome carinhosamente dado pelos brasileiros, também pelo fato dela ser a padroeira do Brasil.
Sua imagem é reverenciada em uma estátua, batizada de Nossa Senhora da Conceição.
Sua vestimenta é um manto azul todo decorado que vai da cabeça até os pés, que é exposta e pode ser vista em sua principal basílica que fica em Nossa Senhora de Aparecida.
Sem contar também que as festas comemoradas em sua honra acontecem no dia 12 de outubro, que cai no mesmo dia do dia das crianças.
 
 
NOSSA SENHORA APARECIDA
 
Assim com todas já sabem, sua imagem foi encontrada no Rio Paraíba por três pescadores muito pobres, que a encontraram quando lançaram sua rede ao mar. Aonde então primeiramente foi encontrado o seu corpo, logo em seguida lançaram a rede novamente e encontraram sua cabeça.
A imagem de Nossa Senhora ficou por alguns anos com um dos pescadores que a encontraram que se chamava Felipe, até que em certo momento ele deu esta imagem para seu filho mais novo, que com muito amor à santa fez a ela um altar bem simples que fez em sua própria casa.
Muitos familiares e vizinhos começaram a se unir em todos os sábados para que pudessem receber a graça de Nossa Senhora. Aos poucos esta fama de Maria foi se espalhando por muitas regiões do Brasil se tornando ainda mais conhecida.
A imagem que foi retirada do fundo do Rio Paraíba tem o tamanho de 40 centímetros de altura, feita com argila pura e depois cozida em um forno a lenha. Porém isto é tudo apenas uma tese, pois não tem como provar como ela realmente foi feita, pois foi feita há muito tempo atrás.
 
 
 
 
História
 
Certo dia ela foi colocada em uma barriga que estava repleta de pregos, e depois disso ela foi empurrada de cima de um penhasco até que caísse na água. Neste mesmo momento a pequena menina se santificou.
Depois de certo tempo alguns pescadores encontraram seus pedaços encontrados na grama e os juntaram fazendo com que se tornasse viva. Porém esta é uma versão contada por algumas pessoas em relação a esta santa.
Sua história “oficial” conta que ela foi encontrada por 3 pescadores que viviam em um lugar simples, e para piorar a sua pesca ia muito ruim. Mas eles foram com muita fé em Deus e mais uma vez lançaram sua rede ao mar.
Neste instante puxaram a rede e encontraram o corpo de Nossa senhora nele, em seguida jogaram a rede novamente e encontraram sua cabeça.
Que deste momento em diante eles começaram a encher as suas canoas de peixes, e por este motivo levaram sua imagem para sua vila.
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Um comentário:

Unknown disse...

Trezentos anos de adoração genuína fazem de Nossa Senhora de Aparecida um símbolo generoso na construção da própria identidade brasileira.
Curiosamente, as homenagens anuais à Sagrada Mãe tem início concomitante com as práticas litúrgicas da Quaresma, as quais ocorrem, em nosso país, logo após o encerramento dos festejos populares do carnaval. Nossa gente é então envolvida pelas duas principais raízes do Brasil: a primeira, representada pela Santa mais Querida, nossa Ilustre e Única Padroeira. A segunda, herdada da musicalidade africana e sintetizada pelo samba, que alimenta, consola e alegra nosso povo na tradição carnavalesca.
Cabe-nos uma reflexão sobre a feliz oportunidade de conjugarmos os profundos sentimentos de religiosidade, com os momentos de alegria popular, perpetuando assim as mais legítimas vocações dessa grande nação, quais sejam, a fé cristã, a fraternidade e alegria espontânea de sua música primal.
E assim se fez, em total sintonia com a alma brasileira, quando a tradicional escola Unidos de Vila Maria (SP), trouxe para o desfile do Anhembi, no último carnaval, uma belíssima homenagem aos 300 anos do surgimento da Nossa Amada Senhora de Aparecida: fé no coração e muito samba no pé!