17 de março de 2011

O PORTAL DO POETA BRASILEIRO MONTA UMA EDITORA



A ATIVISTA CULTURAL ALINE ROMARIZ, QUE FAZ O PORTAL DO POETA BRASILEIRO MONTA A EDITORA ILUMINATA


As notícias não param de correr nos bastidores literários de Sampa. Ela, a ativista cultural mais em voga da atualidade, responsável pelo PORTAL DO POETA BRASILEIRO,Aline Romariz, lançará a Editora ILUMINATTA no começo do próximo mês.E nós fomos ao lindo Distrito de Sousas, em Campinas,saber as novidades diretamente da fonte, na bela casa de lindas árvores e flores desta artista incentivadora da arte poética.

Entrevista concedida pela ativista cultural, Aline Romariz ao jornalista Ronan Gadelha( REVISTA ON LINE)

Recebidos com o famoso" carinho" da Poeta,em sua varanda de onde avistamos seu pomar repleto de frutas e seu bosque cheio de lindas e coloridas flores, entre um telefonema de Maceió (Aline acompanha a saúde da irmã que está fazendo quimioterapia por conta de um câncer de mama retirado em dezembro passado) e outro, ela nos sorri calmamente e vai nos contando as novidades do PORTAL DO POETA BRASILEIRO.

Revista on line: Por quê montar uma Editora?

Aline Romariz: Já era hora! Trabalhar terceirizando possibilidades não é do meu feitio. Os Poetas do Portal sabem que gosto de respostas imediatas e quando me pediam um orçamento, por exemplo,demoravam semanas para serem atendidos. Além do que, o autor anônimo, tem a necessidade de fazer seu livro solo com baixas tiragens e presa a uma Editora eu não tinha como oferecê-los esse serviço.

Revista on line: Isto quer dizer que não vai mais trabalhar com a editora que terceirizava?

Aline Romariz.: Vamos sim.Continuaremos grandes parceiros e grandes amigos.

Revista on line: Mas a baixa tiragem encarece o preço do livro.O que você pretende fazer em relação a este problema?

Aline Romariz: Meu caro, a nossa Editora não nasceu sem um estudo detalhado desta possibilidade. Recebo diariamente convites com promoções de Editoras que quadruplicam o preço do exemplar e fazem livros de qualidade duvidosa.Entraremos no mercado, certos de que vamos vencer a concorrência, principalmente em prol dos nossos poetas/confrades e com a qualidade dos nossos primeiros livros.

Revista on line: E por quê o nome ILUMINATTA?

Aline Romariz: Eu tive um sonho lindo, e embora a minha brasilidade aflorada antes não me permitisse cogitar a possibilidade de um nome estrangeiro,não tive coragem de dizer não ao meu sonho e vamos partir da idéia:Editora ILUMINATTA: Onde o autor é sempre um ser iluminado.

Revista on line: Pode nos contar o sonho?

Aline Romariz: Lógico que não... Dizem os antigos que se contarmos, o sonho ele não se realiza.

Revista on line: Vocês já têm o site da Editora?

Aline Romariz: Está sendo confeccionado. Dentro de 15 dias, mais ou menos, entraremos na rede.

Revista on line: E os Poetas do PORTAL DO POETA BRASILEIRO vão ter algumas vantagens na publicação de seus livros?

Aline Romariz: Lógico. A Editora ILUMINATTA nasce principalmente para atendê-los.

Revista on line: Também andamos sabendo pelos bastidores do novo site do Portal. Pode nos adiantar alguma coisa?

Aline Romariz: Posso! ( risos) Nosso novo site vai "causar".

Revista on line: " Causar"? O que seria esse " causar"?

Aline Romariz: Espere para ver. Aí você me conta,tá? O projeto do novo site é em parceria com o pessoal do PORTAL PLANETVET, onde foi instaurado um lugar para os Poetas do PORTAL deixarem seus Eco POEMAS.

Revista on line:E como os leitores podem ver esses " ECO POEMAS"?

Aline Romariz:www.planetvet.com.br e podem ver muito mais sobre meio ambiente. Recomendo também os documentários. São muito bons.

Revista on line: E quando o novo site do PORTAL DO POETA BRASILEIRO entrará na rede?

Aline Romariz: Provavelmente em maio, quando fazemos um ano de vida.

Revista on line: E quanto aos novos projetos para o PORTAL?

Aline Romariz: São tantos! além do projeto que nasce por esses dias, a Editora, estamos trabalhando no PROJETO CIDADE LÍRICA.

Revista on line: E o que é o PROJETO CIDADE LÍRICA?

Aline Romariz: Basicamente,um livro aberto. Com fragmentos de poesias espalhados pelas cidades em grandes placas publicitárias, exaltando principalmente o nome do autor.

Revista on line: Um projeto ousado, não acha?

Aline Romariz:(risos) E quem disse que eu não gosto de ousar?

( Um outro telefonema de Maceió... Uma pausa)

Revista on line: Estamos vendo os seus muitos afazeres cotidianos. E os telefonemas que recebe da sua cidade. São muitos...

Aline Romariz: Pois é. Como veem corro muito, mas minha cabeça se divide, tenho necessidade de saber de tudo que está acontecendo com minha irmã. Fui filha de pais velhos, os perdi muito cedo, mas tive o privilégio de ter sete irmãos que me adotaram como filha. Sabino, o mais velho, já se foi em 2006. Somos agora só sete. E minhas irmãs são minhas mães,para você ter uma idéia, Alari ,a mais velha, fez 70 anos agora em março. Tenho muito medo de perdê-los,de não participar da vida de cada um deles pela distância, e ,Vera ( a minha poeta preferida) está muito doente ( pausa) tenho muito medo de perdê-la. No próximo dia trinta(março), vou vê-la de perto. Ficarei por lá sete dias.Estou sempre em estado de alerta. Qualquer coisa que aconteça pego o primeiro vôo.

Revista on line: Obrigado por nos receber. Sucesso nessa nova empreitada.E que sua irmã se restabeleça logo.

Aline Romariz: Eu que devo agradecer. Obrigada, sempre, pelo carinho de vocês.Desculpem a emoção e as lágrimas.



CAROS AMIGOS POETAS/ESCRITORES -  ACESSEM O PORTAL:
http://portadopoetabrasileiro.blogspot.com//   








PORTAL DO POETA BRASILEIRO "EU FAÇO PARTE DESTA HISTÓRIA..."




Nenhum comentário: