2 de outubro de 2020

EM 2 DE OUTUBRO CELEBRAMOS OS SANTOS ANJOS DA GUARDA




 

O anjo da guarda nos ampara e nos defende dos perigos na nossa vida terrena. No salmo 90 nós podemos ler: "Porque aos seus anjos Ele mandou que te guardem em todos os teus caminhos, eles te sustentarão em suas mãos, para que não tropeces em alguma pedra".

 

Em um dos seus textos, São Francisco de Sales esclarece que a tarefa dos anjos é levar as nossas orações à bondade misericordiosa do Altíssimo e de nos informar se elas foram atendidas. Assim sendo, as graças que recebemos nos são dadas por Deus, que é o princípio e o fim de nossa vida, e os mensageiros destas graças são os anjos.

 

A devoção dos Anjos é muito antiga, ganhando maior vigor na Idade Média. Foi nesta época que surgiu a idéia de representá-los com asas. Interessante notar que quando somos crianças somos convidados a rezar pelos anjos da guarda, costume que fica esquecido entre os adultos. Mas é bom notar que a presença dos anjos de Deus acompanham também a vida dos homens e mulheres na vida adulta.

 

Esta celebração especialmente dedicada aos Anjos da Guarda começou na Espanha, no final do ano 400, propagando-se por toda a Europa em poucos séculos. O dia 02 de outubro foi fixado em 1670, pelo Papa Clemente X.

 

REFLEXÃO


Os anjos da guarda têm missão semelhante à das mães. Na infância são muito exigidos e solicitados, socorrendo as crianças nas situações de perigo. E no fim de cada dia de trabalho intenso, os pais ensinam as crianças a agradecerem a ele, e assim vai se estabelecendo uma relação extremamente íntima entre cada criança e seu anjo protetor. Não importa que ele não tenha um nome ou um rosto. Cada criança tem o seu anjo da guarda.

Oração

"Santo Anjo do Senhor, meu zeloso guardador, já que a ti me confiou a Piedade Divina, sempre me rege, me guarda, me governa e ilumina, agora e sempre. Amém!”.

 

**************************************

 

1ª LEITURA - EX 23,20-23

 

Vou enviar um anjo que vá à tua frente.

Leitura do Livro do Êxodo 23,20-23

 

Assim diz o Senhor:

20 Vou enviar um anjo que vá à tua frente,

que te guarde pelo caminho

e te conduza ao lugar que te preparei.

21Respeita-o e ouve a sua voz.

Não lhe sejas rebelde,

porque não suportará as vossas transgressões,

e nele está o meu nome.

22Se ouvires a sua voz e fizeres tudo o que eu disser,

serei inimigo dos teus inimigos,

e adversário dos teus adversários.

23O meu anjo irá à tua frente

e te conduzirá à terra dos amorreus,

dos hititas, dos fereseus, dos cananeus,

dos heveus e dos jebuseus, e eu os exterminarei.

Palavra do Senhor.

 

 

Salmo - Sl 90(91),1-2.3-4.5-6.10-11 (R. 11)

R. O Senhor deu uma ordem aos seus anjos,

para em todos os caminhos te guardarem.

 

1Quem habita ao abrigo do Altíssimo *

e vive à sombra do Senhor onipotente,

2diz ao Senhor: "Sois meu refúgio e proteção, *

sois o meu Deus, no qual confio inteiramente".R.

 

3Do caçador e do seu laço ele te livra. *

Ele te salva da palavra que destrói.

4Com suas asas haverá de proteger-te, *

com seu escudo e suas armas, defender-te.R.

 

5Não temerás terror algum durante a noite, *

nem a flecha disparada em pleno dia;

6nem a peste que caminha pelo escuro, *

nem a desgraça que devasta ao meio-dia.R.

 

10Nenhum mal há de chegar perto de ti, *

nem a desgraça baterá à tua porta;

11pois o Senhor deu uma ordem a seus anjos *

para em todos os caminhos te guardarem.R.

 

 

Evangelho - Mt 18,1-5.10

Os seus anjos nos céus vêem sem cessar

a face do meu Pai que está nos céus.

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 18,1-5.10

 

Naquela hora,

1Os discípulos aproximaram-se de Jesus

e perguntaram:

"Quem é o maior no Reino dos Céus?"

2Jesus chamou uma criança, colocou-a no meio deles

3e disse:

"Em verdade vos digo,

se não vos converterdes,

e não vos tornardes como crianças,

não entrareis no Reino dos Céus.

4Quem se faz pequeno como esta criança,

esse é o maior no Reino dos Céus.

5E quem recebe em meu nome uma criança como esta,

é a mim que recebe.

10Não desprezeis nenhum desses pequeninos,

pois eu vos digo que os seus anjos nos céus

veem sem cessar a face do meu Pai que está nos céus.

 

Palavra da Salvação.










Nenhum comentário: