30 de setembro de 2020

O SANTUÁRIO DE LOURDES NA CIDADE DE LOURDES-FRANÇA

 



O SANTUÁRIO DE LOURDES NA CIDADE DE LOURDES, no Sul da França, é hoje, um dos pontos de peregrinação mais visitados pelos católicos no mundo, recebendo cerca de 6 milhões de visitantes todos os anos.

 

Bem ao lado do Santuário está a gruta de Massabielle, com a fonte milagrosa, que emociona e surpreende os peregrinos que ali chegam cheios de esperança e murmurando orações à Virgem. Todos querem deixar suas muletas e encher uma garrafinha com a água milagrosa da fonte.

 

Até hoje, 67 milagres foram reconhecidos pela Igreja e atribuídos a Nossa Senhora de Lourdes, sendo que os médicos cerca de 2 mil relatos tenham sido reconhecidos por médicos. Pode-se dizer que a cada dois anos, acontece um milagre em Lourdes.

 

A Basílica da Imaculada Conceição é também chamada de Basílica Superior e compreende uma nave dividida em nove vãos iguais, de estilo ogival do século XIII. Foi benta em 15 de agosto de 1871 e consagrada em julho de 1876. Seus vitrais retratam a história da Virgem Maria.

 

O Santuário, imponente, de arquitetura românica e bizantina, lembra o gesto dos braços abertos, representando a fraternidade entre os povos. Foi construído para abrigar cerca de 10 mil pessoas em seu espaço mais subterrâneo e para acolher melhor os peregrinos que não cabiam mais na igreja construída logo acima da gruta.

 

Lourdes fica no sudoeste da França, próximo à Bordeaux e à Toulouse, quase na divisa com a Espanha. Ela é o 3° local de peregrinação católica mais visitado do mundo, perdendo somente para o Vaticano e para a Basílica de Nossa Senhora de Guadalupe no México. Existem trens rápidos (os TGVs) saindo da Gare Montparnasse em Paris com destino à Lourdes, a viagem dura cerca de 6 horas. Outra opção interessante é se hospedar na cidade de Bordeaux.

 

Como chegar em Lourdes

Saindo de Paris temos três opções, de carro, de trem TGV ou de avião.

 

. De trem. Em 6 horas fazemos centro de Paris Gare Montparnasse/centro de Lourdes. Os preços variam de acordo com o mês, o dia da semana e a hora.

 

. De avião. A viagem de avião dura 1h15. Pela Air France, você pode comprar a passagem direto do Brasil para Lourdes, fazendo uma parada grátis em Paris (na ida e/ou na volta).

 

. De carro. Passando por Orléans, Tours, Bordeaux. Belo passeio no Vale do Loire e na região vinícola de Bordeaux.





Nenhum comentário: