30 de agosto de 2018

O FOCUS PORTAL CULTURAL HOMENAGEIA AMIGO POETA JOSÉ PAIS DE MOURA SIMÕES, O VALIOSO COLEGA POETA E TROVADOR, NOS DEIXOU HOJE, 29 DE AGOSTO DE 2018 (QUARTA-FEIRA), PARTIU RUMO AO PARNASO, O LUGAR ETERNO DOS POETAS.

 
 
 
Foi com imensa tristeza que recebemos a notícia do falecimento do amigo poeta José Pais de Moura Simões. Quando abri a caixa de meus e-mails, às 20h35min, estava lá a dolente notícia, nos enviada pelo confrade Paulo Roberto Cecchetti.

José Pais era um grande amigo da gente, muito frequente no Quiosque do "Escritores Ao Livro". Participou de inúmeras celebrações: Natal, Dia das Mães, Festividade de aniversário dos Escritores Ao Ar Livro, Lançamentos de livros, foram tantas participações!

Amigos, ele tinha problemas em suas pernas, viveu com essa dificuldade até o final de sua vida. Então, devido a tal deficiência, ele ultimamente, não aparecia muito.

Publicou os livros: Meus versos pras horas vagas; A quinta dos vales - Romance; Coletânea de versos e Paisagem de versos e algo mais, este último publicado, pela Editora Parthenon aos projetos gráficos do Mauro Carreiro Nolasco, eu tive o privilégio de fazer um comentário que está publicado nas páginas 13,14,15,16.

"J. Pais" ou "portuga", com eu carinhosamente, o chamava, era uma pessoa alegre, fazia poesia para todos os amigos, eu, por exemplo, recebi inúmeros textos seus. Tivemos a singela, mas com muita honra em fazer a homenagem, porém póstuma.


Inclusive, quero dizer que é nossa a homenagem, mas nos foi feita através de seus textos que publicamos abaixo.
“ESCRITORES AO AR LIVRO”
Para comemorar o quinto aniversário do grupo “Escritores ao ar Livro”, na campestre Praça Getúlio Vargas, Icaraí, realizou-se em 23/06/2013, uma festinha de pura amizade entre os presentes. Na altura, o tão popular e afável casal Shirley – Alberto, sempre lado a lado tal irmãos siameses, não só fotografaram como filmaram o destacado ato cultural. O local estava devidamente, engalanado, sem faltar uma boa exposta, farta mesa, com variados acepipes e bebidas. A finalizar, o distinto e sapiente poeta... Sávio Soares de Sousa usou da palavra, tão categoricamente. Discurso, tão aplaudido! Ao coordenador P. R. Cecchetti, parabéns. Dia seguinte, fiz o presente comentário poético:
I
Uma festinha excelente
Vou mais além...bestial.
Não só escritores, mais gente,
na manhã dominical.
 
II
Iguarias, tanta fartura,
no convívio, emoldurado,
um discurso com lisura,
do nosso Sávio, inspirado.
 
III
O Alberto e seu talento,
a Shirley, ora, pois, pois,
-um casal a cem por cento-
onde está um, estão os dois.
IV
Nós, poetas e escritores,
e os convidados... Manchete.
-cada um, com seus louvores-
Coordenador... Cecchetti.
José Pais de Moura
Niterói/24/06/2013
P.S.
O Zé Pais com seu sotaque, a Rosy, e a Silmarinha, também sim, foram destaque, deram mais brilho...à festinha. Para vós e família, abraços.
 
*****************************
 
Amigão Alberto.
Seu blog, Alberto & Amigos - Poemas & Pensamentos.  Já o divulguei para além-mar. E como vão gostar de ler nossas poesias! O ARADO - A TERRA foi idealizado, ontem, o poema Mãos Sábias, há vinte e três anos. Meu saudoso pai, era um artesão na sua arte, manipulava em cobre, folha - flandres, alumínio, etc. Como se diz na terrinha: Homem de sete instrumentos.
Meus pais faleceram aqui, Niterói.
Abraço amigo, do vosso amigo... José.
 
                                  Um livro eu desfolhei e encontrei:
Quem me dera, quem me dera,
não só hoje, sempre esperto.
Mas nunca, eu serei fera
nos versos... Tal o Alberto!
Jose Pais de Moura Simões
14/05/2012
 
 
************************************
 
 
 
 
 
MENSAGEM AOS FAMILIARES DE JOSÉ PAIS DE MOURA SIMÕES, NOSSO QUERIDO IRMÃO DE MISSÃO NA VIDA.
 
 
Dizem que quando oramos estamos falando com Deus, mas quando meditamos, Deus é quem fala conosco. Aos queridos familiares de José Pais de Moura Simões, nosso querido irmão de missão na vida, neste momento difícil, busquem silenciar os seus corações de todas as inquietações e ansiedades, e humildemente, escutem a voz do Senhor.
Em alguns momentos ela pode não parecer ser muito clara, mas não duvidem, confiem em Deus. Ele vai aquecer os seus corações e lhes dar o conforto que vocês precisam para entender qual é o melhor caminho a seguir.
Deixem Deus falar com vocês e tocar os seus corações. Ele lhes transmitirá a mensagem que vocês precisam quando menos esperar. Deus escreve certo por linhas tortas para nos fazer aprender e crescer. Entreguem as suas fraquezas a Deus, e Ele as tornarão pessoas fortes.
Não tenham dúvidas: sempre que vocês chamarem e clamarem por Deus Ele vai ouvir, e sempre que vocês Lhes fizerem um pedido ou uma pergunta, Ele vai responder. Vocês só precisam preparar os seus corações para entender as mensagens que o Senhor tem para vocês. Caminhem sempre com fé!
ALBERTO ARAÚJO
EDITOR
 
 
****************************

 
MENSAGEM DA AMIGA SILMARA LÍDIA MORTON QUE TAMBÉM ASSINA DUAS PÁGINAS EM SEU LIVRO: PAISAGEM DE VERSOS E ALGO MAIS, PAG. 17 E 18.
 
 
José Pais, nosso poeta amigo de Niterói. Você cobriu nossos vazios com suas memórias poéticas, seu bom humor e, acima de muitas coisas, com sua paixão pela vida. Um homem já com muita idade, porém com o olhar da esperança da criança inventiva, sempre com histórias para contar. Você, José Pais, com sua presença e afeto de sempre, como todo grande poeta, nos fez acreditar sempre na força afirmativa da vida. Você não morreu. Está agora em todos nós que pudemos conviver com você, seus versos, memórias e histórias. Siga em paz. Você fez sua bela parte nesse mundo. Nosso afeto e saudade...
 
Homenagem: Silmara.
Deus o chamou 🙌 Descanse em paz meu pai!
O sepultamento será as amanhã, quinta às 12h no parque da colina!
 
 
 
 
 
 
TEM UMA PÁGINA COM POESIAS DO JOSÉ PAIS. VISITE NO LINK:
 
CLICAR AQUI:
 




Um comentário:

Belvedere Bruno disse...

Mais uma vez você cobre os amigos com toda essa ternura. Gratidão , Alberto. Abraços