25 de setembro de 2017

NOITES DE QUELUZ - NO PALÁCIO DE QUELUZ, SINTRA - PORTUGAL.

 
 
ASSISTA AO VÍDEO COM IMAGENS
DO PALÁCIO NACIONAL DE QUELUZ

 
OU CLICAR NO LINK:
 
 
 
 
O Palácio Nacional de Queluz abre portas gratuitamente, na noite de 23 de setembro, das 20h às 24h, no âmbito da celebração das Jornadas Europeias do Patrimônio, este ano dedicadas ao tema “Comunidades e Culturas”.
 
O evento, organizado pela Parques de Sintra, terá uma capacidade limitada a 2.800 pessoas e a entrada será livre mediante inscrição prévia obrigatória:
 
 
 
No decorrer da abertura, dez animadores distribuídos ao longo do percurso de visita do Palácio recriarão o ambiente da época. Os visitantes terão ainda oportunidade de ouvir música do período barroco, apresentada pelo pianista Nuno Margarido Lopes na Sala da Música, e de percorrer os Jardins Superiores.
 
A propósito do tema “Comunidades e Culturas”, serão projetadas no Auditório do Pavilhão Robillion fotografias e outros documentos representativos da ligação entre a comunidade local e o Palácio.
 
 
 



 

Organizado em parceria com o Divino Sospiro - Centro de Estudos Musicais Setecentistas de Portugal, o ciclo tem a direção artística de Massimo Mazzeo e conta com a participação de muitos dos mais conceituados intérpretes europeus especializados na música desta época. 
 
Este ciclo de música, na terceira edição, é uma pequena contribuição, uma luz aparentemente escondida que atravessa a cortina, onde a interpretação de grandes obras da cultura ocidental é complementada com a apresentação moderna de mais uma obra recuperada do património musical associado ao Palácio de Queluz: a serenata “L’Endimione” de N. Jommelli”, sublinha Massimo Mazzeo. 
 
 
 
 
O concerto de abertura, “Uma serenata redesperta para a vida”, tem lugar a 1 de outubro, às 21h30min, na Sala do Trono, e celebra o Dia Internacional da Música precisamente com a estreia moderna mundial da serenata “L’Endimione”, de Niccolò Jommelli, sobre libreto de Pietro Metastasio. A obra, ouvida em Queluz em 1780, regressa agora ao Palácio com Lucia Napoli (mezzosoprano), Milena Georgieva (soprano), Bárbara Barradas (soprano), Margarida Pinheiro (soprano) e o Divino Sospiro, sob a direção musical de Massimo Mazzeo. 
 
Já no dia 8 de outubro, Vittorio Ghielmi, um dos maiores intérpretes atuais de viola da gamba, e Florian Birsak (pianoforte) apresentam o concerto “O crepúsculo da viola da gamba”, às 21h30min, na Sala da Música, com a interpretação de obras de Carl Friedrich Abel, Johann Christian Bach, Andreas Lidl, Muzio Clementi e Carl Philipp Emanuel Bach. 
 
 
 
 
 

No dia 14 de outubro, às 21h30min, na Sala da Música, tem lugar o concerto “Dois grandes e um pequeno mestre”, pelo agrupamento alemão Compagnia di Punto que interpreta obras de Antonio Rosetti, Franz Joseph Haydn e Wolfgang Amadeus Mozart. 
 
Rogério Rodrigues, um jovem português radicado na Holanda, especialista em pianos históricos, apresenta a 15 de outubro, às 21h30min, na Sala da Música, o recital “Dois virtuoses do pianoforte e um lusitano em Paris”, com obras de Mozart, Muzio Clementi e João Domingos Bomtempo. 
 
O italiano Giuliano Carmignola, um dos grandes violinistas da atualidade, é o protagonista do fim de semana que se inicia a 20 de outubro, pelas 21h30min, na Sala do Trono. Com a Accademia dell’Annunciata (orquestra) e Riccardo Doni (cravo e direção musical), Carmignola apresenta o concerto “Um virtuose italiano na Inglaterra georgiana”, com obras de Johann Christian Bach, Carl Philipp Emanuel Bach, Felice Giardini e Carl Friedrich Abel. 
 
 
 
 
 
 
No dia 22, o violinista regressa à Sala do Trono, às 21h30min, para “Um serão com Beethoven”, acompanhado pela Accademia dell’Annunciata e pelo Divino Sospiro e sob a direção musical de Massimo Mazzeo. Como o nome do concerto sugere, o programa é preenchido com obras de Beethoven. 
 
A 21 de outubro, às 21h30min, na Sala do Trono, Gabriela Canavilhas (piano) e o Concerto Moderno (orquestra), com direção de César Viana, apresentam o concerto-palestra extraordinário “Um compositor português no tempo de Napoleão”, dedicado a João Domingos Bomtempo. 
 
“Um passeio pelo Classicismo europeu” é a proposta para o concerto da noite de 28 de outubro, na Sala da Música, pelas 21h30min. O Helianthus Ensemble – composto por Laura Pontecorvo (flauta), Iskrena Yordanova (violino), Marco Ceccato (violoncelo) e Guido Morini (cravo) - interpretará obras de Tommaso Giordani, Giovanni Battista Costanzi, Joseph Haydn, Franz Danzi e Mozart. 
 
O concerto de encerramento do ciclo de Queluz, “Três trios da trindade vienense”, tem lugar a 29 de outubro, às 21h30min, na Sala da Música. Federica Valli (pianoforte), Stefano Barneschi (violino) e Paolo Beschi (violoncelo) formam o trio La Gaia Scienza, que apresenta obras de Joseph Haydn, Mozart e Beethoven. 
 
 
 
 
 
 
 
Informações úteis
 
Bilhetes à venda nas bilheteiras da Parques de Sintra, online, e na FNAC, Worten, El Corte Inglés, MEO Arena, Media Markt, Turismo do Aeroporto, ABEP (Agência de bilhetes para espetáculos) e Turismo de Sintra. 
 
O projeto “Noites de Queluz – Tempestade e Galanterie” conta com o apoio da Direção Geral das Artes e da Antena 2 como media partner.
 
“Noites de Queluz – Tempestade e Galanterie” – Palácio Nacional de Queluz.
 
Uma serenata redesperta para a vida - Sábado, 1 de outubro, 21h30min, Sala do Trono Lucia Napoli (mezzosoprano), Milena Georgieva (soprano), Bárbara Barradas (soprano), Margarida Pinheiro (soprano), Divino Sospiro (orquestra), Massimo Mazzeo (direção musical)
 
O crepúsculo da viola da gamba - Sábado, 8 de outubro, 21h30min, Sala da Música
Vittorio Ghielmi (viola da gamba), Florian Birsak (pianoforte)
 
Dois grandes e um pequeno mestre - Sexta-feira, 14 de outubro, 21h30min, Sala da Música
Compagnia di Punto/ Christian Binde (trompa e direção)
Dois virtuoses do pianoforte e um lusitano em Paris - Sábado, 15 de outubro, 21h30, Sala da Música
Rogério Rodrigues (pianoforte)
Um virtuose italiano na Inglaterra georgiana - Quinta-feira, 20 de outubro, 21h30min, Sala do Trono
Giuliano Carmignola (violino), Accademia dell’Annunciata (orquestra), Riccardo Doni (cravo e direção musical)
 
Um compositor português no tempo de Napoleão - Sexta-feira, 21 de outubro, 21h30min, Sala do Trono
Gabriela Canavilhas (piano), Concerto Moderno (ensemble de cordas), César Viana (direção)
 
Um serão com Beethoven - Sábado, 22 de outubro, 21h30min, Sala do Trono
Giuliano Carmignola (violino), Accademia dell’Annunciata + Divino Sospiro (orquestra), solista), Massimo Mazzeo (direção musical)
 
Um passeio pelo Classicismo europeu - Sexta-feira, 28 de outubro, 21h30min, Sala da Música
 
Helianthus Ensemble/ Guido Morini (cravo e direção)
Bilhetes à venda nos locais habituais ou online 
 
Três trios da trindade vienense - Sábado, 29 de outubro, 21h30min, Sala da Música
 
La Gaia Scienza (trio com piano)
 
 
BILHETES:
 
10 Euros por concerto
À venda nas bilheteiras da Parques de Sintra, online, e na FNAC, Worten, El Corte Inglés, MEO Arena, Media Markt, Turismo do Aeroporto, ABEP (Agência de bilhetes para espetáculos) e Turismo de Sintra.
 
 
 

 

 

 
 
 
 
 
 
 
FONTE:
 
 

Nenhum comentário: