5 de agosto de 2018

INAUGURAÇÃO DA REVITALIZAÇÃO DA PRAÇA DOM ANTÔNIO CARLOS NAVARRO, ICARAÍ, NITERÓI-RJ.

 
 
(Escultura de Dom Navarro)
 
 
 
A inauguração da revitalização da Praça Dom Antônio Carlos Navarro, na Avenida Almirante Ary Parreiras, em Icaraí, no trecho entre a Rua Coronel Moreira César e a Praia de Icaraí aconteceu em 05 de agosto de 2018(domingo), às 11 horas, com a presença de Rodrigo Neves o prefeito de Niterói e o de Vigário-Geral de Niterói Padre Carmine Pascale. Em primeiro houve o ritual de batismo e oração feito pelo Padre Cármine e logo após o prefeito Rodrigo Neves com a presença de inúmeras autoridades, secretários administrativos e auxiliares descerrou à placa, pontualmente, 11h20min, horário em que deu o início do histórico dia da inauguração da revitalização da PRAÇA DOM NAVARRO.
O espaço ganhou uma academia da Terceira Idade com aparelhos de ginástica, e os guarda-corpos foram substituídos por novas estruturas em aço inox nos dois lados da via.
O projeto incluiu, ainda, a implantação de "traffic calming" na Avenida Almirante Ary Parreiras, na área em frente à Igreja São Judas Tadeu, para melhorar a travessia de pedestres. O retorno que existe atualmente neste trecho foi  fechado e o meio-fio replanejado. O investimento em torno de R$ 1,2 milhão.
A obra era um desejo antigo dos moradores do bairro e frequentadores da Igreja São Judas Tadeu. O secretário municipal de Obras Vicente Temperini destaca que, com esta intervenção, os moradores do bairro, que ainda não tinham sido contemplados como os do Ingá e São Francisco, que tiveram suas respectivas praças revitalizadas, César Tinoco e Dom Orione, ganharão a revitalização deste espaço. 
 “Este projeto vai proporcionar uma melhor acessibilidade nesta área, principalmente com a colocação do o traffic calming que será feito na travessia de pedestres. A obra foi concluída em seis meses”, afirma Vicente Temperini.
 
UM POUCO SOBRE DOM NAVARRO
 
 
Dom Carlos Alberto Etchandy Gimeno Navarro nasceu no Rio de Janeiro, 30 de outubro de 1931 foi um bispo católico, terceiro arcebispo da Arquidiocese de Niterói. Foi também compositor católico, deixando grande legado de músicas que ainda hoje são utilizadas em diversas celebrações litúrgicas.
Filho de João Gimeno Navarro e Maria do Carmo Etchandy Navarro. Entre 1939 e 1942, cursou parte de seu ensino fundamental - à época denominada primária - em escolas públicas do Rio de Janeiro. A segunda metade do ensino fundamental - antigo ginásio - foi cursada no Colégio Militar, sediado na cidade do Rio de Janeiro, entre os anos de 1943 e 1950. Já no período de 1951 e 1952 cursou o ensino médio - conhecido como colegial - naquela mesma escola. Ingressou na Academia Militar das Agulhas Negras em Resende/RJ em 1953, ano este em que pediu baixa para cerrar filas no exército de Nosso Senhor.
Ingressou no seminário arquidiocesano do Rio de Janeiro, seminário São José, em 1953, onde cursou filosofia e teologia. Sua ordenação presbiteral se deu em 29 de junho de 1959, aos 27 anos, pelas mãos de Dom Jaime Cardeal de Barros Câmara na então Sé do Carmo, antiga catedral do Rio de Janeiro.
Durante sua vida de sacerdote exerceu diversos atividades, como Professor, Prefeito de Estudos e Diretor Espiritual do Seminário Menor de S. José, Rio de Janeiro (1960-1966); Assessor do Secretaria Nacional dos Seminários, da CNBB (1964-1971); Assessor do Secretaria Nacional das Vocações Sacerdotais (1970-1971); Diretor da Divisão de Educação Religiosa, na Secretaria de Educação da Guanabara, Rio de Janeiro (1967-1974); Assessor-Chefe da Secretaria de Educação e Cultura do Estado do Rio de Janeiro, RJ (1975); Capelão da Irmandade de Santo Antônio de Pádua e Nossa Senhora da Boa Vista (de 1964 até 1981); Coordenador Arquidiocesano de Pastoral (1971-1975).
Em 24 de outubro de 1975 o Papa Paulo VI o designou bispo auxiliar da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, titular de Cenae, aos 44 anos de idade.
Recebeu a ordenação episcopal, em 12 de dezembro de 1975 - dia em que se comemora a festa de Nossa Senhora de Guadalupe, rainha e padroeira da América - pelas mãos de Dom Eugênio Cardeal de Araújo Sales, tendo como seu principal co-consagrador Dom José Alberto Lopes de Castro Pinto, bispo auxiliar do Rio de Janeiro. Sua divisa era: “Gratia et Apostolatu” (Rom. 15,1) (Pela graça e pelo apostolado). Ao longo deste período foi Vice-Secretário do Regional Leste 1; Presidente da Comissão Regional do Clero do Leste 1.
Foi transferido para Campos em 29 de agosto de 1981, sendo o 4º bispo daquela diocese. Nesse tempo foi Membro do Conselho Fiscal da CNBB, Representante dos Bispos na Comissão Regional de Seminários. Também nesse período foi eleito pelos Bispos do Regional Leste 1 para acompanhamento do Ensino Religioso no Estado do Rio, desde 1987.
Esteve à frente da Diocese de Campos durante um período conturbado no qual houve uma divisão do clero diocesano e de uma parte dos fiéis. Este tempo foi marcado por afrontas, das mais variadas, à igreja e ao senhor bispo, que foi injuriado, afrontado, desprezado, reprovado, condenado, ultrajado, vilipendiado, segundo suas palavras publicadas em jornal datado de 10 de julho de 1988.
A situação tensa em que vivia Dom Carlos Alberto teve seu clímax com o Motu Proprio Ecclesia Dei emitido por João Paulo II aos 2 de julho de 1988. O documento foi uma resposta à ordenação canonicamente irregular de quatro bispos por D. Lefebvre emérito da Diocese de Tulle, França  e D. Antônio de Castro Mayer - emérito da Diocese de Campos, Rio de Janeiro. Na época, a diocese da cidade enfrentava divergências de católicos tradicionais que não aceitavam as reformas do Concílio Vaticano II. Dom Navarro conseguiu reverter a situação, o que foi reconhecido pelo Papa.
Com a volta da paz em Campos, Dom Navarro foi novamente, transferido pelo papa São João Paulo II e assumiu a Arquidiocese de Niterói.
Nomeado o terceiro Arcebispo de Niterói em 9 de maio de 1990, vindo a tomar posse em 2 de julho de 1990 e eleito Presidente do Regional Leste 1 da CNBB entre 1991 e 1995. Sua Divisa nesse período era: “Cum Maria Matre Jesus” (Com Maria Mãe de Jesus). (At. 1,14)
Sempre fiel à doutrina da Igreja, Dom Carlos Alberto, com muita humildade, conduzia as suas ovelhas para as quais sempre teve um olhar especial de Bom Pastor. Isso fez com que sempre buscasse estar próximo delas em todos os momentos de seu ofício, fosse nas Visitas Pastorais que fazia, nos compromissos a cumprir, na Arquidiocese, lugar onde passava o maior tempo de seu dia. Para ele, a celebração de uma Santa Missa só acabava após os cumprimentos aos fiéis, na porta das Igrejas, ato que marcou a vida de todos. Outra virtude do Arcebispo, reconhecida unanimemente por todo o Brasil, era o de ser “poeta maior”, autor de lindíssimas e famosas músicas religiosas desde quando era padre no Rio de Janeiro, dentre as quais: Sobe a Jerusalém, És Maria, Quando seu Pai revelou, Procuro abrigo nos corações, Não sei se descobriste, Sou bom Pastor e Muito alegre eu Te pedi.
A fim de dinamizar as Pastorais da Arquidiocese e dar uma autenticidade maior ao evangelizador leigo, apoiou as pastorais e os movimentos já existentes e diversificou-os para, desse modo, poder dar mais consubstancia ao trabalho evangelizador na arquidiocese onde, visando sempre garantir a assistência espiritual aos seus arquidiocesanos.
 
 
FALECEU EM NITERÓI, EM 02 DE FEVEREIRO DE 2003
 
Dom Navarro esteve internado desde o dia 17 de janeiro de 2003, quando, por ocasião de um infarto, foi levado ao hospital Procordis. No dia seguinte, foi transferido para o Hospital Santa Cruz, em Niterói, onde foi submetido, na sexta-feira do dia 31 de janeiro de 2003, a uma cirurgia para colocação de marca-passo, realizada pela equipe chefiada pelo Dr. Luiz Gonzaga Pagnuzzi Amauto. Faleceu às 06h55min do dia 02 de fevereiro de 2003, aos 71 anos, vítima de complicações cardiorrespiratórias, como choque cardiogênico, cardiopatia isquêmica e infarto agudo do miocárdio.
Dom Carlos Alberto veio a falecer, coincidentemente no Dia de Nossa Senhora da Luz e da Festa da “Apresentação do Senhor Jesus no templo”, justamente à qual ele se referia na música de sua autoria Sobe a Jerusalém, talvez a mais famosa das suas muitas composições.
Seu corpo foi transladado no início da tarde desse mesmo dia para a Catedral Metropolitana de São João Batista, em Niterói, onde pôde ser velado por todos os fiéis, até a manhã da segunda-feira, dia 03 de fevereiro de 2003.
Após a Missa Solene de Corpo Presente, celebrada às 10 horas e presidida pelo Cardeal Arcebispo Emérito do Rio de Janeiro, Dom Eugênio Cardeal de Araújo Sales, tendo ao lado o Núncio Apostólico, Dom Lorenzo Baldisseri, e o Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Eusébio cardeal Scheid, concelebrada por 23 Bispos, de várias partes do Brasil, e mais de 100 padres, de todo o Clero da Arquidiocese de Niterói e de outras (arqui)dioceses, religiosos, religiosas e fiéis leigos da Arquidiocese de Niterói e de outras dioceses, seguiu-se o cortejo pela lateral da Catedral até à Capela do Santíssimo Sacramento (na própria Catedral) onde o corpo de Dom Carlos Alberto foi sepultado.
 
 
 ALGUMAS FOTOS
 
 
 













 
 
MOMENTO DA INAUGURAÇÃO
 
 












 
 
 
 
 
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18 de julho de 2018

AOS 106 ANOS A BLOGUEIRA SUECA DAGNY CARLSSON É SUCESSO NA INTERNET.

 
 
 
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PRODUZIDO PELA REDE BRASIL)
 

 
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Amigos, vejam que para Deus, nada é impossível. Deus dota o ser humano com capacidade plena, pois a blogueira Dagny Carlsson de 106 anos é uma prova. Clicar no link para assistir.
 

Uma blogueira sueca de 106 anos de idade está dando uma lição de bom humor e inteligência com suas publicações na internet, que fazem sucesso inclusive entre as crianças. O computador usado para escrever os textos, Dagny Carlsson ganhou de presente de familiares quando já tinha 99 anos.
 
 
 
 
 
 
 
Veja os detalhes dessa história no vídeo.
 
 

UMA PRODUÇÃO
 
 
 
 
 
 
 

DESTAQUE DO DIA: A PARÁBOLA DA ROSA


 
 


 

 
 
 
 
A PARÁBOLA DA ROSA

 

Um homem havia plantado uma rosa e a regava constantemente para que crescesse bem. Antes que ela desabrochasse, ele a examinou e observou o botão, que em breve desabrocharia. Ele, então, notou espinhos sobre o talo e pensou: “Como pode uma flor tão bonita estar cercada de espinhos tão afiados?”

 

Ele se entristeceu profundamente, e se recusou a regar a rosa e, antes mesmo de estar pronta para desabrochar, a flor morreu.

 

Assim é com muitas pessoas. Dentro de cada alma existe uma rosa: são as qualidades dadas por Deus. Dentro de cada alma temos também os espinhos: são as nossas falhas.

 

Muitas vezes, quando examinamos a nós mesmos, vemos somente os espinhos e os defeitos. Desesperamos-nos ao pensar que nada de bom pode vir de nosso interior. Recusamos-nos a regar o bem dentro de nós e, consequentemente, morremos. Não somos capazes de observar nosso próprio potencial.

 

Nós nos recusamos a regar o bem dentro de nós, e consequentemente, isso morre. Nunca percebemos o nosso potencial.

 
 
 

 

 
MORAL DA HISTÓRIA
 
Algumas pessoas não veem a rosa dentro delas mesmas. Portanto, alguém mais deve mostrar a elas.
 
Um dos maiores dons que uma pessoa pode possuir ou compartilhar é ser capaz de passar pelos espinhos e encontrar a rosa dentro de outras pessoas. Esta é a característica do amor.
 
Olhar uma pessoa e conhecer suas verdadeiras faltas. Aceitar aquela pessoa em sua vida, enquanto reconhece a beleza em sua alma e ajudá-la a perceber que ela pode superar suas aparentes imperfeições.
 
Se nós mostrarmos a essas pessoas a rosa, elas superarão seus próprios espinhos. Só assim elas poderão desabrochar muitas e muitas vezes.
 
 
 
 
 
 
 
Portanto, sorriam e descubram as rosas que existem dentro de cada um de vocês e das pessoas que amam…
 
Assim, permanecem agora estes três: a fé, a esperança e o amor. O maior deles, porém, é o amor." (1 Coríntios 13:13).
 

 
Autor desconhecido
 
 
 
 
 

Retirado do livro: Sabedoria em Parábolas do Professor Felipe Aquino (org.). Ed. Cléofas.
 
 
 
 

 
 
 
 
 
 
 
 

13 de julho de 2018

O CONJUNTO DE OBRAS SACRAS "VÉSPERAS DA SANTA VIRGEM" PUBLICADO POR CLÁUDIO MONTEVERDI.

 
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Claudio Monteverdi - Vespro della Beata Vergine, 1610. Sir John Eliot Gardiner no Versailles Chapelle Royale com o Coro Monteverdi, os solistas barrocos ingleses e as páginas do Centro de Música Barroco de Versailles, Palácio de Versalhes, 2014.
Em 1964, Gardiner conduziu pela primeira vez, e então ele decidiu fundar o Coral Monteverdi. Este concerto marca o 50º aniversário deste ensemble vocal mundialmente, famoso.
Monteverdi Choir & Orchestras.
Visite a seção de suporte do site
 
 
As Vespro della Beata Vergine (em português: Vésperas da Santa Virgem) são um conjunto de obras de música sacra publicado por Claudio Monteverdi em 1610.
As Vespro fizeram parte de uma coleção maior, que incluiu uma missa a capella (Missa In illo tempore) e alguns concertos sacros, vindos a público no mesmo momento. Como as coleções semelhantes de sua época, essas obras se destinavam a atender a múltiplas funções, e podiam ser executadas à discrição dos intérpretes em variadas combinações vocais e instrumentais, usando as peças avulsas ou agrupando quantas fossem necessárias para o culto da ocasião. Entretanto, o grupo de peças que forma as Vespro tem gerado muito debate entre os especialistas, pois apesar do título não segue a sequência de trechos de nenhuma liturgia mariana oficial.
 
Quanto à sua substância musical, é uma composição extremamente heterogênea, usando todos os estilos e estruturas formais conhecidos em seu tempo, desde o fabordão harmônico até os solos vocais virtuosos, de simples apresentações de trechos de canto gregoriano acompanhado ao órgão até variadas combinações orquestrais e corais, e passando dos recitativos para complexas seções polifônicas, e nesse sentido as Vespro formam a mais rica, avançada e suntuosa coletânea de música sacra até então publicada.
 
Em termos de instrumentação, amplitude e coesão estrutural, embelezamento virtuosístico e tratamento retórico do texto também se colocam acima e à frente de tudo o que já fora feito no gênero por outros compositores. O único elemento que une as peças individuais é o fato de todas terem sido compostas a partir de uma linha de canto gregoriano.
 
A estrutura das Vespro é a seguinte:
 
•Versículo & Responsório (Salmo 69:1): Deus in adjutorium meum intende e Domine ad adjuvandum me festina: coro a seis vozes, instrumentos e baixo contínuo.
•Salmo: Dixit Dominus (Salmo 110): coro a seis vozes, seis instrumentos e baixo contínuo
•Moteto: Nigra sum (do Cântico de Salomão): tenor solo e baixo contínuo
•Salmo: Laudate pueri (Salmo 113): coro a oito vozes e baixo contínuo
•Motet: Pulchra es (do Cântico de Salomão): dueto vocal e baixo contínuo
•Salmo: Laetatus sum (Salmo 122): coro a seis vozes e baixo contínuo
•Moteto: Duo Seraphim (Isaías 6:2-3): dueto vocal conduzindo a um trio, e baixo contínuo
•Salmo: Nisi Dominus (Salmo 127): coro a dez vozes e baixo contínuo
•Motet: Audi coelum (poema sacro anônimo): coro a seis vozes e baixo contínuo
•Salmo: Lauda Jerusalem (Salmo 147): coro a sete vozes e baixo contínuo
•Sonata sopra "Sancta Maria, ora pro nobis": soprano solo, instrumentos e baixo contínuo
•Hino: Ave maris stella: dois sopranos solistas, coro duplo, cinco instrumentos solo e baixo contínuo
•Magnificat I: coro a sete vozes, instrumentos e baixo contínuo
•Magnificat II: coro a seis vozes e baixo contínuo.
 
 

6 de julho de 2018

O FOCUS PORTAL CULTURAL HOMENAGEIA A POETISA ILIANA MANHÃES, ATRAVÉS DE SUAS POESIAS: MUTAÇÃO E MOMENTO.

 
 
 
 

 
 

MUTAÇÃO

 

Revejo foto em preto e branco

da menina de cabelos lisos e olhar sagaz.

Ora de havaiana... Odalisca...

Ora de baianinha... Bailarina...

Sempre carnavais!

Fantasias... Fantasias de fato.

 

Revejo fotos da menina-moça

em preto e branco ou a cores.

Cabelos lisos, negros, olhar fugaz.

Fotos de debutante,

da excursão do colégio,

da formatura do ginásio.

Sempre sorrisos!

Ilusões... ilusões de fato.

 

Revejo, ainda, fotos da jovem

de cabelos longos,

semblante dócil e olhar...

Não defino a expressão do seu olhar...

Sempre dúvidas...

Incertezas... Incertezas de fato.

 

Vejo agora as fotos coloridas

da mulher madura.

Seu olhar é cúmplice

das fantasias, das ilusões, das incertezas.

Vejo neste olhar complacência.

Vejo no seu olhar

poesia... POESIA DE FATO.

 

 

 

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MOMENTO

 

O brilho de meu olhar, aparente

dentro de mim, sombra...

Minha voz, trêmula...

Meu sorriso, ausente...

Minhas mãos, frias...

Meus passos, incertos...

Todo o meu ser, carente.

Não questiono. Sigo em frente.

 

 
 
 

ILIANA MANHÃES

 

Pedagoga, Professora alfabetizadora e Orientadora Educacional, desempenhando todo o tempo laboral no SESI (SERVIÇO SOCIAL DA INDÚSTRIA). Premiada, como Poetisa em 2009, com o troféu Silvestre Mônaco, concurso nacional promovido pela ANE - Associação Niteroiense de Escritores. Participante de Antologias da ANE e do Parthenon Centro de Arte e Cultura - Niterói - RJ.

 

INFORMATIVO CULTURAL

 

A poesia MUTAÇÃO de Iliana Manhães também é divulgada na Revista Cultural Gente da Gente - da jornalista Claudia Bulhões de Maceió- Alagoas. O texto consta da ANTOLOGIA LITERÁRIA DA ANE, COMEMORATIVA DOS 35 ANOS - JUBILEU DE CORAL. Está inserida na página 74.
 
 
 
 
 
 
ALGUMAS FOTOS
 
 
 

 

Iliana Manhães e Neide Barros Rêgo.

Iliana Manhães e Neusa Baffa.

 Elenir Teixeira e Iliana Manhães.
 
 
 
 
 
 
 
 
COMENTÁRIOS
 
 
 
 
Alberto Araújo disse: Iliana Manhães é uma poetisa muito especial para a família foculista. PARABÉNS e SUCESSO sempre!
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Haroldo Barbosa Filho disse: Parabéns para a Poetisa!
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Marco Antonio Martins Pereira disse: PARABÉNS À POETISA ILIANA MANHÃES!
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Neide Barros Rêgo disse: Bela homenagem de Alberto Araújo à nossa amiga Iliana Manhães, filha de nossa saudosa amiga MARGARIDA Maria Cruz MANHÃES, que integra a nossa antologia "Água Escondida" (1994). Eu fiz o prefácio do livro dela "VOO NO TEMPO", em 1991. E Margarida fez o perfil poético do grande poeta Menotti Del Picchia, no centenário de seu nascimento, em 1992. Foi aplaudidíssima! Iliana Manhães sempre participa de nossos recitais realizados no Centro Cultural Maria Sabina. Parabéns a você, Alberto Araújo! Você é um poeta de grande sensibilidade.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
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