13 de julho de 2018

O CONJUNTO DE OBRAS SACRAS "VÉSPERAS DA SANTA VIRGEM" PUBLICADO POR CLÁUDIO MONTEVERDI.

 
(CLICAR NA IMAGEM PARA ASSISTIR AO VÍDEO)
 

 
OU CLICAR NO LINK DO CANAL YOU TUBE
 
 
 
 
 
 
Claudio Monteverdi - Vespro della Beata Vergine, 1610. Sir John Eliot Gardiner no Versailles Chapelle Royale com o Coro Monteverdi, os solistas barrocos ingleses e as páginas do Centro de Música Barroco de Versailles, Palácio de Versalhes, 2014.
Em 1964, Gardiner conduziu pela primeira vez, e então ele decidiu fundar o Coral Monteverdi. Este concerto marca o 50º aniversário deste ensemble vocal mundialmente, famoso.
Monteverdi Choir & Orchestras.
Visite a seção de suporte do site
 
 
As Vespro della Beata Vergine (em português: Vésperas da Santa Virgem) são um conjunto de obras de música sacra publicado por Claudio Monteverdi em 1610.
As Vespro fizeram parte de uma coleção maior, que incluiu uma missa a capella (Missa In illo tempore) e alguns concertos sacros, vindos a público no mesmo momento. Como as coleções semelhantes de sua época, essas obras se destinavam a atender a múltiplas funções, e podiam ser executadas à discrição dos intérpretes em variadas combinações vocais e instrumentais, usando as peças avulsas ou agrupando quantas fossem necessárias para o culto da ocasião. Entretanto, o grupo de peças que forma as Vespro tem gerado muito debate entre os especialistas, pois apesar do título não segue a sequência de trechos de nenhuma liturgia mariana oficial.
 
Quanto à sua substância musical, é uma composição extremamente heterogênea, usando todos os estilos e estruturas formais conhecidos em seu tempo, desde o fabordão harmônico até os solos vocais virtuosos, de simples apresentações de trechos de canto gregoriano acompanhado ao órgão até variadas combinações orquestrais e corais, e passando dos recitativos para complexas seções polifônicas, e nesse sentido as Vespro formam a mais rica, avançada e suntuosa coletânea de música sacra até então publicada.
 
Em termos de instrumentação, amplitude e coesão estrutural, embelezamento virtuosístico e tratamento retórico do texto também se colocam acima e à frente de tudo o que já fora feito no gênero por outros compositores. O único elemento que une as peças individuais é o fato de todas terem sido compostas a partir de uma linha de canto gregoriano.
 
A estrutura das Vespro é a seguinte:
 
•Versículo & Responsório (Salmo 69:1): Deus in adjutorium meum intende e Domine ad adjuvandum me festina: coro a seis vozes, instrumentos e baixo contínuo.
•Salmo: Dixit Dominus (Salmo 110): coro a seis vozes, seis instrumentos e baixo contínuo
•Moteto: Nigra sum (do Cântico de Salomão): tenor solo e baixo contínuo
•Salmo: Laudate pueri (Salmo 113): coro a oito vozes e baixo contínuo
•Motet: Pulchra es (do Cântico de Salomão): dueto vocal e baixo contínuo
•Salmo: Laetatus sum (Salmo 122): coro a seis vozes e baixo contínuo
•Moteto: Duo Seraphim (Isaías 6:2-3): dueto vocal conduzindo a um trio, e baixo contínuo
•Salmo: Nisi Dominus (Salmo 127): coro a dez vozes e baixo contínuo
•Motet: Audi coelum (poema sacro anônimo): coro a seis vozes e baixo contínuo
•Salmo: Lauda Jerusalem (Salmo 147): coro a sete vozes e baixo contínuo
•Sonata sopra "Sancta Maria, ora pro nobis": soprano solo, instrumentos e baixo contínuo
•Hino: Ave maris stella: dois sopranos solistas, coro duplo, cinco instrumentos solo e baixo contínuo
•Magnificat I: coro a sete vozes, instrumentos e baixo contínuo
•Magnificat II: coro a seis vozes e baixo contínuo.
 
 

Nenhum comentário: