15 de janeiro de 2023

O PENTATEUCO É COMPOSTO PELOS CINCO PRIMEIROS LIVROS DA BÍBLIA




O Pentateuco é, para os cristãos, a totalidade dos cinco primeiros livros da Bíblia. A palavra Pentateuco é originária do grego “penta”, significa “cinco”, e “teuco”, significa “rolo”, um conjunto dos cinco primeiros livros da bíblia. Sua autoria foi, primeiramente, atribuída ao próprio Moisés, mas as interpretações literárias, geralmente, concordam com a ideia de que eles são o resultado de múltiplas camadas editoriais, provavelmente, posteriores aos eventos que relatam.

Para os judeus, esses cinco livros constituem a Torá. Eles apresentam a história do povo de Israel desde a criação do mundo até a morte de Moisés.

Entre os judeus a Torá, é uma palavra da língua hebraica com significado associado ao ensinamento e Lei, uma referência à primeira seção do Tanakh, os primeiros cinco livros da Bíblia hebraica.

Desde o final da década de 1990 e durante a década de 2000, pesquisadores têm defendido, principalmente, a ideia de que os textos essenciais do Pentateuco, assim como os poucos livros que o seguem, como Josué ou Juízes, certamente foram compilados no período persa, ou seja, entre o século V e o século IV ou, no mínimo, nos Século VII a.C. e Século VI a.C.



OS LIVROS DO PENTATEUCO SÃO GÊNESIS; ÊXODO; LEVÍTICO; NÚMEROS; DEUTERONÔMIO.

GÊNESIS

Primeiro livro da Bíblia. Narra acontecimentos, desde a criação do mundo, na perspectiva judaica (o chamado "relato do Gênesis"), passando pelos patriarcas hebreus, até à fixação deste povo no Egito, depois da história de José. Fala tudo sobre o surgimento do mundo, da história e do povo de Deus e ao longo dos capítulos vemos como a Providência Divina preparou desde o princípio a salvação de um povo, o povo de Israel, alvos do amor de Deus.

ÊXODO

O livro conta a história da saída do povo de Israel do Egito, onde foram escravos durante 430 anos. Narra o nascimento, a vida e o ministério de Moisés diante do povo de Israel, bem como o estabelecimento da Lei e a construção do Tabernáculo. Mostra o início de um relacionamento entre o povo recém-saído do Egito e Deus através de uma aliança proposta pelo próprio Deus. A mensagem do Êxodo é uma prefiguração da mensagem do Novo Testamento. Pois, a Páscoa dos hebreus, no Antigo Testamento é um simbolismo do batismo, que é a passagem do povo da escravidão do Egito para a terra Prometida (O Reino de Deus estabelecido na terra). Porém, no Novo Testamento a Páscoa agora é de Jesus, Deus na Pessoa de Jesus, liberta o homem da escravidão do pecado para uma vida nova. Estabelece uma nova e plena Aliança.

LEVÍTICO

Levítico provém do nome Levi, a tribo de Israel que foi escolhida por Deus para exercer a função sacerdotal no meio do seu povo. Trata-se da formação de um povo santo, pois o povo toma conhecimento de sua natureza “santa”. Sua mensagem central é “Sede santos como vosso Deus é Santo” (Lev.19, 2).

NÚMEROS

O livro chama-se assim porque começa com um grande recenseamento do povo hebreu no deserto. Fala sobre a divisão das 12 tribos de Israel; o tabernáculo, onde ficava guardada a arca da aliança; as funções de cada um; a escolha dos levitas e sua missão de cuidar do tabernáculo; Aarão como sacerdote. E o povo a caminho da Terra Prometida, toma conhecimento de sua organização. Com isso, essa caminha do povo até a terra prometida nos fala que todo o povo de Deus é peregrino e caminha para a terra prometida (a glória). A organização mostra que, dentro do povo de Deus, as funções devem ser repartidas, mas com um único objetivo: realizar o projeto de Deus. A arca da aliança no centro: indica que, nessa caminhada, Deus está sempre presente no meio de seu povo.

DEUTERONÔMIO

A palavra grega deuteronômio significa: segunda lei. Lei de Moisés, segundo às necessidades do povo de Israel. Ao longo dos acontecimentos o povo toma conhecimento de seu espírito baseado no amor e na obediência. Logo, Israel viverá feliz na terra se forem fiel à aliança com Deus; se for infiel, terá a desgraça e acabará perdendo a vida. Ele nos mostra que o comportamento fundamental do homem para com Deus é o amor com todo o ser (Dt. 6, 4-9).

“Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a alma e de todas as tuas forças”.





Nenhum comentário: