22 de julho de 2020

ALBERTO ARAÚJO VISITA A PRAÇA DE SÃO PEDRO - VATICANO - ROMA - ITÁLIA




A PRAÇA DE SÃO PEDRO  é talvez a praça mais conhecida do mundo e uma das mais bonitas. Foi construída por Bernini a meados do século XVII e pode abrigar mais de 300.000 pessoas.

 

A Praça de São Pedro é uma das maiores e mais bonitas praças do mundo. Está localizada no Vaticano, aos pés da Basílica de São Pedro.

 

As dimensões da praça são espetaculares: 320 metros de comprimento e 240 metros de largura. Nas liturgias e acontecimentos mais destacados, a Praça de São Pedro chegou a abrigar mais de 300.000 pessoas.

 

A construção da praça aconteceu entre 1656 e 1667, realizada por Bernini com o apoio do papa Alexandre XII.

 

O mais impressionante da praça, além do seu tamanho, são as 284 colunas e 88 pilastras que circulam a praça em um pórtico de quatro filas. No alto das colunas há 140 estátuas de santos feitas em 1670 pelos discípulos de Bernini.

 

No centro da praça se destaca o obelisco e as duas fontes, uma de Bernini (1675) e outra de Maderno (1614). O obelisco, de 25 metros de altura, foi levado a Roma do Egito em 1586.

 

A forma mais espetacular de chegar à Praça de São Pedro é pela Via della Conciliazione, uma longa rua que começa no Castelo de Sant’Angelo.

 

SAIBA MAIS

 

O centro da Praça de São Pedro apresenta um obelisco do Antigo Egito com mais de 40 metros de altura e com uma cruz no topo. É um monumento datada do século I e que foi levado à Roma pelo imperador Calígula. Evidentemente, não havia praça naquela época, o monumento foi colocado no local atual por ordem do papa Sisto V, em 1585, que teria colocado ainda alguns pedaços da cruz original de Jesus Cristo no obelisco.

 

A Praça de São Pedro é a porta de entrada para os turistas no pequeno Estado do Vaticano. Porém nem sempre ela foi tão atrativa como hoje. O local existente antes das obras orientadas por Bernini era apenas uma grande área retangular de terra sem adornos além do obelisco e de uma fonte. O papa Alexandre VII, que ordenou a remodelação do lugar, exigiu que a obra providenciasse um espaço no qual o público ficaria de frente para o balcão através do qual o papa dá sua benção à cidade e ao mundo. Assim, Bernini projetou um espaço de interação formado por uma área que simbolizaria a Igreja Mãe, área para movimentação de carro em corredores, espaço para deslocamento dos pedestres até o obelisco central e uma grande área que causa efeito visual de impacto de frente para a Basílica de São Pedro. O espaço ainda conta com a presença do Palácio Apostólico.

 

 

A Praça de São Pedro é um dos grandes símbolos do cristianismo no mundo, não só por representar a sede papal, mas por sua beleza e por seu impacto arquitetônico. Nessa praça são realizadas as principais celebrações católicas para os fieis, como as missas mais importantes do ano. É através do balcão que está de frente para a praça que o papa se comunica com o mundo.










Nenhum comentário: