20 de maio de 2020

O FOCUS CELEBRA O CENTENÁRIO DE SÃO JOÃO PAULO II


(CLICAR NA IMAGEM PARA ASSISTIR AO VÍDEO)


OU CLICAR NO LINK DO 
FOCUS PORTAL CULTURAL



 18 DE MAIO DE 2020 CELEBRANDO O CENTENÁRIO DE SÃO JOÃO PAULO II. IGREJA CELEBRA OS CEM ANOS DO NASCIMENTO DO SANTO.

Cem anos do nascimento de São João Paulo II. Esta é a data celebrada pela Igreja segunda-feira, 18             de maio de 2020, e que foi recordada pelo Papa Francisco na missa celebrada nesta manhã, na capela do túmulo de São João Paulo II, no Vaticano. As comemorações, que foram iniciadas em outubro passado, revelam o significado deste santo que continua cativando devotos mesmo após 15 anos de sua morte.


"A benção João de Deus, nosso povo te abraça". Que tricolor nunca entoou essa música emocionado, quase como uma prece, nos momentos em que o Fluminense mais precisava? O Papa João Paulo II, que completaria 100 anos nesta segunda-feira, foi consagrado em 2010 como padroeiro do clube. Mas a história dessa ligação começou muito antes, em 1980.

Em junho daquele ano, o Papa João Paulo II, empossado em 1978, visitou o Brasil pela primeira vez. Um dos presentes recebidos por ele foi uma camisa do Fluminense, entregue pelo tricolor Igor Viviani, à época com 10 anos. Na época, ele já havia recebido a alcunha de "João de Deus" e a música "A Benção João de Deus" foi o hino feito para as suas boas-vindas ao país.

A canção se tornou muito popular no Brasil e durante a final do primeiro turno do Carioca, em 26 de outubro, contra o Vasco, a torcida do Fluminense cantou a música e o Tricolor levou o título nos pênaltis, após um empate em 1 a 1 no tempo normal. A música foi adotada pela torcida e repetida durante a final da competição, novamente contra o Vasco, em vitória por 1 a 0, gol de Edinho. Ali começava de vez uma relação que vai muito além do futebol.



UM POUCO SOBRE JOÃO PAULO II





João Paulo II (em latim: Ioannes Paulus PP. II; em italiano: Giovanni Paolo II; em polonês/polaco: Jan Paweł II; em inglês: John Paul II; em castelhano: Juan Pablo II), nascido Karol Józef Wojtyła (Wadowice, 18 de maio de 1920 faleceu no Vaticano, 2 de abril de 2005, foi o papa e chefe da Igreja Católica de 16 de outubro de 1978 até à data de sua morte. Teve o terceiro maior pontificado documentado da história, liderando por 26 anos, 5 meses e 17 dias, depois dos papas São Pedro, cujo pontificado durou cerca de 37 anos, e Pio IX, que liderou por 31 anos. Foi o único Papa eslavo e polaco até a sua morte, e o primeiro Papa não italiano desde o neerlandês Adriano VI, em 1522.

João Paulo II foi aclamado como um dos líderes mais influentes do século XX. Teve um papel fundamental para o fim do regime comunista na Polónia e talvez em toda a Europa, bem como significante na melhora das relações da Igreja Católica com o judaísmo, Islã, Igreja Ortodoxa, religiões orientais e a Comunhão Anglicana. Apesar de ter sido criticado por sua oposição à contracepção e a ordenação de mulheres, bem como o apoio ao Concílio Vaticano II e sua reforma das missas.

Foi um dos líderes que mais viajaram na história, tendo visitado 129 países durante o seu pontificado. Sabia se expressar em italiano, francês, alemão, inglês, espanhol, português, ucraniano, russo, servo-croata, esperanto, grego clássico e latim, além do polaco, sua língua materna. Como parte de sua ênfase especial na vocação universal à santidade, beatificou 1340 pessoas e canonizou 483 santos, quantidade maior que todos os seus predecessores juntos pelos cinco séculos passados. Em 2 de abril de 2005, morreu devido à sua saúde débil e o agravamento da doença de Parkinson. Em 19 de dezembro de 2009, João Paulo II foi proclamado "Venerável" pelo seu sucessor papal, o Papa Bento XVI. Foi proclamado Beato em 1 de maio de 2011, pelo Papa Bento XVI na Praça de São Pedro no Vaticano. Em 27 de abril de 2014, numa cerimônia inédita presidida pelo Papa Francisco, e com a presença do Papa Emérito Bento XVI, foi declarado Santo juntamente com o Papa João XXIII; sua festa litúrgica celebra-se no dia 22 de outubro.

MAIS INFORMAÇÕES

Em 18 de maio de 1920, nascia em Wadowice, na Polônia, o menino Karol Józef Wojtyla. Em meio à Segunda Guerra Mundial, iniciou sua vida religiosa clandestinamente como seminarista na Cracóvia em 1942. Quatro anos depois, logo após o conflito, ordena-se padre. Iniciava uma improvável trajetória na Igreja Católica, sendo consagrado papa em 1978, quando passaria a ser chamado de João Paulo II. O primeiro papa eslavo e não italiano em 455 anos. Durante seu pontificado, João Paulo II realizou 147 processos de beatificação e 51 canonizações e buscou o contato direto com os católicos.

Papa peregrino. Foi o papa que mais viajou. Visitou 130 países em todos os continentes. Ao Brasil veio três vezes, a primeira visita foi em 1980. A segunda em 1991, quando beatificou Madre Paulina, e depois em 1997. Seu prestígio como líder espiritual estendeu sua influência para a política. João Paulo II falou contra o comunismo e contra o terrorismo. É tido como um dos principais responsáveis pela queda do Muro de Berlim e pelo fim do comunismo na Polônia.

Sofreu algumas tentativas de assassinato. A mais grave delas foi em 13 de maio de 1981, quando durante uma audiência na Praça São Pedro, no Vaticano, o pontífice foi alvejado por um tiro.

Wojtyła tornou-se o 264 º papa de acordo com a ordem cronológica lista dos Papas e o primeiro papa não italiano em 455 anos. Com apenas 58 anos de idade, ele foi o mais jovem papa eleito desde Pio IX em 1846, que tinha 54 anos. Assim como seu antecessor imediato, João Paulo II dispensou a tradicional coroação papal e, em vez disso, recebeu a investidura eclesiástica que simplificou a cerimônia de posse papal, em 23 de outubro de 1978. Durante a sua posse, quando os cardeais estavam a ajoelhar-se diante dele para tomar seus votos e beijar o Anel do Pescador, ele levantou-se quando o prelado polonês, Cardeal Stefan Wyszyński, ajoelhou-se, interrompeu-o e simplesmente deu-lhe um abraço.





Papa João Paulo II e Roberto Carlos em 1997





Nenhum comentário: