14 de janeiro de 2018

SAIBA COMO INCENTIVAR A CRIANÇA A LER E ESCREVER SEM ESFORÇOS.

 
A leitura é um hábito que adquirimos aos poucos. Muita gente começa a gostar de ler quando está chegando à fase adulta, enquanto outros já se apaixonam pelos livros ainda na infância. No caso das crianças, a leitura é muito importante para o desenvolvimento dela em todos os sentidos, mas nunca devemos força-las a ler. Na verdade, com um pouco de amor, dedicação e didática, é possível transformar a sua casa em uma ‘biblioteca’, e assim os pequenos vão adquirir apreço e prazer pelos livros. Vamos mostrar exatamente como fazer.

 
 
 

 

 
Livros infantis
 
A literatura infantil é bastante rica e diversificada, com opções para todos os gostos e faixas etárias, desde livros de abecedário para crianças em idade pré-escolar a livros com pequenos contos. Veja o que atrai seus filhos e netos. Alguns gostam de contos de fada, enquanto outros preferem histórias mais dinâmicas e livros mais interativos.
 
 
 
 
Letras
 
Esta é uma ideia diferente e bem dinâmica. Espalhe letras pela casa para que os pequenos possam brincar e aprender a identificar. Os materiais ideais para crianças pequenas incluem quebra-cabeças de abecedário, blocos com o alfabeto, letras de espuma para o banho, ímãs de geladeira em forma de letras, ou até mesmo recortar letras em cartolina.
 
 

 
 
 
Materiais para escrever
 
Para crianças bem pequenas, você pode investir em uma pequena lousa com giz, massinha de modelar, tinta guache, ou até mesmo papel e lápis coloridos. O ideal é que sejam materiais de fácil manuseio para os pequenos. Você também pode ajudar a criança a formar as letras, palavras e mostrar a elas o significado de cada uma. É um processo lúdico bem leve e divertido.
 
 
 
 

Faça o mesmo: leia e escreva
 
Na infância, as crianças têm o hábito de imitar os adultos. Por isso, permita que os pequenos vejam você lendo livros, escrevendo, mostrando seu apreço pelos livros, e isso vai incentivá-los. E se eles perguntarem por livros e afins auxiliem-os com prazer.
 
 
 

Brincadeiras são importantes
 
Brincadeiras como teatrinho, usar fantasias, ou até mesmo a brincadeira de casinha podem também influenciar no aprendizado infantil. No caso de brincar de casinha, por exemplo, você pode mostrar os itens aos pequenos e incentivá-los a escrever, e pode usar qualquer material para isso, como roupas velhas, bijuterias, itens que você não usa mais, e assim por diante.
 
 
 
 
CDs e áudio livros
 
Se a criança tem um pouco de dificuldade ou até mesmo resistência com o universo literário, uma forma de iniciá-la neste universo é com áudio livros. Você pode adquiri-los em forma de CD ou fazer o download pela internet. Há muitas opções para todos os gostos e faixas etárias. Com o passar do tempo, elas podem se interessar mais por histórias e então você pode introduzir os livros.
 
Vamos mostrar agora algumas outras dicas para transformar o seu lar em um ambiente literário aprazível para as crianças.
 
• Monte uma estante facilmente acessível para que as crianças possam pegar e usar os livros sem pedir permissão.
• Crie um espaço que incentive a criança a ler e escrever. Ter uma área inteira dedicada à escrita ajudará a criança a perceber o quão importante é a escrita.
• Fale sobre coisas que interessem os pequenos. Faça perguntas e certifique-se de realmente ouvir o que eles têm a dizer. Além disso, faça perguntas que os fará pensar. “Como?”, “Por quê?” são exemplos bem básicos.
• Introduza novas palavras ao falar com as crianças. Você também deve incentivá-las a perguntar sempre que não entendem o que significa uma determinada palavra.
• Estabeleça uma rotina diária de leitura. Escolha um local aconchegante que vocês possam ler juntos e compartilhar informações.
• Aponte para palavras importantes ao ler em voz alta. Ao fazer isso, você ajudará a criança a estabelecer uma conexão entre palavras faladas e escritas.
• Ouça a criança "ler". Muitas crianças pequenas podem ler alguns livros de fácil linguagem, confiando na memória da história e nas fotos do livro, então você deve encorajá-las a fazer isso muitas vezes se mostrarem interesse.
• Incorpore a alfabetização em passeios. Visite bibliotecas e livrarias para ajudar a encontrar novas ideias de leitura para as crianças.
 
Se você gostou deste artigo, compartilhe com todos aqueles que têm filhos ou netos em idade escolar, pois vai ser muito útil a eles.
 


 
 
POSTADO TAMBÉM NO FACEBOOK DO FOCUS
 
 
 
 
 
 
 
 
 
FONTE:
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário