3 de abril de 2016

PRIMEIRA CAMINHADA DE CONSCIENTIZAÇÃO DO AUTISMO EM NITERÓI. CONFIRA.



 Imagens da Caminhada de
Conscientização do Autismo em Niterói-RJ.
Foto: Alberto Araújo.
 

 

 
Aconteceu na manhã ensolarada e azul do dia 03 de abril a "Caminhada de Conscientização do Autismo" a qual levou centenas de pessoas vestidas de azul à orla da Zona Sul com objetivo de reivindicar a inclusão social de pessoas com a deficiência.
 
 
 Imagens da Caminhada de
Conscientização do Autismo em Niterói-RJ.
Foto: Alberto Araújo.
 

Realizada em Niterói pela primeira vez, a data da caminhada foi escolhida em função da semana do Dia Mundial da Conscientização do Autismo, 2 de abril, criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2007. 

O acontecimento, contou com familiares, profissionais e apoiadores e teve início às 10horas no MAC - Museu de Arte Contemporânea e seguiu até o final da Avenida Jornalista Alberto Francisco Torres, passando pela Praia de Icaraí.
 
 

O evento é organizado pelo terceiro ano pelo grupo “Movimento Família Azul”, que reúne responsáveis, profissionais de saúde, de educação e apoiadores, das cidades de Niterói, São Gonçalo e Itaboraí.
 

 
 

AUTISMO


O que é Autismo?

O autismo é um transtorno de desenvolvimento que geralmente aparece nos três primeiros anos de vida e compromete as habilidades de comunicação e interação social.

Em maio de 2013 foi lançada a quinta edição do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-V), que trouxe algumas mudanças importantes, entre elas novos diagnósticos e alterações de nomes de doenças e condições que já existiam.

Nesse manual, o autismo, assim como a Síndrome de Asperger, foi incorporado a um novo termo médico e englobador, chamado de Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Com essa nova definição, a Síndrome de Asperger passa a ser considerada, portanto, uma forma mais branda de autismo. Dessa forma, os pacientes são diagnosticados apenas em graus de comprometimento, dessa forma o diagnóstico fica mais completo.

O Transtorno do Espectro Autista é definido pela presença de “Déficits persistentes na comunicação social e na interação social em múltiplos contextos, atualmente ou por história prévia”, de acordo com o DSM-V.

Causas

As causas do autismo ainda são desconhecidas, mas a pesquisa na área é cada vez mais intensa. Provavelmente, há uma combinação de fatores que levam ao autismo. Sabe-se que a genética e agentes externos desempenham um papel chave nas causas do transtorno. De acordo com a Associação Médica Americana, as chances de uma criança desenvolver autismo por causa da herança genética é de 50%, sendo que a outra metade dos casos pode corresponder a fatores exógenos, como o ambiente de criação.

De qualquer maneira, muitos genes parecem estar envolvidos nas causas do autismo. Alguns tornam as crianças mais suscetíveis ao transtorno, outros afetam o desenvolvimento do cérebro e a comunicação entre os neurônios. Outros, ainda, determinam a gravidade dos sintomas.

Quanto aos fatores externos que possam contribuir para o surgimento do transtorno estão a poluição do ar, complicações durante a gravidez, infecções causadas por vírus, alterações no trato digestório, contaminação por mercúrio e sensibilidade a vacinas.






SAIBA MAIS

•Estimule o desenvolvimento da criança com autismo

 Síndrome de Asperger é diagnosticado com autismo

VISITE O SITE: 
 
 

 
APOIO
 

 
 
 
FONTE:
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário