31 de outubro de 2015

O LUME INTELECTUAL DE UMA ILUSTRE PROFESSORA. CARTA DE CONGRATULAÇÕES DO FOCUS PORTAL CULTURAL À PROFESSORA MÁRCIA MARIA DE JESUS PESSANHA.

 
 
 
O LUME INTELECTUAL DE UMA ILUSTRE PROFESSORA
 
 
"Os progressos obtidos
por meio do ensino são lentos;
Já os obtidos por meio de exemplos
são mais imediatos e eficazes".
Afirmava em sua alocuções:
Lucius Annaeus Sêneca;
(Corduba, 4 a.C. - Roma 65)
um dos mais célebres
escritores, pensadores
e intelectuais do Império Romano.
 
O Focus Portal Cultural, na pessoa de seu editor Alberto Araújo, sempre atento aos valores culturais de nossa cidade, congratula a escritora e acadêmica Márcia Maria de Jesus Pessanha por ter sido escolhida, entre os intelectuais da cidade, para receber, em dezembro próximo, o TÍTULO INTELECTUAL DO ANO. Tal mérito foi-lhe atribuído pelo  brilhantismo, a competência e a disposição de sempre participar da cena cultural de Niterói. 
Diante disso, gostaria de cumprimentá-la também pelas suas conquistas e renovações realizadas ao longo de sua caminhada, incluindo a sua maneira prazerosa  de comunicar--se e de difundir os conhecimentos literários e principalmente os subsídios básicos da educação diferenciada, que caracterizam de forma ímpar a sua intelectualidade. Junte-se a isso o sentido da obrigação educacional dirigido  à sociedade, em construção, além da sua deferência aos semelhantes. Essas são qualidades essenciais  que devem caracterizar a performance de um intelectual sensível  aos problemas, relativos ao ensino e à cultura.
Portanto, a família foculista deseja juntar-se às felicitações que Márcia Pessanha tem recebido, e, por isso, agrega um sentido especial a estas singelas palavras: Você conquistou o TÍTULO INTELECTUAL foi e é, acertadamente, uma personalidade significativa pelo que tem feito pela LITERATURA E EDUCAÇÃO.
Afirmando-a, este Blog Portal Cultural endossa que você é mesmo um estandarte no mundo das letras fluminenses. Eu, seu amigo e confrade, uno-me aos aplausos em sua homenagem e me orgulho de sua amizade.
Também não posso me esquecer de agradecer o seu fidelíssimo apoio sempre dedicado ao meu sítio cultural, principalmente ao prestigiar com assiduidade as  páginas que escrevo. Isso tanto no Focus, na Coluna Cultura do Jornal Santa Rosa e agora recentemente na coluna Focus Cultural no Portal Sem Fronteiras. Sinto-me orgulhoso pelo seu acesso. Que Deus lhe conceda vida longa, com paz e muita saúde, e que seus caminhos sejam sempre iluminados com a luz divina para que jamais se apague o brilho que vem de você, grande mulher, dona de personalidade exemplar, digna de muito respeito e admiração!!!
 
 


 
 
 
ALBERTO ARAÚJO - editor e colunista.
Niterói(RJ) outubro de 2015.
 

 
 
 
Alberto Araújo e Marcia Pessanha
No Istituto Italiano di Cultura - 17 de junho de 2015.
(Ocasião quando a professora presidiu a minha posse na ANL)
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário