11 de agosto de 2015

PENSAMENTO DO SOCIÓLOGO BETINHO FOI RECITADO PELO ATOR MIGUEL FALABELLA EM 11 DE AGOSTO NO PROGRAMA VÍDEO SHOW. CONFIRA.



“Não podemos aceitar a teoria de que se
o pé é grande e o sapato,
pequeno, devemos cortar o pé.
Temos de trocar de sapato.”

 
 
 
 
Herbert José de Sousa, conhecido como Betinho, foi um sociólogo e ativista dos direitos humanos brasileiro. Concebeu e dedicou-se ao projeto Ação da Cidadania contra a Fome, a Miséria e pela Vida.

“Meu Brasil/ que sonha com a volta do irmão do Henfil/ de tanta gente que partiu...” A citação na canção “O Bêbado e a Equilibrista” de João Bosco e Aldir Blanc, lançada em 1979 por Elis Regina, era para o sociólogo exilado Herbert José de Souza, ou melhor, Betinho.

Nascido na cidade de Bocaiúva, no norte de Minas, em 03 de novembro de 1935, foi o terceiro de uma família de oito filhos. Hemofílico  desde nascença, assim como os irmãos, o cartunista Henfil e o músico Chico Mário , Herbert de Souza foi uma criança muito doente e teve tuberculose na infância. Costumava dizer que “nasceu para o desastre, porém com sorte”.

Desde adolescente sempre foi muito ativo nas questões sociais, e sua formação teve forte influência dos padres dominicanos. Fez parte dos movimentos Juventude Estudantil Católica, Juventude Universitária Católica, e no início da década de 1960, criou a AP – Ação Popular.

Em 1962, formou-se em Sociologia pela UFMG e trabalhou no MEC e na Superintendência da Reforma Agrária durante o Governo João Goulart. Depois do golpe militar, em 1964, Betinho mobilizou-se contra a ditadura. Mas, em 1971, foi obrigado a se exilar primeiro no Chile e, depois, fugindo da ditadura de Pinochet, no Panamá, Canadá e México. Retornou ao Brasil com a anistia em 1979 e, junto com dois economistas, fundou o IBASE – Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas.

Foi um dos primeiros a apoiar a criação de organizações não governamentais. Além disso, passou a participar ativamente dos movimentos sociais pela reforma agrária e liderou o movimento “Terra e Democracia” que, dois anos antes da ECO/92, levou milhares de pessoas ao Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro.

Dois anos depois, foi um dos líderes da campanha “Ética na Política”, que resultou no impeachment de Fernando Collor. Logo após, criou o movimento “Ação da Cidadania contra a Miséria e pela Vida”, conscientizando o povo brasileiro e colocando o combate à fome e à miséria em seu cotidiano e, em 1993, voltou a mobilizar o país com a campanha “Natal sem Fome”.

Betinho contraiu AIDS durante uma transfusão de sangue em 1986. Isso porque, como era hemofílico, tinha de se submeter periodicamente à transfusões. Sem desanimar, criou a Associação Brasileira Interdisciplinar de AIDS, que dirigiu até a morte. Em 1988, perdeu dois irmãos, Henfil e Chico Mário, por causa da mesma doença. O mineiro Herbert José de Souza, símbolo da luta pela cidadania, honestidade e coerência, morreu no dia 09 de agosto de  1997, aos 61 anos, no Rio.
 
 
 
FONTE:

Nenhum comentário: