3 de maio de 2024

MAIO, MÊS DE MARIA

 


O fato de ser Mãe de Cristo traz a Maria lugar único no mistério da redenção, já que por meio dela é que veio ao mundo o Salvador. Essa cooperação na obra da Salvação faz de Maria, espiritualmente, a Mãe de todos os homens. Santo Agostinho.

 

***


A PIETÀ em Português Piedade de Michelangelo é talvez a pietà mais conhecida e uma das mais famosas esculturas feitas pelo artista. Representa Jesus morto nos braços de sua mãe. Desde que foi criada por Michelangelo, em 1499, a Pietá tem causado emoção, despertado a fé e sido grandemente imitada, graças à sua representação elegante da Virgem Maria e de Jesus Cristo.

O cardeal francês, Jean Bilhères de Lagraulas, em 19 de novembro de 1497, encomendou a Michelangelo Buonarroti, uma escultura da Pietá ao seu túmulo e assim, providenciou-lhe um bloco de mármore de Carrara. 

Bastante comum em esculturas nas regiões da França, Alemanha e Europa Central, a Pietà é o tema que se refere ao Cristo morto, cujo corpo foi deposto no colo de sua mãe, enquanto na Itália era comumente representado em pinturas. 

Juntando, capacidades criadoras geniais a uma técnica perfeita, o artista toscano criou então a sua mais acabada e famosa escultura: a Pietà. O tema vem da Europa do Norte, a dor de Maria sobre o corpo morto do filho, mas Michelangelo abandonou o realismo cruel típico do gênero em favor de uma visão idealizada. 

A estátua mede 1,74m x 1,95m e, apesar de esculpi-la rapidamente, em apenas um ano de trabalho, o cardeal Bilhères faleceu em 6 de agosto de 1499, sem vê-la terminada. Dessa forma, foi destinada à capela de Santa Petronilla, junto ao braço meridional da antiga Basílica de São Pedro, onde esse cardeal foi enterrado. 

Vinte anos mais tarde, a escultura foi transferida para outra parte da Basílica de São Pedro, ficando na sacristia por um período e em seguida passou para o local atual, está localizada na primeira capela à direita da Basílica, junto à entrada. 

Iniciara-se como artista ainda durante o Quatrocentos, em Florença, onde trabalhou para os Médicis, mas a Pietà foi a sua primeira grande obra escultórica. Trata-se de um trabalho de admirável perfeição, organizado segundo um esquema em forma de pirâmide, um formato muito utilizado pelos pintores e escultores renascentistas.

A Virgem Maria foi representada muito jovem e com uma nobre resignação: a expressão dolorosa do rosto é idealizada, contrastando com a angústia que tradicionalmente os artistas lhe imprimiam. 

O requinte e esmero da modelação e o tratamento da superfície do mármore, polido como um marfim, deram-lhe a reputação de uma das mais belas esculturas de todos os tempos. Importante como o autor conseguiu harmonizar a figura horizontal do Cristo, estendido sobre os joelhos da mãe, como que inserido entre suas amplas vestes, com a figura "vertical" de Maria.

Michelangelo tinha 23 anos. Em função da pouca idade, muitos não acreditaram que fosse o autor. Assim, por isso teria inscrito o nome na faixa que atravessa o peito de Maria. Única que se conhece: Michael Angelus. Bonarotus. Florent. Facieba(T), ou seja, «Miguel Ângelo Buonarroti de Florença fez.»

 

 

Nenhum comentário: