28 de março de 2024

O ESPAÇO DIÁRIO DO RIO DE CULTURA CONVIDA PARA A SOLENE CELEBRAÇÃO DA SEXTA FEIRA DA PAIXÃO NA IGREJA DOS MERCADORES.

 

Em 29 de março de 2024, às 15h, parte da programação “Semana Santa na Rua do Ouvidor”. o Ato Litúrgico da Paixão do Senhor e o tradicional Beijo na Cruz, com Dueto de Vozes & Matracas. A missa do sábado de Aleluia terá um verdadeiro espetáculo musical durante a eucaristia, e começará com fogueira, às 18h, no Arco do Telles. A irmandade usará um histórico tocheiro porta-círios de 1732, na solenidade.

A Igreja de Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores, localizada na Rua do Ouvidor, 35 no Centro do Rio de Janeiro, é um verdadeiro tesouro da arquitetura barroca carioca. Sua história remonta ao século XVIII, quando em 1743, comerciantes e moradores da região ergueram dois pequenos oratórios em homenagem à Nossa Senhora da Lapa. A devoção à santa era forte entre os mascates e comerciantes do centro da cidade, e logo os oratórios se tornaram insuficientes para acolher os fiéis.

Em 1747, a Irmandade dos Mercadores foi fundada e assumiu a responsabilidade de construir uma igreja dedicada à Nossa Senhora da Lapa. A obra, projetada pelo arquiteto português Ricardo do Pilar, foi concluída em 1750 e se destaca por sua planta elíptica e decoração exuberante. A fachada, em estilo rococó, apresenta frontão triangular, torre sineira e nichos com estátuas de santos. No interior, o destaque fica para o altar-mor, ricamente ornamentado com talha dourada e pinturas. Desde então, vem sendo parte da história da cidade e de seu povo. Mas queremos destacar, a presença de homens de fé e de negócios, os chamados “mercadores”, aqueles que trabalham na economia e nos mercados da cidade, e que dedicam seu esforço para a construção do bem comum.

 

Nenhum comentário: