27 de junho de 2023

O SANTUÁRIO DO BOM JESUS DO MONTE EM BRAGA – PORTUGAL

 

 

O Santuário do Bom Jesus do Monte, também referido como Santuário do Bom Jesus de Braga, localiza-se na freguesia de Tenões, na cidade, município e distrito de Braga, em Portugal. Fica situado nas proximidades do Santuário de Nossa Senhora do Sameiro.

Este santuário católico dedicado ao Senhor Bom Jesus constitui-se num conjunto arquitetônico-paisagístico integrado por uma igreja, uma escadaria onde se desenvolve a Via Sacra do Bom Jesus, uma área de mata (Parque do Bom Jesus), alguns hotéis e um funicular (Elevador do Bom Jesus). Foi elevado a basílica-menor em 05 de julho de 2015. 

A sua peculiar disposição serviu de inspiração para outras construções, como por exemplo, o Santuário de Nossa Senhora dos Remédios em Lamego, e o Santuário do Bom Jesus de Matosinhos na cidade de Congonhas, em Minas Gerais, no Brasil. 

Está classificado como Monumento Nacional e declarado Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO.

HISTÓRIA 

Acredita-se que a primitiva ocupação deste sítio remonte ao início do século XIV, quando alguém terá erguido uma cruz no alto do monte Espinho. No ano de 1373 já é mencionada uma ermida no local, sob a invocação da Santa Cruz. Esta ermida terá estado anexa à paróquia de Tenões. 

Local de devoção e peregrinação das gentes da região de Braga, em 1494 foi erguida uma segunda ermida, por iniciativa do então Arcebispo de Braga, D. Jorge da Costa, conforme atestam as armas desse prelado, encontradas durante as obras empreendidas em 1839. 

Uma terceira ermida foi erguida em 1522 por iniciativa do Deão da Sé de Braga, D. João da Guarda, período em que se registrou um aumento da devoção no local.

Em 1629 um grupo de devotos constituiu a Confraria do Bom Jesus do Monte, sendo edificada uma capela onde foi colocada uma imagem de Cristo Crucificado, além de casas para abrigo dos romeiros, e as primeiras capelas dos Passos da Paixão, sob a forma de pequenos nichos, dedicados aos episódios da Deposição da Cruz, da deposição no túmulo, da Ressurreição e da Ascensão. Foi nomeado o primeiro ermitão, Pedro do Rosário. 

A partir de 1722, o então Arcebispo de Braga, D. Rodrigo de Moura Teles, concebeu e iniciou um grande projeto que desembocaria no atual Santuário.

Classificação 

Em 20 de julho de 2015, foi apresentada a candidatura do Bom Jesus a Patrimônio Mundial da Humanidade na Comissão Nacional da UNESCO. 

Em 1 de junho de 2016, foi anunciado que o Santuário do Bom Jesus integra a lista Indicativa de Portugal ao Patrimônio Mundial aprovada pela Comissão Nacional da UNESCO. A lista indicativa constitui pré-requisito indispensável para a candidatura de bens a Patrimônio Mundial. 

Classificado desde 1970 como Imóvel de Interesse Público, A Direção Regional de Cultura do Norte apresentou em 24 de novembro de 2016 proposta para a ampliação da classificação e eventual reclassificação para Monumento Nacional. O Projeto de Decisão por parte da DGPC foi assinado em 28 de maio de 2019. 

Em 30 de janeiro de 2018, foi entregue no Centro Patrimônio Mundial da UNESCO, a candidatura do “Santuário do Bom Jesus do Monte em Braga” à Lista do Patrimônio Mundial.

A entrega realizou-se após a validação do Grupo de Trabalho Interministerial, para o Acompanhamento das Candidaturas a Patrimônio Mundial e subsequente homologação pelos Ministros dos Negócios Estrangeiros, da Cultura e do Ambiente. 

Foi classificado como Patrimônio Mundial da Humanidade a 7 de Julho de 2019 durante a 43ª sessão em Baku, Azerbaijão.

 





FONTE:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Santuário_do_Bom_Jesus_do_Monte 





Nenhum comentário: