10 de março de 2022

PARABÉNS, LUZILÂNDIA-PI- MINHA TERRA QUERIDA, PELOS SEUS 132 ANOS DE EMANCIPAÇÃO MUNICIPAL.



Luzilândia é um município brasileiro do Estado do Piauí. Luzilândia tem grande parceria comercial e cultural com o município polo São Miguel do Tapuio que fica no centro norte do Piauí. Seu nome é homenagem à santa padroeira do município, Santa Luzia, a quem foi erguido um templo em fins do século XIX.

 

Localização de Luzilândia no Piauí

 

Unidade federativa - Piauí

Microrregião - Baixo Parnaíba Piauiense IBGE/2008

Municípios limítrofes

São Bernardo - MA, Magalhães de Almeida - MA, Joca Marques, Joaquim Pires, Madeiro, Morro do Chapéu do Piauí, Matias Olímpio e São João do Arraial.

Distância até a capital - 264 km

Características geográficas

Área - 704,433 km² 

População - 24 711 hab. IBGE/2010

 

História

 

Situada à margem direita do rio Parnaíba, originou-se de uma fazenda de gado conhecida por Estreito, fundada em 1870, pelo português João Bernardino Souto Vasconcelos. O município foi criado em 1870.

 

Geografia

 

Localiza-se a uma latitude 03º27'28" sul e a uma longitude 42º22'13" oeste, estando a uma altitude de 30 metros.

 

Situa-se na microrregião do Baixo Parnaíba Piauiense, mesorregião do Norte Piauiense. Sua população estimada em 2004 era de 23 241 habitantes. Anteriormente o município foi denominada Porto Alegre e Joaquim Távora.

 

 

Com uma área de 735,90 km², o município limita-se ao norte com o Estado do Maranhão e o município de Joca Marques, ao sul, com cidade de Morro do Chapéu e São João do Arraial. Madeiro e Matias Olímpio são cidades limítrofes a Oeste.

 

 

Luzilândia fica na mesorregião do Norte Piauiense e na microrregião do Baixo Parnaíba, possuindo uma população estimada de 23.409 habitantes, sendo 16.013 ou 69,43%, aptos ao voto para escolha de seus representantes públicos. Possui uma área de 735,93 km².

 

 

Clima

 

 

O clima é quente e úmido, com estação chuvosa no verão. A precipitação média anual é da ordem de 1.615 mm, estimada a partir do posto pluviométrico de Porto.A estiagem castiga o solo em períodos de falta da chuva.A umidade relativa média anual está em torno de 75%, e temperatura Média é de 27,5 °C.

 

A Travessia do rio Parnaíba ainda é feito por transportes fluviais denominados canoas ou barcos, embarcações feito de madeira e materiais artesanais, mas a cidade conta agora com uma ponte feita de concreto e ferragens permitindo à população o fácil acesso ao estado do Maranhão.

 

A hidrografia desta área é fundamentalmente formada pelo trecho mais baixo do rio Parnaíba e pelos afluentes da margem direita, alguns dos quais formadores de lagoas, como o riacho Morro do Chapéu, que alimenta a lagoa do Cajueiro, Luzilândia/Joaquim Pires; e o riacho Grande, que alimenta a lagoa da Estiva, no município de Porto.

 

 

Vegetação predominante de palmeiras.

 

Luzilândia tem uma vegetação mista, semi-decidual, com predominância do babaçu e outros vegetais dicotiledôneos; Carnaubais, predominando as Copernicia prumiferas distribuídas em campinas.

 

O acesso ao município se dá por via terrestre a partir de Teresina, capital do Estado, pela PI-113, passando por José de Freitas até o município de Cabeceiras do Piauí, onde segue-se pela PI-119 até Barras, onde o acesso é pela rodovia PI-110 até o município de Batalha. PI-112/214, acesso à capital do Estado e outras cidades. De Batalha para Luzilândia são 83 km, sendo 55 km percorridos na PI-214 e o restante pela PI-112 até a avenida de entrada à cidade. O tempo estimado de viagem terrestre é de 3 horas em condições normais da estrada.

 

Sendo que agora conta a Terminal Rodoviário dos Ipês, para um melhor Já o acesso aéreo é estimado em tempo de voo, partindo de Teresina, em 27min, em aeronave E-121 XINGU, com velocidade de 400.00 km/h ou 215.98 Kt. A distância é de 114,45 milhas náuticas ou 184.20 quilômetros, até ao pequeno campo de pouso (aeroporto), com pista aproximadamente de 1.300mts. A viagem tem que ser diurna por falta de iluminação na pista.

 

Padroeira da Cidade - Santa Luzia.

 

 

Economia  - A principal fonte de receita do município vem dos comércios locais.

Administração

A atual prefeita de Luzilândia Fernanda Marques

 

Lista de prefeitos(as)

 

Alguns prefeitos de Luzilândia (lista a completar):

Francisco Rorigues Candeira

João Teles/José Fco de meneses

Mulato carvalho

Maria do Carmo Castelo Branco Uchoa

Ari C Branco Uchoa

José Martins Filho

Mariano Fortes Sales

João de Assis Marques

Durvalino Araújo C Branco

João Francisco de Carvalho II

João Francisco de Carvalho

Valdivino Carvalho

João José Filho

Raimundo Nonato Marques (assassinado em 1997)

Francisco das Chagas Marques Sobrinho

Vicente Sabóia de Meneses Neto

Ismar Aguiar Marques

José Aguiar Marques

Janaína Pinto Marques

Hiran Ferreira de Aguiar

Alberto Carvalho

Ema Flora Barboza de Souza

Ronaldo de Sousa Azevedo.

Fernanda Marques

 

 

O Hino de Luzilândia é cantado pela maioria dos luzilandenses, sejam jovens, adultos, crianças, todos o entoam com muito orgulho. Tem em sua estrutura, sete estrofes e sendo que duas delas, formam o refrão inesquecível.

Com sua letra que aborda não apenas a localização da cidade, mas fala das tradições, das memórias, da fertilidade do solo e do povo trabalhador, o hino emociona.

 

O que mais impressiona é que mesmo a obra poética sendo tão popular, o autor da letra do hino, ainda é desconhecido por grande parte da população local, e até muitos daqueles que já cantaram por diversas vezes a tão famosa letra, pouco ou nada sabem sobre quem a compôs.

“Trata-se de uma obra que, basicamente é um canto de amor à terra”. “Quanta expressão de ternura e de amor cívico à terra-berço”.  Assim disse Raimundo Marques no prefácio da obra: Temas e Esboços de Nonato Vale, obra póstuma que expõe a trajetória do autor e suas paixões. Destacam-se o amor pelo esporte, em especial o Futebol, e a poesia.

No hino de Luzilândia nota-se que o amor pela terra e também pelas pessoas, são enaltecidos pelo autor, e mesmo tendo ido morar ainda jovem na cidade de Chapadinha, a saudade e as boas lembrança de Luzilândia o fizeram compor o hino do município com perfeição.

 

SOBRE O AUTOR

 

Raimundo Nonato Vale, nasceu no dia 22 de julho de 1924 na localidade Ininga, município de Luzilândia. Filho de José Gonçalves do Vale e Florinda Jesuína do Vale.

 

Viveu em Luzilândia sua infância e parte da adolescente, até que em 1943 mudou-se para Chapadinha-MA, onde viveu o resto de sua vida, por mais meio século. Casou-se com Elin Barroso Viera Passos em 1949, com a qual teve 06 filhos. Faleceu em 29 de agosto de 1992, deixando doze netos e uma bisneta.

 

Mundica Pimentel disse sobre Nonato Vale como era conhecido: o exemplo de sua vida que foi uma obra de arte, “um belo poema de amor”.

 

 

FONTE:

 

http://www.luzilandianamidia.com/quem-foi-o-autor-do-hino-de-luzilandia.html

 

 

Referências

 «Divisão Territorial do Brasil». Divisão Territorial do Brasil e Limites Territoriais. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 1 de julho de 2008. Consultado em 11 de outubro de 2008

IBGE (10 out. 2002). «Área territorial oficial». Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Consultado em 5 de dezembro de 2010

«Censo Populacional 2010». Censo Populacional 2010. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 29 de novembro de 2010. Consultado em 11 de dezembro de 2010

 «Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil». Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). 2000. Consultado em 11 de outubro de 2008

 «Produto Interno Bruto dos Municípios 2004-2008». Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Consultado em 11 de dezembro de 2010

 

 

 FONTE: https://pt.wikipedia.org/wiki/Luzil%C3%A2ndia   

 








 

 

HOMENAGEM DE ALBERTO ARAÚJO À CIDADE DE LUZILÂNDIA-PI SUA TERRA NATAL PELOS 132 ANOS DE EMANCIPAÇÃO MUNICIPAL. CLICAR NO LINK: https://youtu.be/IidSMzQ3xow



ATRAVÉS DO TEXTO: “CORAÇÃO DAS TERRAS NORDESTINAS” DE ALBERTO ARAÚJO O AUTOR HOMENAGEIA A SUA CIDADE NATAL PELOS 132 ANOS. PARABÉNS! ALBERTO ARAÚJO

CORAÇÃO DAS TERRAS NORDESTINAS

Diálogo peremptório entre mãe e filho...
Estou em distinto âmbito solar. Longínquo das terras piauienses. Estou aconchegado à sombra de um anjo. Armazenando-me em livros e além da carne a consumação dos meus sonhos. Tantas vezes, incauto. Tantos os meus fulgores foram surpreendidos por uma lágrima de saudade de minha terra natal. Mas na memória das expressões e declarações, sempre soube que minha textura nostálgica seria eternizada no panorama das minhas lembranças. E que as tardes mornas destilariam aos poucos as ramagens e espectros de meu sol reminiscente. Porém, veio-me o contentamento. Ao olhar para o tempo incidido, reconheci que a seiva do fogo do meu poetar, esse corpo frêmito que me consome e o crepitar dos meus pulsos, quando nas searas dos intricados sóis, foram cicatrizados pelas águas do Velho Monge e que minha mãe Maria me concedeu a sua bênção. 

- Abençoa-me, minha mãe! Peço a sua bênção, pois quero seguir o meu caminho, quero ser feliz. É que encontrei a musa de o meu caminhar e com ela quero constituir uma videira de cristalizadas folhas, flores e frutos. Suportei sozinho o vazio de minha ossatura por muitos anos. Despojado das delícias do amor, com a boca sedenta de beijos e com o âmago cheio de réstias de terra ávida, queria residir à sombra da aliança matrimonial. O meu viço e sangue "fungavam" pelos penteados da estrela lunar. E convencido que no interior do grão corporal o nosso amor já se amavam à distância.

 - Abençoa-me Mãe Maria, levarei comigo esse cheiro de café, indivisível aroma, que nas manhãs febris, adere-se na parede do sol. Estou longe, mas não esquecerei a cor do arrebol de minha juventude. E esse terço de brilhantes em tuas mãos? Rezas por mim, minha mãe Maria... - Ó, meu filho amado, ide pela claridade da lamparina, acendendo os viajardes dosséis. Firme-se e nunca jorre a inverdade, nos cultivos de nenhuma pessoa. Também, acreditas que além das tempestades de uma tormenta encorpada, as compotas das labaredas escutam a sonoridade da carne e da essência. 
- Mãe Maria eu seguirei os teus ensinamentos de humildade e modéstia, riachos de sabedoria que qualquer doutor, com diploma e medalhões não saberá compreender. E que acoplados de lâminas e punhais estão alinhavados em minha alma e coração. Estou feliz e junto a mim, estão: à greta da ternura, o giz da poesia e o mapa do coração ditoso. Porém, além das benevolências, das alcatifas da lucidez, sou um eterno aprendiz... No sagrado verbo do coração, o pão e o vinho do Nosso Senhor Jesus Cristo. E convicto, tenho a lamparina e o fósforo para a inércia da luz. Mãe Maria, amar-te-ei para sempre.

By © Alberto Araújo – escritor, poeta e jornalista piauiense.
Uma releitura produzida em 10 de março pelo aniversário de 132 anos de sua cidade natal: Luzilândia – PI
 

Nenhum comentário: