11 de agosto de 2020

11 DE AGOSTO CELEBRAMOS SANTA CLARA DE ASSIS.

 


 

11 DE AGOSTO CELEBRAMOS SANTA CLARA DE ASSIS. Esta data homenageia a vida e trabalho de Santa Clara de Assis, a fundadora da Ordem de Santa Clara ou Ordem das Clarissas, ramo feminino da Ordem dos Franciscanos. Santa Clara destacou-se desde cedo pela caridade e respeito para com os pequenos. Santa Clara nasceu em Assis (Itália), no ano de 1.193, e o interessante é que seu nome vem de uma inspiração dada a sua fervorosa mãe, a qual lhe revelou que a filha haveria de iluminar o mundo com sua santidade. Santa Clara, rogai por nós! Deixe aqui sua mensagem de devoção à Santa Clara de Assis. Em 1216, Clara aceitou para a sua Ordem às regras beneditinas e o título de abadessa, mas manteve o carisma franciscano. A partir de 1.224, Clara adoeceu e aos poucos foi definhando. De sua cela, através de visões, acompanhou o funeral de Francisco. Por essas visões que pareciam filmes projetados numa tela, Santa Clara é considerada padroeira da televisão e de todos seus profissionais. Clara morreu no ano de 1.253 e foi proclamada Santa dois anos após sua morte.

 

SAIBA MAIS SOBRE SANTA CLARA

 

Clara nasceu em Assis, Itália, no ano 1.193, no seio de uma família da nobreza italiana, muito rica. Mas sua vida mudou radicalmente. Clara foi a primeira mulher da Igreja a se entusiasmar com o ideal franciscano.

 

Desde jovem adquiriu o hábito de rezar diariamente e se mortificar. Também exercitava com frequência a piedade cristã, distribuindo esmolas e atendendo com disponibilidade as pessoas necessitadas que a procurasse. Fazia isto espontaneamente, como demonstração de seu sincero e fervoroso amor a Deus.

 

Aos dezenove anos de idade, fugiu de casa se apresentou na igreja de Santa Maria dos Anjos, onde era aguardada por Francisco e seus frades. Nesta noite, fez uma oração de renúncia ao mundo “por amor ao Sagrado e Santíssimo Menino Jesus”. Entregou aos frades sua veste luxuosa e vestiu uma túnica de lã, semelhante a deles, ajustada ao corpo por um cinto de corda.

 

Clara viveu num mosteiro beneditino para conhecer o ritmo de uma vida comunitária. Depois, conduzida por Francisco, foi para o mosteiro de São Damião, formando com outras mulheres a ORDEM SEGUNDA FRANCISCANA, depois chamadas de “CLARISSAS”.

 

O seu primeiro milagre foi em vida, demonstrando a sua grande fé. Conta-se que uma das irmãs da sua congregação havia saído para pedir esmolas para os pobres que iam ao mosteiro. Como não conseguiu quase nada, voltou desanimada e foi consolada por Santa Clara que lhe disse: "Confia em Deus!". Quando a santa se afastou, a outra freira foi pegar no embrulho que trouxera e não conseguiu levantá-lo, pois tudo havia se multiplicado.

 

Em outra ocasião, quando da invasão de Assis pelos sarracenos, Santa Clara apanhou o ostensório com a hóstia consagrada e enfrentou o chefe deles, dizendo que Jesus Cristo era mais forte que eles. Os agressores, tomados de repente por inexplicável pânico, fugiram. Por este milagre Santa Clara é representada segurando o Ostensório na mão.

 

Um ano antes de sua morte em 1253, Santa Clara assistiu a Celebração da Eucaristia sem precisar sair do seu leito. Neste sentido é que é aclamada como protetora da televisão.

 

Diversos episódios da vida de Santa Clara e São Francisco compõem as florinhas de São Francisco. Escritos muitos anos após a morte de ambos, é difícil atestar a correção destes relatos, mas, com certeza, retratam bem o espírito de ambos e os primeiros acontecimentos quando da criação das Ordens Franciscanas.

 

REFLEXÃO

 

Diz-nos a tradição que antes de morrer Clara assim rezou: “Vai em paz minha alma, pois você tem um guia seguro que lhe mostrará o caminho, Aquele que lhe criou, santificou, amou e não cessou de vigiá-la com a ternura de uma mãe que zela pelo filho único de seu amor. Dou graças e bendigo ao Senhor porque Ele criou a minha vida”. Assim rezando partiu para o Pai.

 

ORAÇÃO

 

Creio firmemente, que sabeis que o reino dos céus não é prometido e dado pelo Senhor senão aos pobres, porque, quando se ama uma coisa temporal, perde-se o fruto da caridade. Não se pode servir a Deus e às riquezas, porque ou se ama a um e se odeia às outras, ou serve-se a Deus e desprezam-se as riquezas. Não dá para ser glorioso no mundo e lá reinar com Cristo. Ajudai-nos a escolher o melhor caminho. Amém.







Nenhum comentário: