30 de junho de 2020

EM 30 DE JUNHO HOMENAGEAMOS OS PRIMEIROS MÁRTIRES DE ROMA.


 

 

 

Um dia depois de celebrar os santos apóstolos Pedro e Paulo, a Igreja celebra os Primeiros Mártires da Igreja de Roma em 30 de junho. Eles são conhecidos também como “Protomártires da Igreja de Roma”. Todos, inclusive Pedro e Paulo, foram vítimas da loucura do imperador romano Nero. É importante conhecer esta celebração, pois o sangue desses cristãos foi semente para novos, mais numerosos e mais fortes cristãos.

 

A celebração nasceu por causa da grande quantidade de cristãos mortos pela loucura do imperador Nero. A perseguição de Nero começou logo depois do incêndio de Roma, ocorrido em 19 de julho de 64. A história conta que Nero fez com que a culpa da tragédia recaísse sobre os cristãos. Até então, eles eram bem tolerados em Roma, como também outras religiões. A partir desse momento, porém, passaram a ser odiados e terrivelmente perseguidos. Nero aproveitou essa onda a seu favor e começou a perseguir e martirizar os cristãos.

 

Naquele tempo, na cidade de Roma, a comunidade dos cristãos vivia pacificamente ao lado da comunidade judaica. Os cristãos ainda eram pouco conhecidos. Por isso, circulavam boatos e calúnias sobre eles. Nero estava sendo acusado de ser o causador do incêndio. Então, sabendo das calúnias que recaíam sobre os cristãos, jogou sobre eles a responsabilidade pelo incêndio da cidade. A partir desse momento, começou uma terrível perseguição anticristã, originada por Nero.

 

A perseguição que aconteceu foi insana e sem justificativas. Começou no ano 64 e se estendeu até o ano 67. São Pedro foi morto sob as ordens de Nero. Porém, no local onde ele foi sepultado, foi construída a Basílica de São Pedro. São Paulo também foi morto sob as ordens de Nero. Não se sabe o número exato de cristãos martirizados por Nero, mas sabe-se que foram muitos. Por isso, a igreja reserva o dia 30 de junho para celebrar esses heróis da fé, que não renegaram Jesus Cristo mesmo diante das torturas e da morte.

 

A perseguição de Nero chegou a tal ponto, porém, que os próprios cidadãos romanos não a suportaram, mais tamanho foi a injustiça, a crueldade e a banalidade com que os cristãos eram mortos. Adultos eram banhados de piche e queimados como tochas humanas. Crianças eram jogadas às feras famintas e estraçalhadas por elas. Assim, o ódio do povo contra os cristãos, se transformou em pena e solidariedade.

 

É incrível como a perseguição contra os cristãos só fez o cristianismo crescer no império romano. Apesar de toda a crueldade com que eram perseguidos, torturados e mortos, o número de cristãos só crescia. Todos se impressionavam com o testemunho de fé dos seguidores de Cristo. Eles preferiam morrer a renegarem seu Senhor. Esse testemunho sacudiu o povo romano. A fé numa vida eterna, junto de Deus, era uma novidade tremenda e poderosa, que iluminou a vida de muitos, bem como a caridade, o amor e o perdão ensinados pelos cristãos. Por tudo isso, o sangue dos mártires se tornou semente de novos cristãos.

 

Palavras do papa São Clemente

 

O Papa São Clemente I, sobre esses mártires, escreveu: : “Nos encontramos na mesma arena e combatemos o mesmo combate. Deixemos as preocupações inúteis e os vãos cuidados e voltemo-nos para a gloriosa e venerável regra da nossa tradição: consideremos o que é belo, o que é bom e o que é agradável ao nosso criador.”

 

Oração aos primeiros mártires da Igreja romana

 

“Santos mártires de nossa santa Igreja, que passaram por tantos sofrimentos para semear o Evangelho, nós vos louvamos por vossas vidas tão heroicas e santas e nos consagramos a vós para que também nós nos tornemos cristãos em verdade e em vida. Por Cristo Nosso Senhor. Amém.”

 

 

 

SAIBA MAIS

 

 

No ano de 64, um pavoroso incêndio reduziu Roma a cinzas. O imperador Nero, considerado imoral e louco por alguns historiadores, se viu acusado de ter sido o causador do fogo. Para defender-se, acusou os cristãos, fazendo brotar um ódio dos pagãos contra os seguidores de Cristo. Nero ordenou o massacre de todos eles.

 

Houve execuções de todo tipo e forma e algumas cenas sanguinárias estimulavam os mais terríveis sentimentos humanos. Alguns adultos foram embebidos em pixe e transformados em tochas humanas usadas para iluminar os jardins do imperador. Em outro episódio revoltante, crianças e mulheres foram vestidas com peles de animais e jogadas no circo às feras, para serem destroçadas e devoradas por elas.

 

A crueldade se estendeu do ano de 64 até 67, chegando a um exagero tão grande que acabou incutindo no povo um sentimento de piedade. O ódio acabou se transformando em solidariedade. Os apóstolos São Pedro e São Paulo foram duas das mais famosas vítimas deste imperador.

 

Porém, como bem nos lembrou o Papa Clemente, o dia de hoje é a festa de todos os mártires, que com o seu sangue sedimentaram a gloriosa Igreja Católica. No sangue dos homens e mulheres que foram sacrificados em Roma nasceu forte e viçosa a flor da evangelização.

 

Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR

 

 

 REFLEXÃO

 

 

Celebramos nesta festividade a memória dos numerosos mártires que não tiveram um lugar especial na liturgia. Eles são testemunhas da ressurreição de Jesus. Pela fé nos mostram que aqueles que creem em Cristo viverão para sempre, porque Deus é Deus de vivos. Por isso, todo martírio pela fé é um sinal marcante de que vale a pena doar a vida pelo Reino de Deus.

 

ORAÇÃO Santos mártires de nossa santa Igreja, que passaram por tantos sofrimentos mas não perderam a fé, nós vos louvamos por vossas vidas tão heroicas e santas e nos consagramos a vós para que também nós nos tornemos cristãos em verdade e em vida. Assim seja!


















Nenhum comentário: