25 de abril de 2020

ADORO-TE DEVOTE - ORAÇÃO SANTO TOMÁS DE AQUINO

 

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ADORO-TE DEVOTE - ORAÇÃO EM CANTO GREGORIANO, COMPOSTO POR SANTO TOMÁS DE AQUINO. CANTADO PELOS MOSTEIROS DE SAO BENTO, DO RIO DE JANEIRO  E SÃO PAULO, BRASIL.
 
 
 
 
 
 
 
Adoro Te Devote (latim)
 
 
Adoro te devote, latens Deitas
Quae sub his figuris vere latitas
Tibi se cor meum totum subiicit
Quia te contemplans totum deficit
 
Visus, tactus, gustus in te fallitur
Sed auditu solo tuto creditur
 Credo quidquid dixit Dei Filius
Nil hoc verbo Veritatis verius
 
 
In cruce latebat sola Deitas
 At hic latet simul et humanitas
 Ambo tamen credens atque confitens
 Peto quod petivit latro paenitens
 
Plagas, sicut Thomas, non intueor
 Deum tamen meum te confiteor
Fac me tibi semper magis credere
 In te spem habere, te diligere
 
 
O memoriale mortis Domini!
 Panis vivus, vitam praestans homini!
Praesta meae menti de te vivere
 Et te illi semper dulce sapere
 
Pie pellicane, Iesu Domine
 Me immundum munda tuo sanguine
Cuius una stilla salvum facere
Totum mundum quit ab omni scelere
 
 
Iesu, quem velatum nunc aspicio
 Oro fiat illud quod tam sitio
 Ut te revelata cernens facie
Visu sim beatus tuae gloriae
Amén
 
 

 
TRADUÇÃO PARA O PORTUGUÊS
 
 
EU VOS ADORO
 
 
Eu vos adoro devotamente, ó Divindade escondida,
 Que verdadeiramente oculta-se sob estas aparências:
 A Vós, meu coração submete-se todo por inteiro,
 Porque, vos contemplando, tudo desfalece.
 
 
A vista, o tato, o gosto falham com relação a Vós,
 Mas, somente em vos ouvir em tudo creio.
 Creio em tudo aquilo que disse o Filho de Deus:
 Nada mais verdadeiro que esta Palavra de Verdade.
 
Na cruz, estava oculta somente a vossa Divindade,
 Mas aqui, oculta-se também a vossa Humanidade;
 Eu, contudo, crendo e professando ambas,
 Peço aquilo que pediu o ladrão arrependido.
 
Não vejo, como Tomé, as vossas chagas;
 Entretanto, vos confesso meu Senhor e meu Deus.
 Faça que eu sempre creia mais em Vós,
 Em vós esperar e vos amar.
 
 
Ó memorial da morte do Senhor!
 Pão vivo que dá vida aos homens!
 Faça que minha alma viva de Vós
 E que à ela seja sempre doce este saber.
 
 
Senhor Jesus, bondoso pelicano,
 Lava-me, eu que sou imundo, em teu sangue.
 Pois que uma única gota faz salvar
 Todo o mundo e apagar todo pecado.
 
 
Ó Jesus, que velado agora vejo,
 Peço que se realize aquilo que tanto desejo;
 Que eu veja claramente vossa face revelada
 Que eu seja feliz contemplando a vossa glória.
 
 
Composição: São Tomás De Aquino
 
 

 
 
 
SANTO TOMÁS DE AQUINO foi o maior expoente da filosofia escolástica. Membro da Ordem dos Dominicanos e professor da Universidade de Paris, Aquino foi aluno de Santo Alberto Magno (1206-1280). Fortemente influenciada por Aristóteles e Averróis, sua filosofia é de suma importância para a Igreja Católica até os dias atuais. Durante o Concílio de Trento, sua obra foi colocada no altar ao lado da Bíblia, sendo considerada fundamental para o combate e a refutação do protestantismo.
 
Durante a viagem a Roma, onde participaria do II Concílio de Lyon, a convite do papa Gregório X, Aquino adoeceu, vindo a falecer na Abadia de Fossanova, em 1274. Foi canonizado em 1323. Na posteridade, muito de seu pensamento, no entanto, foi deformado e injustamente associado à ortodoxia e ao conservadorismo.
 
 
A FILOSOFIA DE SANTO TOMÁS DE AQUINO
 
Uma de suas ideias centrais é a rejeição do absoluto antagonismo entre a razão e a fé. Para Aquino, existiriam as “verdades da fé”, atingíveis apenas por meio da revelação cristã, às quais não poderemos chegar através da razão. Porém, nem todas as verdades seriam alcançadas desse modo, existindo também as “verdades naturais teológicas”. Sendo a razão obra de Deus, poderíamos alcançar essas verdades tanto pela fé como pela razão. A fé e a razão seriam, muitas vezes, rios que desembocam num mesmo oceano.
 
Em sua Suma Teológica, o filósofo apresenta cinco vias para demonstrar a existência de Deus, ancoradas na filosofia aristotélica:
O primeiro argumento, oriundo da Física de Aristóteles, crê que, se tudo que move é movido por algo, não pode ser admitida uma regressão ao infinito, devendo existir um primeiro motor. Deus, assim, é o Primeiro Motor.
 
O segundo argumento, oriundo da Metafísica de Aristóteles, defende a ideia de que, se perguntássemos a qualquer fenômeno do mundo sua causa e continuássemos sucessivamente perguntando as “causas de suas causas”, em todos os casos chegaríamos a Deus.
O terceiro argumento, baseado nas noções de necessidade e contingência de Aristóteles, acredita que, se tudo na natureza fosse contingente, passageiro, é preciso que algo do que existe seja perene. Deus é o primeiro ser, origem de toda necessidade.
 
O quarto argumento, inspirado na Metafísica de Aristóteles, pensa que, se todas as coisas na natureza têm uma qualidade, em maior ou menor grau (tamanho, força etc.), é preciso um parâmetro, a perfeição, que é Deus, portador de todos os atributos e qualidades em máximo grau.
 
O quinto argumento pensa que se, como observa Aristóteles, a natureza possui um propósito, deve haver uma finalidade para toda a criação, caso contrário o universo não tenderia para o mesmo fim ou resultado. A causa inteligente do universo é Deus.
 
No campo da política, Santo Tomás de Aquino dividiu as leis em lei natural (visando a preservar a vida), lei positiva (estabelecida pelo homem, visando a preservar a sociedade) e lei divina (que conduz o homem à vida cristã e ao paraíso, guiando as outras leis). Para Aquino, como para Aristóteles, o homem é um animal social e político: a família é a primeira associação, e o Estado, sua ampliação e continuação. O Estado, assim, deve existir, desde que subordinado, no que diz respeito à religião e à moral, à Igreja, a qual visa ao bem eterno das almas. Essa foi a concepção dominante da Igreja Católica, que seria depois combatida por Maquiavel.
 
 
SANTO TOMÁS DE AQUINO HOJE
 
 
Atualmente, são inúmeros os debates acerca das relações entre fé e ciência. Alguns, por um lado, propugnam a separação absoluta dos dois campos, pois, como disse Mário Sérgio Cortella, se, em ciência, é preciso ver para crer, em religião, é preciso crer para ver. Por outro lado, outros, como os deístas, acreditam que é necessário não existir contradição entre os dois campos para, assim, a fé ser confiável. A obra de Santo Tomás de Aquino, pregando algumas convergências entre fé e razão, pode iluminar esse debate.
 
            ORAÇÃO DE SANTO TOMÁS DE AQUINO
 
Permita-me, por favor, seja misericordioso, que ansiosamente, para investigar com sabedoria verdadeiramente reconhecer e satisfazer completamente.
 
Para o louvor e glória de seu pedido meu, e eu sei o que eu descansar e permitir-lhe realizar a alma necessária.
 
O caminho do meu amor, ó Senhor, para você, deve ser seguro, certo, e foi concluído, ele não vem na prosperidade e na adversidade, a fim de que as coisas estejam indo bem para você, e vou dizer-lhe a graça da paciência na adversidade, está enrolando para baixo, de modo que neles não seja indevidamente levantado, e aquele, nem indevidamente abatida; exceto que nenhuma parte do nada para promovê-los em mim mesmo para ser o que pode ninguém que é fazer-me lamentar-me, a não ser que ele o leva para longe de você; por favor, alguém ou desagradar ninguém além de você.
Porque você é querido para mim tudo está acabado e você tinha tudo. Estou cansado de toda a alegria que é sem você não quer algo que está fora de você.
Pode me levar até lá é o trabalho que é para ti, vamos todo o repouso que não é de mim, e que despertam em você, é. Costumo dar meu coração para você me dirigir para a deserção da alteração proposta, e ausência de equilíbrio. Faça-me, minha humilde sem pretensão, sem dissipação, triste, sem degradação indevida importava sem leviandade, verdadeira, sem duplicidade, você teme que, sem desespero, ele espera, sem presunção, o próximo correta e sincera, que foi construído pela palavra e pelo exemplo, sem eles dizem que, obediente, sem reclamar, paciente, sem murmuração.
 
 
Dá-me um coração novo doce é alerta para se distrair de seus pensamentos vãos; ser desenhado para baixo por qualquer afeição indigna que não há me dar um generoso; em nome do problema é que não há nenhuma dar ao cansado; violento, e dar-me uma reivindicação livre para o julgamento de que não há de ser; a mão esquerda, e dar-me uma verticalidade que não há erro por qualquer intenção.
 
Concedei-me, Senhor, o meu entendimento de que sabe você, você cuidar do requerente, a sabedoria de encontrar você, você conduta aceitável para perseverar fielmente esperando, e confiança acabará por abraçar; seu pênis, ser fixado por meio de um de arrependimento, pela graça de seus atos de bondade no caminho, de usar, para desfrutar em seu próprio país, e pela glória do Tua alegrias.
 
Amém.
 
 
                                   
 
 
 
 
 
      
 
 
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FONTE
 
 

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