19 de março de 2020

O DIA DE SÃO JOSÉ É COMEMORADO ANUALMENTE, EM 19 DE MARÇO.



O DIA DE SÃO JOSÉ 
É COMEMORADO ANUALMENTE, 
EM 19 DE MARÇO.




Esta é uma data religiosa que celebra a figura do "PAI TERRENO" de JESUS CRISTO e esposo de MARIA, MÃE DE CRISTO: José de Nazaré ou José, o Carpinteiro, é um dos santos mais venerados pela Igreja Católica em todo o mundo.

SÃO JOSÉ é considerado o padroeiro dos trabalhadores e das famílias. Em Portugal, o Dia de São José é também celebrado como o DIA DO PAI.





VIDA SIMPLES

São José escolheu a maior de todas as missões a de acolher a Virgem Maria se casando com ela aos 30 anos de idade, além de criar Jesus, mesmo sendo um homem humilde e de poucas posses, sempre se apoiou em seu trabalho de carpinteiro.

O que afirma o fato de São José não ter possuído riquezas em vida foi quando levou Jesus ao templo para ser circuncidado e Maria para ser purificada ofereceu o sacrifício de um par de rolas ou dois pombinhos, permitido apenas àqueles que não tinham condições de comprar um cordeiro.

São José era carpinteiro na Galiléia e marido da Virgem Maria, protetor da Sagrada Família, foi escolhido por Deus para ser o patrono de toda a Igreja de Cristo. Esteve ao lado de Maria em todos os momentos, principalmente na hora do parto, que aconteceu em um estábulo, em Belém. Educou e protegeu o menino Jesus, com o amor de Deus-Pai. São José foi um homem justo, trabalhador e exemplo de pai. A simplicidade e a fidelidade fizeram de São José o protetor escolhido para Maria e para o próprio Jesus, bem como para todos nós.
“O Anjo do Senhor manifestou-lhe, em sonho, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber Maria como tua Mulher, pois o que nela foi gerado vem do Espírito Santo.” Mt 1,20.


O SIGNIFICADO DO NOME JOSÉ

É “aquele que acrescenta”, “acréscimo do Senhor” ou ”Deus multiplica”. O nome José tem origem no nome hebraico, Yosef, que significa “Ele acrescentará”, referindo-se a Deus.





São José morreu aos 60, antes de Jesus iniciar sua vida pública, porém no período de 30 anos, ajudou e protegeu tanto Cristo, quanto Maria, sendo uma das passagens mais conhecidas, a da fuga para o Egito, pois Herodes queria acabar com a vida do Salvador que acabara de nascer.

DEVOÇÃO A SÃO JOSÉ

Sua figura quase desapareceu nos primeiros séculos do cristianismo, para que se firmasse melhor a origem divina de Jesus. Porém na Idade Média, São Bernardo, Santo Alberto Magno e São Tomás de Aquino lhe grande dedicação, devoção e entusiasmo, fazendo com que seu culto cresceu continuamente.

Atualmente, São José é tido como Padroeiro da Igreja (Declarado pelo Papa Pio IX), Advogado dos Lares Cristãos (Papa Leão XIII), além de ser considerado o protetor dos operários.

SIMPATIA DE SÃO JOSÉ

Na tradição popular brasileira, no Dia de São José é comum fazer a “simpatia das frutas”, o que tem como intuito conquistar um objetivo muito almejado. Normalmente, esta simpatia é feita pelas pessoas que desejam arranjar um bom casamento.

O ritual consiste em escrever o nome de várias frutas que você conhece (e costuma consumir) em pedaços de papel, colocar tudo numa caixa e sortear um.

A fruta que for sorteada não deverá ser consumida pela pessoa durante um ano, como forma de penitência e promessa para São José interceder no desejo feito pelo fiel.

Não é permitido consumir nenhum alimento que contenha a fruta sorteada.

Logo a seguir, de acordo com a tradição, aconselha-se que o fiel faça uma oração a São José, como forma de agradecimento.


ORAÇÃO DE SÃO JOSÉ

A vós, São José, recorremos na nossa tribulação, cheios de confiança solicitamos a vossa proteção no dia de hoje para todos os pais de família.

Vós fostes o pai adotivo de Jesus, soubestes amá-Lo, respeitá-Lo e educá-Lo com amor e dedicação, como vosso próprio filho.

Olhai todos os pais do mundo e especialmente os da nossa comunidade, para que, com amor e dedicação, eduquem os seus filhos na fé cristã e para a vida.

Protegei todos os pais doentes que sofrem por não poderem dar saúde, educação e casa decente para seus filhos.

Protegei todos os pais que trabalham arduamente no dia-a-dia para não faltar nada aos seus filhos.

Protegei todos os pais que se dedicam de corpo e alma à sua família.

Iluminai todos os pais que não querem assumir sua paternidade.

Iluminai todos os pais que desprezam seus filhos e esposas.

Enfim, olhai por todos os pais, para que assumam e vivam com alegria sua vocação paterna. AMÉM.







Nenhum comentário: