17 de outubro de 2019

SANTUÁRIO DE SÃO PIO DE PIETRELCINA - SAN GIOVANNI RETONDO - ITÁLIA: TODO O AMOR NA CRUZ DE JESUS!




O Santuário de Padre Pio comporta cerca de 6500 fiéis, tem formato de uma grande concha, e foi erguido com a doação dos peregrinos. Foi finalizado em 2004, depois de 10 anos de construção, seguindo projeto do famoso arquiteto italiano Renzo Piano. Dizem os que gostam de números que o Santuário de padre Pio só perde para a catedral de Milão em extensão. Ali, além das eucaristias diárias, o fiel pode visitar os restos mortais de São Pio, e diante das santas relíquias depositar suas preces e orações. E nesses momentos de oração, recordar um pouco da história de São Pio, marcada por sinais miraculosos e pela perseguição de autoridades da própria Igreja.

Como sempre, nas histórias escritas pela bondade de Deus, o início é de simplicidade infinita. Quem imaginaria que aquele garotinho, nascido em 1887, na cidadela de Pietrelcina, seria um dos mais venerados santos da Igreja Católica, na Itália e no mundo, na atualidade. Batizado com o nome de Francisco, tornou-se Pio quando se fez noviço entres os Frades Capuchinhos em 1904. Canonizado em 2002 pelo Papa João Paulo II, foi definitivamente colocado entre os santos da Igreja com o nome de “São Pio de Pietrelcina”.







Atualmente, na cidade onde passou grande parte de sua vida, a singela San Giovanni Rotondo, ergue-se um admirável complexo turístico-espiritual, visitado anualmente por centenas de milhares de peregrinos de todo o mundo. O antigo convento capuchinho, de 1540, onde viveu o santo em sua humilde cela, a igreja de Santa Maria das Graças e o moderno santuário dedicado ao místico santo Pio são partes essenciais de uma visita que une história, cultura e principalmente, piedade e devoção.

















Nenhum comentário: