16 de fevereiro de 2019

SIGNIFICADOS DOS TERMOS CATÓLICOS: KAIRÓS, ADONAI, KYRIE ELEISON, HOSANA NAS ALTURAS E SHALOM.



 
 
SIGNIFICADO DE KAIRÓS
 
No âmbito religioso, a palavra kairós é utilizada no sentido de "tempo espiritual" ou "o tempo de Deus", que é divergente do conceito cronológico de tempo terrestre, ou seja, as horas, os dias, os anos e etc.
 
O chamado "kairós de Deus" não pode ser medido, pois, de acordo com uma das passagens da Bíblia Cristã: "(...) um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos como um dia" (2 Pedro 3:8).
 
Pode-se entender que o chamado "kairós" é um momento oportuno único, que pode estar presente dentro do espaço de um tempo físico, determinado por Cronos, segundo a mitologia grega. Em outras palavras, kairós seria o período ideal para a realização de uma coisa específica, que pode ser um objeto, processo ou contexto.
 
Kairós e Cronos
 
Para a filosofia grega, kairós simbolizava a ideia de tempo momentâneo, uma oportunidade ou um período específico para a realização de determinada atividade, por exemplo. Kairós não era entendido como um tempo cronológico, mas sim como um momento no presente ideal para algo.
 
Já o conceito de cronos está relacionado com a ideia de tempo cronológico e físico, como as horas, os minutos, os dias e etc.
 
Para a igreja cristã, os termos kairós e cronos são antagônicos no sentido de um significar o "tempo de Deus" (kairós) e o outro o "tempo dos humanos" (cronos).
 
 
 
SIGNIFICADO DE ADONAI
 
O que é Adonai
 
ADONAI é um termo com origem no hebreu que significa "meu Senhor". Este era o nome de Deus usado no antigo testamento em vez do nome divino de Javé (Yahweh), uma vez que este, por respeito, não se devia pronunciar.
 
Adonai reflete a superioridade de Deus, substituindo o Tetragrama YHWH, ou Javé. Assim, sempre que o tetragrama surgia em um texto bíblico, ele era lido como "Adonai". Muitas vezes o tetragrama é substituído pela palavra hebraica HaShem, que significa "O Nome".
De acordo com a tradição judaica, a palavra Adonai, tendo em conta que se refere a Deus, também não deve ser usada sem consideração, nem deve ser usada em lugares impróprios, como instalações sanitárias.
A palavra Adonai é muitas vezes usada em expressões que se referem a características de Deus. Por exemplo: Shalom Adonai é uma expressão que significa "a paz do Senhor". Trata-se de uma saudação que menciona a paz, como quem diz "a paz de Deus esteja com você". A resposta a essa saudação deve ser "Adonai Shalom".
A expressão "Adonai Kadesh" está relacionada com a Santidade de Deus, e significa "O Senhor é Santo".
 
 
 
SIGNIFICADO DE KYRIE ELEISON
 
O que é Kyrie Eleison
 
Kyrie eleison significa "Senhor, tende piedade", é um termo de origem grega. Kyrie eleison é também uma oração cristã, e está presente na Bíblia, no Salmo 51. O termo é bastante utilizado em missas cantadas pelos fiéis na celebração.
Kyrie eleison era uma invocação usada no início da missa em alternância com a de "Christe eleison". O termo grego Kyrios(Senhor) equivale no helenismo cristão, à divindade.
 
Na Idade Média passou também a ser uma prece litânica.
Kyrie eleison tem origem no século IV e era uma expressão dita diversas vezes nas liturgias de várias religiões, não apenas a católica, mas também das igrejas anglicanas, ortodoxas e luteranas. A expressão teve seu início nas comunidades cristãs de Jerusalém, e também no século V, com os romanos.
A expressão Kyrie eleison foi substituída logo após a reforma litúrgica, onde a Igreja começou utilizar a tradução de Kyrie eleison - "Senhor, tende piedade", no ato penitencial.
LETRA DA MÚSICA KYRIE ELEISON
 
Kyrie eleison é uma música da autoria da Comunidade Católica Shalom
"Como a ovelha perdida, pelo pecado ferida
Eu te suplico perdão, ó bom pastor.
 
Kyrie Eleison (x3)
 
Como o ladrão perdoado, encontro o paraíso ao teu lado
Lembra-te de mim, pecador por tua cruz.
 
Christe Eleison (x3)
 
Como a pecadora caída, derramo aos teus pés minha vida
vê as lagrimas do meu coração e salva-me!
 
Kyrie Eleison (x3)"
 
 
 
 
SIGNIFICADO DE
HOSANA NAS ALTURAS
 
 
O que significa Hosana nas Alturas
 
Hosana nas alturas é um termo proveniente tanto do latim, como do hebraico, e significa “Salva-nos, te imploramos”, ou  “te imploro”. Hosana nas alturas é uma oração a Deus, e significa: “Salva-nos agora, ó Tu que habitas nas maiores alturas”.
 
Esta expressão é bastante popular no Cristianismo e no Judaísmo e existem várias músicas criadas com essa expressão.
 
O termo surgiu em um momento da história, que é contado na Bíblia. Ocorreu quando uma multidão esperava que Jesus fosse um rei terreno, e a recepção que lhe deram lembrava a entronização de Salomão ou a ascensão de Jeú ao trono de Israel. Conforme a Bíblia, mais concretamente em Mateus 21:8, as pessoas imediatamente pegaram os seus mantos e os estenderam sobre os degraus. Jesus não tinha a intenção de se tornar em um rei terreno, mas pelo contrário, ele se humilhou a si mesmo e foi obediente até à morte na cruz.
 
A multidão gritava “Hosana”, como que repetindo as palavras do Salmo 118.25: "Salva-nos, SENHOR"! Nós imploramos. Não demoraria muito e a multidão, instigada pelos agitadores plantados ali pelos inimigos de Jesus, gritaria: “Crucifica-o”.
Em inglês, a expressão Hosana nas alturas é traduzida por "Hosanna in the highest".
 
 
SIGNIFICADO DE SHALOM
 
 
O que é Shalom
 
Shalom é uma palavra de origem hebraica e significa literalmente “paz”, na tradução para o português.
 
Este é um termo bastante utilizado entre os judeus, principalmente, como uma forma de saudação ou despedida. Em termos de comparação, o shalom pode ser usado da mesma forma que o “olá”, “bom dia” ou “adeus”, por exemplo.
 
A palavra shalom representa um desejo de saúde, harmonia e paz para aquele ou aqueles a quem é dirigido o cumprimento.
 
Shalom na Bíblia
Em diversas passagens bíblicas é encontrada a palavra shalom com o significado de paz e desejo de bem-estar entre as pessoas ou nações. Por exemplo, "Shalom Aleichem", uma saudação frequentemente utilizada por Jesus e que significa "a paz esteja convosco". "Shalom Aleichem" é também o nome de um cântico entoado em celebrações do Shabbat.
 
Shabbat, por sua vez, significa "sábado". Este é considerado um dia de descanso semanal no judaísmo que se inicia com o pôr-do-sol de sexta-feira e termina após o pôr do sol de sábado. Neste dia é utilizada a expressão "Shabbat Shalom" como saudação entre os judeus.

Um comentário:

Unknown disse...

Meu amigo Alberto

Muito obrigada pelos seus ensinamentos.

Shalom

Matilde