2 de outubro de 2018

EM 02 DE OUTUBRO CELEBRAMOS OS SANTOS ANJOS DA GUARDA.

 
 

 
 
 


A palavra anjo significa, "enviado, mensageiro divino", muitas vezes encontramos as manifestações dos anjos como missionários de Deus, e por isso, com clareza lemos no salmo 91: "Pois ele encarregará seus anjos de guardar-te em todos os seus caminhos". Nos Atos dos Apóstolos e nos escritos de São Bernardo, Santo Tomás de Aquino e outros doutores da igreja, encontramos testemunhos que nos motivam a confiarmos nos Santos Anjos protetores de cada um, pois atesta a Sagrada Escritura: "Não são todos (os anjos) eles espíritos cumpridores de funções e enviados a serviço, em proveito daqueles que devem receber a salvação como herança?" (Hb 1,14) Na Inglaterra desde o ano 800 acontecia uma festa dedicada aos Anjos da Guarda e a partir do ano 1111 surgiu uma linda oração.

 

 
ORAÇÃO
 
“Santo Anjo do Senhor, meu zeloso guardador, já que a ti me confiou a Piedade Divina, sempre me rege, me guarda, me governa e ilumina, agora e sempre.
Amém!”.
 
 

  
 
 
REFLEXÃO
 
Os anjos da guarda têm missão semelhante à das mães. Na infância são muito exigidos e solicitados, socorrendo as crianças nas situações de perigo. E no fim de cada dia de trabalho intenso, os pais ensinam as crianças a agradecerem a ele, e assim vai se estabelecendo uma relação extremamente íntima entre cada criança e seu anjo protetor. Não importa que ele não tenha um nome ou um rosto. Cada criança tem o seu anjo da guarda.
 
 
Da Inglaterra esta festa se estendeu de maneira universal depois do anos 1608 por iniciativa do Sumo Pontífice da época. Aprendamos e rezemos esta quase milenar prece:
"Anjos do Senhor - que por ordem da piedosa providência Divina, sois meu guardião - guardai-me neste dia (tarde ou noite); iluminai meu entendimento; dirigi meus afetos; governai meus sentimentos para que eu jamais ofenda ao Deus e Senhor.
Amém."
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário: