27 de maio de 2018

DEZ ESTÁTUAS MUNDIALMENTE, FAMOSAS E OS MISTÉRIOS POR TRÁS DELAS.

 
DEZ ESTÁTUAS MUNDIALMENTE, FAMOSAS
E OS MISTÉRIOS POR TRÁS DELAS. 
 
 
 
 
 
 
A PEQUENA SEREIA
 
 

A estátua da Pequena Sereia em Copenhague, na Dinamarca, é uma das mais famosas do mundo, mas também é um ímã para vândalos. Ela foi quebrada e serrada em pedaços mais de uma vez, deixando ‘cicatrizes’ em volta do pescoço, indicando que a cabeça dela deve ser substituída. Depois de uma série de incidentes de vandalismo ao longo de mais de 40 anos, as autoridades da cidade fizeram com que a Pequena Sereia se mudasse para o porto, a fim de evitar que mais vandalismo e turistas tentassem subir por ela.

 
 
DAVI - MICHELANGELO
 
 
Embora a estátua de Davi, feita por Michelangelo, seja frequentemente, considerada retrato da beleza masculina perfeita, um professor da Universidade de Stanford, que examinou Davi com a tecnologia de computação a laser, afirmou que a imagem é vesga. Outra possibilidade é que o ‘defeito’ de Davi tenha sido feito de propósito por Michelangelo, para que ele parecesse impecável quando visto de ambos os lados.
 
 
 
AUGUSTO DE PRIMA PORTA
 


 
 

 

Augusto de Prima Porta é uma estátua do imperador romano Augusto Cesar que foi descoberta em 20 de abril de 1863 na Villa de Augusto, Prima Porta, Roma. Atualmente, está a mostra no Braccio Nuovo nos Museus Vaticanos.
 
O fato de as estátuas romanas terem sido elaboradamente, coloridas só foi descoberto recentemente, graças a vários estudos que investigaram o assunto. Acontece que muitas delas foram pintadas em cores brilhantes que se apagaram ao longo dos séculos, até desaparecerem completamente.
 
 
HELIOGÁBALO - IMPERADOR ROMANO

 
 

Heliogábalo foi imperador de 218 a 222. Com um comportamento para lá de excêntrico, castrou-se publicamente, em nome de um culto religioso.
Em outro momento, tentou impor aos romanos a adoração de um deus estrangeiro. O povo também acreditava que Heliogábalo era travesti, crença reforçada por seu costume de indicar para altos cargos rapazes que se destacavam só pela beleza.

 
 
 
MOISÉS COM CHIFRES
 

 
 
Michelangelo fez uma escultura de Moisés com um par de chifres. Muitos historiadores da arte acreditam que essa estátua em particular surgiu graças a uma má interpretação da Bíblia. O Livro do Êxodo afirma que os judeus tiveram dificuldade em olhar para o rosto de Moisés quando ele desceu do Monte Sinai com os Dez Mandamentos nas mãos. No entanto, a palavra hebraica usada na passagem da Bíblia em questão pode ser traduzida tanto como “esplendor” e “chifres”, mas é bastante óbvio que Moisés irradiava luz neste contexto.

 

O BEIJO DA MORTE

 

O cemitério de Poblenou, em Barcelona, é o lar de uma estátua misteriosa, cujo criador permanece desconhecido até hoje. Acredita-se que tenha sido feito por Jaume Barba, mas outros contestam essa afirmação e acham que ela foi feita por Joan Fonbernat.
Está situado em um dos cantos mais distantes do cemitério e se tornou a inspiração para o filme de Ingmar Bergman, O Sétimo Selo, que trata do Cavaleiro e da Morte.

 
 
O BEIJO
 

 
Esta escultura, que é conhecida como O Beijo, foi uma vez chamada Francesca da Rimini, após uma nobre italiana do século XIII ter se apaixonado pelo irmão mais novo de seu marido. A nobre e seu amante foram descobertos pelo marido enquanto liam a história de Lancelot e Guinevere, que prontamente os assassinou. O amante é representado segurando um livro em sua mão na escultura, e seus lábios não tocam a nobre, insinuando que eles morreram antes de cometer um "pecado" juntos.

 
 
 
VÊNUS DE MILOS

 

Uma das esculturas mais conhecidas do Louvre foi descoberta por um camponês na ilha grega de Milos, na década de 1820. Infelizmente, Vênus foi realmente, dividida em duas partes quando foi encontrada. Ela segurava uma maçã na mão esquerda e segurava o vestido com a mão direita. Seu valor histórico foi reconhecido por oficiais navais franceses, então ela foi prontamente, requisitada em um navio quando uma briga começou e ela foi jogada longe, um acidente que resultou em ambos os braços sendo quebrados.
 
VITÓRIA DE SAMOTRÁCIA
 
 

Esta majestosa estátua foi descoberta na ilha grega de Samotrácia, em 1863. Ela foi descoberta pelo cônsul francês e arqueólogo amador, Charles Champoiseau. Formada em mármore pariano dourado, acreditava-se que Vitória teria sido feita no século 2 a.C. para comemorar as vitórias navais da frota grega. Numerosas tentativas foram feitas para recriar a cabeça e os membros que faltavam, mas eles pareciam desvirtuar em vez de aumentar a sua beleza. De fato, suas imperfeições só aumentam sua majestade.

 
 
 
VÉUS DE MÁRMORE

 
 
É incrível pensar que essa escultura foi feita em pedras simples, isso por causa dos véus semitransparentes que cobrem os rostos das figuras. O segredo no trabalho foi usar um bloco de mármore que tem duas camadas separadas, sendo uma mais espessa e uma mais transparente. Embora sejam difíceis de encontrar, essas pedras realmente, existem.
 
O escultor Raffaele Monti trabalhou o mármore e preservou a textura normal da superfície, enquanto esculpia as bordas que separam a camada espessa das mais transparentes. Isto é o que faz os véus parecerem transparentes.
 
 
 
 
 
UMA INSPIRAÇÃO DE TUDO POR E-MAIL
 
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário: