Todo final de ano, a Pantone, empresa
líder do setor de cores, anuncia a cor tendência do ano seguinte. Para 2022, a
escolhida foi um violeta batizado de Very Peri. Pela primeira vez, a marca
desenvolveu uma cor exclusiva como tendência esse tom de violeta ainda não
existia na paleta Pantone.
No ano de 2021, foram duas cores
escolhidas pela Pantone para representar o ano, o amarelo “Illuminating” e o
cinza “Ultimate Gray”. Segundo eles argumentaram, essa foi a combinação
perfeita durante a pandemia da Covid-19 e várias quarentenas: apenas a
combinação certa de cores “para transmitir uma mensagem de força e esperança
que é duradoura e edificante”. Passado um ano, o mundo precisa de uma cor mais
profunda e alegre – que seja, nas próprias palavras da Pantone, “audaciosa”. E
assim foi escolhido o violeta “Very Peri” (referência 17-3938).
Em 2021, a cor do ano da Pantone foi,
na verdade, uma dupla de cores: cinza e amarelo, representando força e
otimismo. Com certeza é uma combinação que vemos muito na decoração.
O mesmo deve acontecer com Very Peri,
uma tonalidade que aparecerá cada vez mais na moda, no design, na arte e também
na decoração, em 2022 e nos próximos anos. Inclusive, o violeta já é tendência
agora em 2021.
Os romanos usavam a lavanda como
detergente e antisséptico, além de repelente de insetos. Quando a trouxeram
para a Provença, encontraram um clima acolhedor, onde a planta prosperou e
agora é colhida comercialmente em toda a região. A época ideal para visitar é
de meados de junho a meados de julho, quando as flores roxas estão
desabrochando.
À medida que o mundo faz planos para
viajar em 2022, embora sob as regras e restrições de entrada em certos países,
um casamento perfeito pode ser, simplesmente, ir para um lugar cercado por esta
cor. A França é o país mais visitado do mundo e, depois de Paris, uma rota de
viagem ideal é seguir para o sul, para a Provença, e vagar entre os suntuosos
campos de lavanda roxa.
SOBRE A PANTONE
A marca PANTONE®, foi criada pela
Pantone Inc. que está sediada em Carlstadt, Nova Jersey, EUA. Considerada a
autoridade em cores no mundo, é conhecida pelos seus sistemas e tecnologias de
ponta criados para os processos que envolvem cores com reprodução precisa, nas
etapas de seleção, comunicação e controle de cores. O nome PANTONE® é conhecido
mundialmente como a linguagem padrão para a comunicação precisa em todas as
fases do processo de gerenciamento de cores, desde o designer até o fabricante,
desde o revendedor e até o consumidor, em várias indústrias.
Em 1963, Lawrence Herbert, fundador da
PANTONE®, criou um sistema inovador de identificação, combinação e comunicação
de cores para resolver problemas associados com produção precisa de combinações
de cores na comunidade de artes gráficas. Sua visão de que o espectro de cores
é visto e interpretado diferentemente por cada indivíduo conduziu à invenção do
PANTONE MATCHING SYSTEM, um manual de cores padrão em formato de leque ou chip.
Durante os últimos 50 anos, a marca
PANTONE® desenvolveu e aprimorou o conceito do seu sistema de combinação de
cores, adaptando-o para outras indústrias, onde a reprodução fiel das cores são
críticas, incluindo tecnologia digital, têxteis, plásticos, arquitetura e
interiores. A Pantone LLC. desenvolve continuamente ferramentas de comunicação,
seleção e controle de cores para uma variedade de situações e agressivamente
adota novas tecnologias digitais para atender às necessidades de cores de designers
e profissionais de produção. A Pantone INC foi adquirida em 2007 pela X-RITE,
líder em equipamentos de calibração e medição, no sentido de aprimorar ainda
mais esta importante modernização do sistema.
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