HODEGÉTRIA
significa, literalmente, "Ela que mostra o caminho [Jesus]"; é uma
representação iconográfica da Virgem Maria segurando o Menino Jesus em um dos
braços enquanto aponta para Ele como a fonte da salvação da humanidade. Na
igreja ocidental, este tipo de representação é por vezes chamada: Nossa Senhora
do Caminho.
O
mais venerado ícone do tipo Hodegétria, considerado como o original, estava no
Mosteiro da Panágia Hodegétria em Constantinopla, que foi construído
especialmente para abrigá-lo. Ao contrário da maior das cópias posteriores, a
Virgem aparecia em pé. Dizia-se que ela teria sido trazida de volta da Terra
Santa por Eudóxia, e a imperatriz esposa de Teodósio II (r. 408-450) e que teria
sido pintada por São Lucas. A imagem tinha dois lados e trazia uma imagem da
crucificação de Jesus no reverso e era, "talvez, o objeto de culto mais
proeminente em Bizâncio (Império Bizantino)".
A
imagem original, provavelmente, se perdeu, embora várias tradições afirmem que
ele teria sido levado para a Rússia ou para a Itália. Há um grande número de
cópias da imagem, incluindo muitos dos mais venerados ícones russos, que, por
si mesmos, adquiriram tradições próprias sendo muito copiados e respeitados.
Há
uma variedade de imagens mostrando o ícone em seu santuário publicamente
exibido, o que acontecia todas as quintas-feiras, e um dos grandes pontos de
visitação dos peregrinos em Constantinopla. Ele foi transladado para o Mosteiro
de Cristo Pantocrator (atual Mesquita de Zeyrek), a base da sé da República de
Veneza, entre 1204 e 1261, durante o período do Império Latino de
Constantinopla, e, uma vez que não há ilustrações ou citações sobre o santuário
do ícone no Mosteiro da Panágia Hodegétria antes desse período, acredita-se que
ele foi criado após o retorno do controle grego na cidade.
Há
diversos relatos sobre a exibição semanal, os dois mais detalhados feito pelos
espanhóis: "Toda quinta-feira, vinte homens vinham à igreja da Maria
Hodegétria; eles vestiam longas vestes de linho vermelho com a cabeça coberta
como se fossem roupas de espionagem... há uma grande procissão e os homens de
vermelho seguem, um por um, até o ícone; o que consegue a aprovação do ícone
consegue levantá-lo como se ele nada pesasse. Ele o coloca em seu ombro e eles
seguem cantando para fora da igreja até a grande praça, onde o portador do
ícone caminha com ele de um lado até o outro, dando cinquenta voltas na praça.
Quando ele termina, outros continuam um por vez". Outro relato diz que os
portadores se misturavam ao povo, com o ícone parecendo se inclinar em direção
ao público, que então se considerava abençoado pela Virgem. Clérigos encostavam
pedaços de algodão ou lã no ícone e os distribuíam ao público. Uma pintura numa
parece perto de Arta, na Grécia, mostra uma grande multidão em uma dessas
exibições enquanto um mercado de rua continua inalterado ao fundo.
A
imagem do santuário no mosteiro do Saltério de Hamilton parece mostrar o ícone
atrás de uma tela de ouro trançada montada em grampos que sobem de uma base
piramidal de base quadrangular, similar aos grandes púlpitos medievais. As
cabeças dos homens vestidos de vermelho aparecem no mesmo nível da moldura
inferior do ícone.
A
Hodegétria original desapareceu durante a Queda de Constantinopla em 1453,
quando ela estava abrigada na Igreja de São Salvador em Cora.
A
Igreja de São Salvador em Cora, Mesquita Kariye, Museu de Cora ou Museu Kariye
é considerada um dos mais belos exemplos de uma igreja bizantina. A igreja está
situada no oeste, no distrito de Edirnekapı, em Istambul.
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