29 de janeiro de 2023

HODEGÉTRIA

 


HODEGÉTRIA significa, literalmente, "Ela que mostra o caminho [Jesus]"; é uma representação iconográfica da Virgem Maria segurando o Menino Jesus em um dos braços enquanto aponta para Ele como a fonte da salvação da humanidade. Na igreja ocidental, este tipo de representação é por vezes chamada: Nossa Senhora do Caminho.

O mais venerado ícone do tipo Hodegétria, considerado como o original, estava no Mosteiro da Panágia Hodegétria em Constantinopla, que foi construído especialmente para abrigá-lo. Ao contrário da maior das cópias posteriores, a Virgem aparecia em pé. Dizia-se que ela teria sido trazida de volta da Terra Santa por Eudóxia, e a imperatriz esposa de Teodósio II (r. 408-450) e que teria sido pintada por São Lucas. A imagem tinha dois lados e trazia uma imagem da crucificação de Jesus no reverso e era, "talvez, o objeto de culto mais proeminente em Bizâncio (Império Bizantino)".

A imagem original, provavelmente, se perdeu, embora várias tradições afirmem que ele teria sido levado para a Rússia ou para a Itália. Há um grande número de cópias da imagem, incluindo muitos dos mais venerados ícones russos, que, por si mesmos, adquiriram tradições próprias sendo muito copiados e respeitados.

Há uma variedade de imagens mostrando o ícone em seu santuário publicamente exibido, o que acontecia todas as quintas-feiras, e um dos grandes pontos de visitação dos peregrinos em Constantinopla. Ele foi transladado para o Mosteiro de Cristo Pantocrator (atual Mesquita de Zeyrek), a base da sé da República de Veneza, entre 1204 e 1261, durante o período do Império Latino de Constantinopla, e, uma vez que não há ilustrações ou citações sobre o santuário do ícone no Mosteiro da Panágia Hodegétria antes desse período, acredita-se que ele foi criado após o retorno do controle grego na cidade.

Há diversos relatos sobre a exibição semanal, os dois mais detalhados feito pelos espanhóis: "Toda quinta-feira, vinte homens vinham à igreja da Maria Hodegétria; eles vestiam longas vestes de linho vermelho com a cabeça coberta como se fossem roupas de espionagem... há uma grande procissão e os homens de vermelho seguem, um por um, até o ícone; o que consegue a aprovação do ícone consegue levantá-lo como se ele nada pesasse. Ele o coloca em seu ombro e eles seguem cantando para fora da igreja até a grande praça, onde o portador do ícone caminha com ele de um lado até o outro, dando cinquenta voltas na praça. Quando ele termina, outros continuam um por vez". Outro relato diz que os portadores se misturavam ao povo, com o ícone parecendo se inclinar em direção ao público, que então se considerava abençoado pela Virgem. Clérigos encostavam pedaços de algodão ou lã no ícone e os distribuíam ao público. Uma pintura numa parece perto de Arta, na Grécia, mostra uma grande multidão em uma dessas exibições enquanto um mercado de rua continua inalterado ao fundo.

A imagem do santuário no mosteiro do Saltério de Hamilton parece mostrar o ícone atrás de uma tela de ouro trançada montada em grampos que sobem de uma base piramidal de base quadrangular, similar aos grandes púlpitos medievais. As cabeças dos homens vestidos de vermelho aparecem no mesmo nível da moldura inferior do ícone.

A Hodegétria original desapareceu durante a Queda de Constantinopla em 1453, quando ela estava abrigada na Igreja de São Salvador em Cora.

A Igreja de São Salvador em Cora, Mesquita Kariye, Museu de Cora ou Museu Kariye é considerada um dos mais belos exemplos de uma igreja bizantina. A igreja está situada no oeste, no distrito de Edirnekapı, em Istambul. 





Lucas Pintando a imagem da Virgem Maria
com o Menino Jesus nos braços.




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