31 de dezembro de 2021

EM 31 DE DEZEMBRO CELEBRAMOS SÃO SILVESTRE





EM 31 DE DEZEMBRO CELEBRAMOS SÃO SILVESTRE

Reflexão

Foi sob São Silvestre que começaram a ser estabelecidas, como locais de culto, as grandes basílicas romanas. Ele foi um grande empreendedor, preocupado com o bem estar de seu rebanho. Foi um papa do bem, amado pelo povo e cheio de vontade de transformar as desigualdades em um mundo mais justo.

São Silvestre

O primeiro papa a ocupar a cátedra de Pedro após a conversão de Constantino foi Silvestre. Ele era romano e foi eleito em 314. Graças a Silvestre, a paz foi mantida na Igreja e o primeiro concílio foi convocado, para acontecer no cidade de Nicéia.

Silvestre já era muito idoso e foi representado no Concílio por dois representantes. Como havia harmonia entre Papa e Constantino, a Igreja conseguiu bons resultados, e recebeu um forte apoio financeiro para a construção de valiosos edifícios eclesiásticos, construções que marcaram o pontificado de Silvestre.

Também por causa de Silvestre, Constantino patrocinou à Igreja um ato histórico e de muita relevância para a Humanidade e o Catolicismo: doou seu próprio palácio para servir de moradia para os Papas, e toda a cidade de Roma e algumas outras vizinhas para a Igreja.

São Silvestre morreu em 335, depois de ter permanecido no Trono de Pedro durante vinte e um anos, e produzido tantos e bons frutos para o Cristianismo.

Oração

Vinde, Senhor, em auxílio do vosso povo, que confia na intercessão do papa São Silvestre, e conduzi-o ao longo desta vida presente, para que chegue um dia à felicidade da vida que não tem fim. Por Nosso Senhor.










 Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR

MENSAGEM DE ANO NOVO DO ALBERTO ARAÚJO A TODOS OS AMIGOS.

 



 

Bom dia! Sinto que hoje, 31 de dezembro de 2021, último dia do ano, confiemos que nada dará errado. Deus ofereceu mais uma chance para lutarmos por tudo aquilo que acreditamos; para lutarmos por todos os nossos sonhos. E será com Sua bênção que todos serão realizados. Um novo dia quando todos nós amigos de fé amanhecemos vivos é sinônimo de esperança. Sim, melhor que estarmos “entubados” em leitos de hospitais e também, tantos já partiram desta vida. Deus nos livre! Um novo dia é uma dádiva que devemos aproveitar com toda intensidade. É hora de celebrar a vida, de viver o amor e a paz e a alegria com toda força.

 

Bom dia com Deus no coração!

 

PARA O ANO NOVO:

 

É hora de receber o Ano Novo com alegria e esperança no coração. De deixar o ruim no passado, e abraçar o futuro com otimismo. Vamos fazer desta virada de ano um recomeço de tudo que é bom. Um renovar de sentimentos positivos, e um “renascer” de velhos sonhos. Desejo muita felicidade para este ano. Que sejam 365 dias de realizações, sucesso e muita prosperidade. Feliz Ano Novo!  ALBERTO ARAÚJO.

 








30 de dezembro de 2021

EM 30 DE DEZEMBRO CELEBRAMOS A SAGRADA FAMÍLIA




ORAÇÃO A SAGRADA FAMÍLIA

Ó Deus de bondade, que nos destes a Sagrada Família como exemplo. Concedei-nos imitar em nossos lares as suas virtudes para que, unidos pelos laços do amor, possamos chegar, um dia, às alegrias da vossa casa. Por Cristo Senhor Nosso. Amém.

***************

Quando Deus quis, no seu amor, enviar seu Filho para morar entre nós, Ele escolheu uma família para receber Verbo Divino. Com isso Deus marcou com maior dignidade a família humana e mostrou que esta instituição é essencial para o desenvolvimento da pessoa.

A família de Nazaré tornou-se assim o modelo para as famílias cristãs do mundo. A bondade de Maria e a justiça de José deveriam ser as virtudes procuradas pelos pais e mães de família. Em Nazaré, Jesus aprendeu a andar, correr, brincar, comer, rezar, cresceu, estudou, foi aprendiz e auxiliar de seu pai adotivo José, a quem amava muito e por ele era muito amado também.

Jesus nasceu numa verdadeira família para receber tudo o que necessitava para crescer e viver, mesmo sendo muito pobre. Teve o amor dos pais unidos pela religião, trabalhadores honrados, solidários com a comunidade, conscientes e responsáveis por sua formação escolar, cívica, religiosa e profissional.

Essa família é o modelo de todos os tempos. É exemplar para toda a sociedade, especialmente nos dias de hoje, tão atormentada por divórcios e separações de tantos casais, com filhos desajustados e todos infelizes. A família deve ser criada no amor, na compreensão, no diálogo, com consciência que haverá momentos difíceis e crises.

REFLEXÃO

Cada homem e cada mulher que deixam o pai e a mãe para se unirem em matrimônio e constituir uma nova família não o podem fazer levianamente, mas devem fazê-lo somente por um autêntico amor, que não é uma entrega passageira, mas uma doação definitiva, absoluta, total até a morte.

Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR - Reflexão





29 de dezembro de 2021

OFÉLIA - POESIA DE ALBERTO ARAÚJO - HOMENAGEM À PERSONAGEM DA PEÇA HAMLET DE WILLIAM SHAKESPEARE.

 




OFÉLIA                        

 

(a Ofélia de Hamlet de William Shakespeare)

 

Têm a fragrância das flores do amor

as águas em que tu morreste, linda menina!

Tão majestosa jovem! Doce o teu hálito em flor.

Ó, OFÉLIA, triste essa tua imensurável sina.

Expiraste! Grande Ninfa da Beleza,

nas águas do rio que desce escondido

das abissais montanhas norueguesas.

Faleceste por amor não correspondido.

 

Uma ação desesperada e inerme tua

fez purificar-te na brilhante lua.

Pobre donzela, com perfil de realeza,

repousas tranquila nas águas da natureza.

 

Sofredor o teu coração: Eterno desvario!

Peito dorido, infeliz e que desatina.

A tua alma padecerá no leito do rio

mas, na história dramática de William,

tu serás enternecida: Uma heroína!

 

Poesia de Alberto Araújo

Poeta e jornalista.

 

 

OFÉLIA

 

 

Ofélia é uma das personagens secundárias da peça Hamlet. Na referida peça, a personagem Ofélia morre afogada, num provável suicídio. A bela Ofélia, que amava Hamlet, vê-se privada do seu amor, passa a dar mostras de loucura após a morte do seu pai, Polônio, que fora assassinado por Hamlet. Enquanto Ofélia enlouquece, Hamlet apenas finge perder o juízo para conseguir vingar a morte do falecido Rei Hamlet, seu pai; e a sua melancolia forjada atinge tal grau que o leva a divagar sobre o suicídio.

 

A personagem Ofélia ao mesmo tempo em que é secundária, é fundamental à trama. Shakespeare através da morte trágica e dúbia da doce e jovem cria um espaço para uma discussão apreciativa, porém sutil sobre o suicídio um tema delicado a ser discutido devido a predominação da igreja católica na época.

Fora da conjuntura da obra de Shakespeare a personagem Ofélia foi ainda mais louvada, ela se transformou na figura de uma ninfa das águas caudalosas de um rio rodeado por árvores e flores, uma bela jovem que foge de sua loucura entregando-se a um sono tranquilo enquanto jaz deitada num berço de águas. Ofélia representa uma alma atormentada que foge de si mesma entregando-se a um sono que a conduz ao esquecimento, a morte.

 














TRILHA SONORA OPHELIA. COMPOSIÇÃO: Steven Price do CD Ophelia (Original Motion Picture Soundtrack)

PARA ASSISTIR OPHELIA em uma nova versão clicar no link:

https://youtu.be/C1Q6vl_3tMU

CARTÃO DE ANIVERSÁRIO DIGITAL PARA PABLO JORDÃO DE PÃO



(CLICAR NA IMAGEM PARA ASSISTIR AO CARTÃO DIGITAL)


CARTÃO DE ANIVERSÁRIO DIGITAL PARA PABLO JORDÃO DE PÃO: Parabéns, amigo! Espero que este dia seja muito feliz e recheado de coisas boas. Você merece tudo de bom, pois é um amigo muito querido e dedicado. Espero que complete muitos anos de vida, sempre com saúde, amor e paz. E que o seu caminho pela vida seja sempre acompanhado pela felicidade e pelo sucesso. Feliz aniversário, meu amigo! ALBERTO ARAÚJO 29-12-21





 

27 de dezembro de 2021

O NATAL DE CRISTO, NO INVENTÁRIO DO TEMPO... TEXTO DE ALBERTO ARAÚJO.

 

(Foto: Fonte da Sagrada Família - Jardim da Shirley Araújo)


E O QUE O POETA PONDERA... O Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo... Há mais de dois mil anos. São essas ilustrações itinerárias de devoção, que eu preciso escutar. São dessas elucidações de tempo alegre, feliz momento de Amor e de Paz, que eu preciso me alimentar. Isso é o que me importa, agora. Todas essas maravilhas, eu não posso negar.

 

E NA CRONOLOGIA DO TEMPO

E na cronologia dos momentos degustados...

E na relação do tempo cronológico, atos e fatos.

Na continuidade da carruagem, do passar dos momentos...

Volvo-me no florilégio dos acontecimentos.

Reportando-me aos tempos dos antepassados.

Coração e Alma acreditam no Nascimento do Menino Deus.

Afinal, Deus enviou o Seu Filho Jesus a terra,

para salvar dos pecados todos os irmãos seus.

Por essa razão: Agora, exclusivamente, o peito flora.

E que, hoje, 25 de dezembro de 2021,

Para a prosperidade entrar em nossa casa, abri a porta.

E convencido que a vida é para ser vivida plenamente.

Viver a vida e não ter vergonha de ser feliz...

E convicto que sou afortunado, apesar da cicatriz.

Não aspiro a um coração angustiado, apenas, amores.

Seguir o caminhar. Alimentar íntegras determinações...

Regar a espiritualidade, a ética e o seus valores.

Ser eu mesmo. Ser acautelado e plantar a horta.

 

E NA CRONOLOGIA ADMITIDA

 

E na cronologia dos momentos passados.

Falar-se em tempo e ao acontecido reportar.

Desde que entendemos a vida, o mundo é assim.

Apresenta-nos talvez irresolutas afirmações.

Mas é o que nos conta a biografia cronológica.

Historicamente, geograficamente, religiosamente,

nessa contagem do tempo, a gente tem que acreditar...

E quanto a crer se é verdade? Não podemos afirmar.

O importante é que estamos testemunhando, observando,

convivendo com os fatos durante há milhares de anos.

Isso é algo, que precisamos mostrar aos humanos.

Que são, decisivamente, mais de dois mil anos...

Em que Nosso Senhor Jesus Cristo, nasceu.

Que são, inevitavelmente, mais de dois mil anos...

Em que as Palavras, os Ensinamentos,

as Parábolas de Jesus Cristo, o Salvador,

estão vivas e conectadas ao meio da humanidade.

E as quais, todos os dias,

nós precisamos divulgá-las à posteridade.

Afirmar com toda a coragem

que existe no peito de um homem verdadeiro.

Ser íntegro. Alma nobre, companheiro.

Que jamais, ousa negar a sua Fé em Jesus Cristo.

E dizer com toda convicção, que Jesus Cristo,

É o Nosso Senhor, o Nosso Pai de Amor.

Que Jesus Cristo é acima de tudo

o Nosso Maior Amigo.

E isso, é a mais pura Verdade.

Verdade, que eu vos digo.

Crês nas palavras do poeta.

Que crer, fielmente, nisto.

Reverencia com Fé a Família Sagrada:

Maria, José e Nosso Senhor Jesus Cristo.

 

By© Alberto Araújo

27 de dezembro de 2021



Trilha Sonora: JESUS ALEGRIA DOS HOMENS – Johann Sebastian Bach interpretada por ARTHUR MOREIRA LIMA


(clicar na seta para ouvir a música)





MENSAGEM DE MÁRCIA PESSANHA APÓS POSTAGEM “O NATAL DE CRISTO, NO INVENTÁRIO DO TEMPO... TEXTO DE ALBERTO ARAÚJO.” EM 27 DE DEZEMBRO DE 2021.

"O Natal de Cristo no inventário do tempo," de Alberto Araújo, apresenta-nos uma bela demonstração de fé cristã, bem ilustrado com a trilha sonora "Jesus alegria dos homens" de Johann Sebastian Bach, interpretada por Arthur Moreira Lima.

RESPOSTA E AGRADECIMENTO DO ALBERTO ARAÚJO

Nossa! como a companheira Márcia Pessanha é mesmo uma intelectual muito atuante.  Em sua trajetória cultural carrega consigo o Mérito da preeminência e da grandeza cultural. É nossa Mestra com toda honra. Em todas as publicações, chega com a sua visão inteligente e com o seu "diadema" enfeita todos os nossos pensamentos. Além, sentimos saudades dos tempos quando presidente da ANL, após as apresentações, costurava tudo de forma magistral, com os seus bordados de ouro-prata. Ao final a coroa-diadema estava enfeitada e concluída. Obrigado pela sua constante presença em nossas páginas seja aqui nos grupos, no Facebook e no Focus. Muito obrigado por está juntinho a todos os amigos que lhe querem bem, respeitam e admiram. Muito obrigado por este ano, o qual foi muito proveitoso para todos nós, apesar da pandemia. Felicidades mil. ALBERTO ARAÚJO.

 

                                                                                                                                                                          








26 de dezembro de 2021

PAPAI NOEL VISITA RESIDÊNCIA EM OLINDA-PE





PAPAI NOEL VISITA RESIDÊNCIA CARISMÁTICA EM OLINDA-PE. E O NATAL SE TORNA ESPECIAL PARA TODOS. ASSISTA AO VÍDEO, OU CLICAR NO LINK DO CANAL YOU TUBE DO FOCUS: 


https://youtu.be/0kUtjFi-j0w





25 de dezembro de 2021

UM NATAL EM NITERÓI, A FELICIDADE PODE SER MUITA COISA – TEXTO DE ALBERTO ARAÚJO





Um texto, especialmente, àquelas pessoas que acreditam que a verdadeira felicidade é plural. Àquelas que com modéstia anseiam em seus corações: FELICIDADES!

 

 

É, estamos em dezembro, o mês do Natal!

Como o tempo se desprende em carreira excepcional.

Gosto muito de essa época natalina.

Sou homem felizardo e isso é o que me fascina.

A mulher que eu amo, também, sempre disse:

" - Como é luminoso esse período do Natal.

Gosto, de essa sagrada e benta criatividade."

Minha mulher faz-me sentir um homem especial.

Quando com a boca de carmim,

diz-me, com veracidade:

" - Meu esposo enfeita a mesa do Natal,

com muito carinho e amor, a casa cheia de claridade."

E, o mais empolgante. É logo. Nada fica para depois.

É tão aprazível e delicioso, nós dois,

na sala contemplando o presépio de Natal. É felicidade.

A árvore piscando suas suntuosas e belas cores.

De vez em quando, os anjos cantam os seus louvores...

O melhor de tudo, falamos a mesma linguagem.

Gostamos do Menino Santo, representado em imagem.

Somos inveterados cristãos apostólicos romanos.

Amamos os mesmos hinos, as mesmas canções.

E sempre cantamos "Noite Feliz", em todos os anos.

A mulher que eu amo, fala palavras espirituais.

Devotadas e abençoadas Orações.

Avaliamos tudo que durante o ano a gente fez.

A alegria e a paixão são a mesma, temos a certeza,

desde quando ceamos juntos, pela primeira vez...

Por fim, o relógio golpeia o alucinante tempo,

com as suas replicantes 12 badaladas.

Sem pressa alguma, sem correria,

Olhamos o presépio. Que alegria!

Meia noite... O Menino Jesus nasceu.

Cores pratas-douradas estouram lá fora.

Coisas lindas, que a gente ver e adora.

A gente é um casal muito feliz...

Temos os corações cheios de Amor.

E, temos a plena convicção na vida,

que Jesus Cristo é o Nosso Senhor.

 

 

By ©Alberto Araújo

25 de dezembro de 2021





MENSAGEM DE NATAL DE SHIRLEY AO SEU ESPOSO ALBERTO ARAÚJO






MENSAGEM DE NATAL

PARA O MEU AMADO ESPOSO ALBERTO ARAÚJO

25 de dezembro – 2021

Por Shirley Araújo

 

Bom dia meu amor Alberto Araújo! Hoje, 25 de dezembro é NATAL e estamos comemorando um momento do ano mais importante, o ANIVERSÁRIO DE JESUS CRISTO.  Feliz Natal meu amor. Que Jesus Cristo esteja derramando a Sua misericórdia sobre o seu existir neste mundo. 

O tempo passa e na corrida do tempo, a cada movimento do tempo, eu me encontro em você, em nossos abraços, olhares, em nossos encontros matinais, em nossos entendimentos e também, desentendimentos que resulta em profundo entendimento.  Quando vejo você acordar pela manhã, sempre, esboçando o seu matinal sorriso acolhedor. E assim, vou descobrindo o homem extraordinário, que existe em você. A cada momento, encontro-me com você, no mais íntimo do seu íntimo.

Neste momento de finalização do ano de 2021, agradeço a Deus o presente que Ele me deu, você, o melhor ao acrescentar mais um dia em nossas vidas. 

Peço a Deus que nos abençoe com longos dias e com a intensidade de encontros, no mais íntimo do íntimo, nos descobrindo mais e mais, pois, parece-me que o ser humano, pode ser comparado a uma caixinha de segredos e a cada dia podemos desvendar o que está em oculto em seu imo.

Quero expressar o quanto carrego em meu coração o Amor que devoto a você. A todo o momento agradeço a Deus por ter o escolhido para ser a minha metade, pois, com essa fração eu me sinto completa. Peço muitas bênçãos a Deus e para que conceda a você muitos anos de vida, com muita saúde e paz no coração. Obrigada meu amor. Você me completa, viu!

Feliz Natal e beijo grande no sorriso.

Amo você muito, muito...

Sua esposa, Shirley.










(PARA VER O CARTÃO DIGITAL,
CLICAR NA SETA BRANCA)










24 de dezembro de 2021

FELIZ NATAL A TODOS OS AMIGOS

 


 

Que o Menino Jesus ilumine o Natal com a esperança de dias melhores e momentos especiais em sua vida. Que Ele ilumine sua família para que jamais esqueçam que a compreensão é à base de tudo. Que este Natal seja mais do que uma festa, seja a celebração de um recomeço cheio de paz e amor entre os homens de boa vontade. Que abençoado seja o seu caminho.

Feliz Natal e um próspero Ano Novo.

ALBERTO ARAÚJO.                

O NATAL MOMENTO CRISTÃO QUE CELEBRA O NASCIMENTO DE JESUS CRISTO.





O NATAL É UM MOMENTO CRISTÃO PARA CELEBRAR O NASCIMENTO DE JESUS CRISTO.

Todos os anos, no dia 25 de dezembro em todo o mundo, o nascimento do Menino Jesus é celebrado com uma evocativa Missa da Meia-Noite, preparando o presépio, enfeitando a árvore de Natal, trocando presentes, cantando canções, preparando doces e comidas especiais para serem consumidas em família e repetindo cerimônias e ritos diferentes para cada país da terra.

25 de dezembro é uma data simbólica que está ligada ao solstício de inverno e a um festival pagão romano introduzido pelo Imperador Aureliano em 274 DC: o “Natal do Convite”, que não era outro senão o “Sol Invictus”, divindade solar de Emesa, ou o “dia do novo sol”.

Na Itália, o Natal está ligado à preparação do presépio, que se constrói em muitas casas, em todas as igrejas, praças e lugares públicos. A tradição remonta ao primeiro presépio vivo de São Francisco de Assis que em 1223, em Greccio, quis reviver o nascimento de Jesus na véspera de Natal em um ambiente natural. As primeiras estatuetas, algumas das quais estão preservadas em Santa Maria Maggiore, em Roma, sendo esculpidos em madeira por Arnolfo di Cambio em 1280.

Além do presépio e do São Nicolau (e das adaptações do santo que foram feitas em todas as partes do mundo e ao longo do tempo), não há símbolo mais representativo da árvore para as festas de Natal.

A história da árvore de Natal (ou árvores de Natal, já que são utilizadas diferentes espécies) segue de perto a história da mesma Natividade e a necessidade do Cristianismo de construir sua própria simbologia, assimilando as tradições e símbolos das religiões pré-pagãs, existentes por toda parte Europa (sincretismo).

Tradições e símbolos a serem eclipsados. Como aqueles relacionados ao culto de Saturno, deus da agricultura, ou ao de Mitras. Ambos, em épocas diferentes, celebrados na mesma época do ano, no solstício de inverno. Este é um dos motivos pelos quais se decidiu, apenas no século IV, celebrar o nascimento de Cristo no dia 25 de dezembro, ainda que na época não fosse costume celebrar-se o aniversário de nascimento de alguém. Então, que metáfora melhor do que uma árvore, que germina, cria raízes, cresce, ramifica e gera sementes para se reproduzir?

O Natal é um feriado cristão que nasceu para celebrar o nascimento de Jesus Cristo, que aconteceu em Belém, na Judéia (hoje Palestina), entre 2006 e 2013 anos atrás. 

O Natal e a expectativa da vinda gloriosa de Jesus Cristo

O verdadeiro sentido do Natal é que Jesus Cristo veio ao mundo e permanece em nosso meio: “Eis que estou convosco todos os dias, até o fim do mundo”16. O Emanuel está e estará sempre presente, nos sacrários por toda a terra, na celebração dos Sacramentos, mas principalmente em nossos corações, até sua vinda definitiva no fim dos tempos17. Neste sentido, a preparação para o Natal se reveste de um caráter permanente. Pois, o Senhor Jesus está sempre conosco, mas ao mesmo tempo, a sua presença se renova através dos Sacramentos, especialmente na Liturgia. Além disso, devemos vigiar e orar18, pois podemos perder a presença do Senhor por causa de nossos pecados e também por que não sabemos o dia nem a hora19, se estamos ou não na iminência da segunda e definitiva vinda de Jesus Cristo20. Na expectativa da vinda gloriosa do Senhor, devemos preparar continuamente os nossos corações. No entanto, na segunda vinda do Senhor, não seremos mais nós que O acolheremos em nossos corações. Mas, será o próprio Filho de Deus quem preparará um lugar para nós21 e nos acolherá: “Vinde, benditos de meu Pai, tomai posse do Reino que vos está preparado desde a criação do mundo”22. Sendo assim, o Natal é tempo de alegria pela vinda do Menino Jesus ao mundo, mas também é o tempo propício para renovarmos o compromisso de nos preparar continuamente para a segunda vinda do Senhor. Pois, são “felizes aqueles que lavam as suas vestes [e as alvejaram no sangue do Cordeiro23] para ter direito à árvore da vida e poder entrar na cidade pelas portas24. Isto posto, a partir deste Ano Santo da Misericórdia, acolhamos a misericórdia de Deus em nossas vidas e assumamos com determinada determinação a nossa vida espiritual. Por fim, acolhamos com amor a Virgem Maria em nossos corações, pois com ela acolheremos seu divino Filho, e vivamos com alegria a expectativa da vinda gloriosa do Salvador: “Vem, Senhor Jesus!”25







 




NATAL DO SENHOR - VIGÍLIA DO NATAL





NATAL DO SENHOR - MISSA DA VIGÍLIA DO NATAL

24 de Dezembro de 2021

Cor: Roxo

1ª Leitura - Is 62, 1-5

 

O Senhor agradou-se de ti.

 

Leitura do Livro do Profeta Isaías 62, 1-5

1Por amor de Sião não me calarei,

por amor de Jerusalém não descansarei,

enquanto não surgir nela, como um luzeiro, a justiça

e não se acender nela, como uma tocha, a salvação.

2As nações verão a tua justiça,

todos os reis verão a tua glória;

serás chamada com um nome novo,

que a boca do Senhor há de designar.

3E serás uma coroa de glória na mão do Senhor,

um diadema real nas mãos de teu Deus.

4Não mais te chamarão Abandonada,

e tua terra não mais será chamada Deserta;

teu nome será Minha Predileta

e tua terra será a Bem-Casada,

pois o Senhor agradou-se de ti

e tua terra será desposada.

5Assim como o jovem desposa a donzela,

assim teus filhos te desposam;

e como a noiva é a alegria do noivo,

assim também tu és a alegria de teu Deus.

Palavra do Senhor.

 

 

Salmo - Sl 88,4-5.16-17.27.29 (R. 2a)

R. Senhor, eu cantarei eternamente o vosso amor!

 

4'Eu firmei uma Aliança com meu servo, meu eleito,*

e eu fiz um juramento a Davi, meu servidor:

5Para sempre, no teu trono, firmarei tua linhagem,*

de geração em geração garantirei o teu reinado!' R.

 

16Quão feliz é aquele povo que conhece a alegria:*

seguirá pelo caminho, sempre à luz de vossa face!

17Exultará de alegria em vosso nome dia a dia,*

e com grande entusiasmo exaltará vossa justiça. R.

 

27Ele, então me invocará: Ó Senhor, vós sois meu Pai,+

sois meu Deus, sois meu Rochedo *

onde encontro a salvação!

29Guardarei eternamente para ele a minha graça*

e com ele firmarei minha Aliança indissolúvel. R.

 

 

2ª Leitura - At 13,16-17.22-25

 

Testemunho de Paulo sobre

Cristo, filho de Davi.

 

Leitura dos Atos dos Apóstolos 13,16-17.22-25

Tendo chegado a Antioquia da Pisídia,

16Paulo levantou-se, na sinagoga

fez um sinal com a mão e disse:

'Israelitas e vós que temeis a Deus, escutai!'

17O Deus deste povo de Israel

escolheu os nossos antepassados

e fez deles um grande povo

quando moravam como estrangeiros no Egito;

e de lá os tirou com braço poderoso.

22Em seguida, Deus fez surgir Davi como rei

e assim testemunhou a seu respeito:

'Encontrei Davi, filho de Jessé,

homem segundo o meu coração,

que vai fazer em tudo a minha vontade.'

23Conforme prometera, da descendência de Davi

Deus fez surgir para Israel um Salvador,

que é Jesus.

24Antes que ele chegasse,

João pregou um batismo de conversão

para todo o povo de Israel.

25Estando para terminar sua missão,

João declarou:

'Eu não sou aquele que pensais que eu seja!

Mas vede: depois de mim vem aquele,

do qual nem mereço desamarrar as sandálias''.

Palavra do Senhor.

 

 

Evangelho - Mt 1,1-25

Origem de Jesus Cristo, Filho de Davi.

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 1,1-25

1Livro da origem de Jesus Cristo,

filho de Davi, filho de Abraão.

2Abraão gerou Isaac; Isaac gerou Jacó;

Jacó gerou Judá e seus irmãos.

3Judá gerou Farés e Zara, cuja mãe era Tamar.

Farés gerou Esrom; Esrom gerou Aram;

4Aram gerou Aminadab; Aminadab gerou Naasson;

Naasson gerou Salmon;

5Salmon gerou Booz, cuja mãe era Raab.

Booz gerou Jobed, cuja mãe era Rute.

Jobed gerou Jessé.

6Jessé gerou o rei Davi.

Davi gerou Salomão,

daquela que tinha sido a mulher de Urias.

7Salomão gerou Roboão; Roboão gerou Abias;

Abias gerou Asa;

8Asa gerou Josafá; Josafá gerou Jorão;

Jorão gerou Ozias;

9Ozias gerou Jotão; Jotão gerou Acaz;

Acaz gerou Ezequias;

10Ezequias gerou Manassés; Manassés gerou Amon;

Amon gerou Josias.

11Josias gerou Jeconias e seus irmãos,

no tempo do exílio na Babilônia.

12Depois do exílio na Babilônia,

Jeconias gerou Salatiel; Salatiel gerou Zorobabel;

13Zorobabel gerou Abiud; Abiud gerou Eliaquim;

Eliaquim gerou Azor;

14Azor gerou Sadoc; Sadoc gerou Aquim;

Aquim gerou Eliud;

15Eliud gerou Eleazar; Eleazar gerou Matã;

Matã gerou Jacó.

16Jacó gerou José, o esposo de Maria,

da qual nasceu Jesus, que é chamado o Cristo.

17Assim, as gerações desde Abraão até Davi são quatorze;

de Davi até o exílio na Babilônia, quatorze;

e do exílio na Babilônia até Cristo, quatorze.

18A origem de Jesus Cristo foi assim:

Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José,

e, antes de viverem juntos,

ela ficou grávida pela ação do Espírito Santo.

19José, seu marido, era justo

e, não querendo denunciá-la,

resolveu abandonar Maria, em segredo.

20Enquanto José pensava nisso,

eis que o anjo do Senhor apareceu-lhe, em sonho,

e lhe disse: 'José, Filho de Davi,

não tenhas medo de receber Maria como tua esposa,

porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo.

21Ela dará à luz um filho,

e tu lhe darás o nome de Jesus,

pois ele vai salvar o seu povo dos seus pecados'.

22Tudo isso aconteceu para se cumprir

o que o Senhor havia dito pelo profeta:

23'Eis que a virgem conceberá

e dará à luz um filho.

Ele será chamado pelo nome de Emanuel,

que significa: Deus está conosco.'

24Quando acordou,

José fez conforme o anjo do Senhor havia mandado,

e aceitou sua esposa.

25E não teve relações com ela,

até ao dia em que deu à luz um filho.

E José deu ao menino o nome de Jesus.

Palavra da Salvação.

 

 

OU ESTE EVANGELHO

 

Evangelho - Mt 1,18-25

 

Maria dará à luz um filho e

tu lhe darás o nome de Jesus.

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 1,18-25

18A origem de Jesus Cristo foi assim:

Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José,

e, antes de viverem juntos,

ela ficou grávida pela ação do Espírito Santo.

19José, seu marido, era justo

e, não querendo denunciá-la,

resolveu abandonar Maria, em segredo.

20Enquanto José pensava nisso,

eis que o anjo do Senhor apareceu-lhe, em sonho,

e lhe disse: 'José, Filho de Davi,

não tenhas medo de receber Maria como tua esposa,

porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo.

21Ela dará à luz um filho,

e tu lhe darás o nome de Jesus,

pois ele vai salvar o seu povo dos seus pecados.

22Tudo isso aconteceu para se cumprir

o que o Senhor havia dito pelo profeta:

23'Eis que a virgem conceberá

e dará à luz um filho.

Ele será chamado pelo nome de Emanuel,

que significa: Deus está conosco.'

24Quando acordou,

José fez conforme o anjo do Senhor havia mandado,

e aceitou sua esposa.

25E não teve relações com ela,

até ao dia em que deu à luz um filho.

E José deu ao menino o nome de Jesus.

Palavra da Salvação.