2 de novembro de 2020

O VALOR DO SINAL DA CRUZ



CLICAR NO LINK DO CANAL YOU TUBE DO FOCUS


O Sinal da Cruz é um movimento ritual executado com as mãos pela maioria dos ramos do Cristianismo.

 

O sinal pode ou não ser acompanhado por uma fórmula verbal. O Sinal da Cruz é um dos símbolos mais básicos da religião cristã, relembrando a importância do sacrifício de Cristo na Cruz.

 

O sinal da cruz é realizado desenhando-se uma cruz, sobre si mesmo, sobre outras pessoas ou sobre objetos. Existem duas formas principais de se traçar o Sinal da Cruz, uma seguida pelas Igrejas do Oriente e outra pelas Igrejas do Ocidente.

 

O Sinal da Cruz, mais do que um gesto, é uma marca que nos acompanha desde quando recebemos o Sacramento do Batismo. Cada pessoa tem uma forma de fazê-lo. Mas essa é a atitude certa? Qual a forma correta de fazer o Sinal da Cruz? Podemos finalizar com um beijo na mão? Na reflexão de hoje, Padre Camilo fala sobre o assunto e explica qual o significado do Sinal da Cruz em nossa fé cristã.

 

 

LEIA MAIS

 

 

1. Nossa vida cristã é profundamente, marcada pelo Sinal da Cruz de Cristo. No dia do nosso batismo, recebemos o sinal da cruz em nossa fronte, seguida da oração: “Eu te marco com o sinal do Cristo, o sinal da cruz”.

 

2. O Sinal da Cruz mostra que somos marcados pelo amor de Jesus, que, ao entregar sua vida no altar da cruz, nos alcançou a salvação.

 

3. O Sinal da Cruz está presente em todos os nossos momentos oracionais. Iniciamos e terminarmos a liturgia da missa, invocando a Santíssima Trindade e fazendo o Sinal da Cruz. Somos abençoados som o Sinal da Cruz. Enfim, o Sinal da Cruz de Jesus marca toda nossa caminhada de fé cristã, até para nos recordar o que Ele mesmo nos convidou a viver: “Quer ser meu discípulo, renuncie a si mesmo, tome a cruz e me siga”.

 

4. Por isso, o Sinal da Cruz não pode ser feito de qualquer jeito. Ele é um sinal sagrado e deve ser feito com amor, respeito e devoção. Fazer o sinal da Cruz é recordar o amor de Jesus por nós.

 

5. Por isso, a forma correta de se fazer o Sinal da Cruz é marcando em nosso corpo as quatro pontas que formam a cruz em sua dimensão vertical e horizontal. Então, deve-se levar a mão primeiramente à testa, pois foi na testa que, no dia do nosso Batismo, recebemos pela primeira vez o Sinal da Cruz de Cristo. Depois, a mão deve ser dirigida na altura do peito, em seguida, a mão deve ser levada ao ombro esquerdo, depois ao ombro direito. No momento do "amém", não deve ser dado o beijo na mão, pois o próprio "Amém" confirma o que se acabou de rezar.








Nenhum comentário: