2 de novembro de 2020

EM 02 DE NOVEMBRO CELEBRAMOS TODOS OS FALECIDOS. COMEMORAÇÃO AOS FIÉIS DEFUNTOS. SOLENIDADE PRÓPRIA DO BLOG ALBERTO ARAÚJO & AMIGOS.




Para todos os povos da humanidade, seja qual for à origem, cultura e credo, o falecimento de um ente querido continua a ser o maior e mais profundo dos mistérios. Mas, para os cristãos, tem o gosto da esperança. Esse é o mistério pascal de Cristo: morte e ressurreição. Ele nos garantiu que para quem crê, for batizado e seguir Seus ensinamentos, a morte é apenas a porta de entrada para desfrutar com Ele a vida eterna no Reino do Pai.

 

Enquanto para todos os homens a morte é a única certeza absoluta, para os cristãos ela é a primeira de duas certezas. A segunda é a ressurreição que nos leva a aceitar o fim da vida terrena com compreensão e consolo. Para nós, a morte é um passo definitivo em direção à colheita dos frutos que plantamos aqui na Terra.

 

A Igreja nos ensina que as almas em purificação podem ser socorridas pelas orações dos fiéis. Assim, este dia é dedicado à memória dos nossos antepassados e entes que já partiram. Encontramos a celebração da missa pelos mortos desde o século V.

 

Um dos mais belos Dogmas da Igreja é o da “Comunhão dos Santos”. Dessa maneira entendemos que os que estão no Céu, na feliz morada com Deus para sempre, os que se purificam no purgatório, e nós, que ainda caminhamos pelas estradas deste mundo, formamos um só corpo. Por esse motivo, podemos e devemos rezar pelos que partiram, pois nossas orações são eficazes para ajuda-los a mais rapidamente chegarem à casa definitiva do Pai.

 OU CLICAR NO LINK: https://youtu.be/wkbmXCYSY2o 










 

1ª Leitura - Jó 19,21-27

 

 

Eu sei que o meu redentor está vivo.

Leitura do Livro de Jó 19,21-27

Disse Jó:

21Piedade, piedade de mim, meus amigos,

pois a mão de Deus me feriu!

22Por que me perseguis como Deus,

e não vos cansais de me torturar?

23Gostaria que minhas palavras fossem escritas

e gravadas numa inscrição

24com ponteiro de ferro e com chumbo,

cravadas na rocha para sempre!

25Eu sei que o meu redentor está vivo

e que, por último, se levantará sobre o pó;

26e depois que tiverem destruído esta minha pele,

na minha carne, verei a Deus.

27Eu mesmo o verei,

meus olhos o contemplarão,

e não os olhos de outros.

Dentro de mim consomem-se os meus rins.

Palavra do Senhor.

 

Salmo - Sl 22(23),1-3.4.5.6 (R. 1)

R. O Senhor é o pastor que me conduz,

não me falta coisa alguma.

 

Ou:

 

R. Aleluia, Aleluia, Aleluia.

 

1O Senhor é o pastor que me conduz; *

não me falta coisa alguma.

2Pelos prados e campinas verdejantes *

ele me leva a descansar.

Para as águas repousantes me encaminha, *

3e restaura as minhas forças.

Ele me guia no caminho mais seguro, *

pela honra do seu nome.R.

 

4Mesmo que eu passe pelo vale tenebroso, *

nenhum mal eu temerei.

Estais comigo com bastão e com cajado, *

eles me dão a segurança!R.

 

5Preparais à minha frente uma mesa, *

bem à vista do inimigo;

com óleo vós ungis minha cabeça, *

e o meu cálice transborda.R.

 

6Felicidade e todo bem hão de seguir-me, *

por toda a minha vida;

e, na casa do Senhor, habitarei *

pelos tempos infinitos.R.

 

2ª Leitura - 1Cor 15,20-26.28

Entregará a realeza a Deus-Pai,

para que Deus seja tudo em todos.

Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios 15,20-26.28

Irmãos:

20Na realidade, Cristo ressuscitou dos mortos

como primícias dos que morreram.

21Com efeito, por um homem veio a morte e é também

por um homem que vem a ressurreição dos mortos.

22Como em Adão todos morrem,

assim também em Cristo todos reviverão.

23Porém, cada qual segundo uma ordem determinada:

Em primeiro lugar, Cristo, como primícias;

depois, os que pertencem a Cristo,

por ocasião da sua vinda.

24A seguir, será o fim,

quando ele entregar a realeza a Deus-Pai, depois

de destruir todo principado e todo poder e força.

25Pois é preciso que ele reine até que todos os seus

inimigos estejam debaixo de seus pés.

26O último inimigo a ser destruído é a morte.

28E, quando todas as coisas estiverem submetidas a ele,

então o próprio Filho se submeterá

àquele que lhe submeteu todas as coisas,

para que Deus seja tudo em todos.

Palavra do Senhor.

 

Evangelho - Lc 12,35-40

Vós também ficai preparados!

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 12,35-40

 

Naquele tempo disse Jesus aos seus discípulos:

35"Que vossos rins estejam cingidos

e as lâmpadas acesas.

37Sede como homens que estão esperando

seu senhor voltar de uma festa de casamento,

para lhe abrirem, imediatamente, a porta,

logo que ele chegar e bater.

37Felizes os empregados que o senhor

encontrar acordados quando chegar.

Em verdade eu vos digo:

Ele mesmo vai cingir-se,

fazê-los sentar-se à mesa

e, passando, os servirá.

38E caso ele chegue à meia-noite

ou às três da madrugada,

felizes serão, se assim os encontrar!

39Mas ficai certos: se o dono da casa

soubesse a hora em que o ladrão iria chegar,

não deixaria que arrombasse a sua casa.

40Vós também ficai preparados!

Porque o Filho do Homem vai chegar

na hora em que menos o esperardes".

Palavra da Salvação.

 

 

 


 

 


Nenhum comentário: