17 de novembro de 2020

3 HORAS DE AVE MARIA DE CHARLES GOUNOD AO PIANO E VIOLINO


OU CLICAR NO LINK DO CANAL YOU TUBE
DO FOCUS PORTAL CULTURAL









3 HORAS DE AVE MARIA DE CHARLES GOUNOD AO PIANO E VIOLINO

 

Ave Maria (Bach/Gounod) (tradução)

 

 

Salve Maria (Bach Gounod)

Salve Maria

plena de graças

o Senhor está contigo

e bendita és tu

entre as mulheres

e bendito

é o fruto de teu ventre

Jesus

 

 

Santa Maria

Santa Maria

 

Maria

orai por nós

nós, pecadores

agora e no momento

no momento

de nossa morte

amém, amém!

 

Ave Maria (Bach/Gounod)

 

Ave Maria

Gratia plena

Dominus tecum

Et Benedicta tu

in mulieribus

Et benedictus

fructus ventres

Tui Jesus

 

Sancta Maria

Sancta Maria

Maria

 

Ora pro nobis

Nobis pecatoribus

Nunc et in hora

in hora

Mortis nostrae

Amen, Amen!

 

Compositor: Johan Sebastian Bach, Charles Gounod

 

 




 

A AVE MARIA de Bach/Gounod é uma das composições mais famosas e gravadas sobre o texto em latim da prece Ave Maria.

 

História

 

A peça é composta por uma melodia do compositor romântico francês Charles Gounod, especialmente, projetada para se sobrepor ao Prelúdio No. 1 em C maior, BWV 846, do Livro I de J.S. Bach, O Cravo Bem Temperado, escrito cerca de 137 anos antes. Embora publicado em versões instrumentais e equipado para vários textos durante a vida de Gounod, a alegação de que ele nunca a escreveu realmente parece ser literalmente verdade.

 

 Gounod improvisou a melodia e seu sogro Pierre-Joseph-Guillaume Zimmermann transcreveu a improvisação, e em 1853 fez um arranjo para violino (ou violoncelo), com piano e harmônio. No mesmo ano, a peça musical apareceu com as palavras de Alphonse de Lamartine no poema Le livre de la vie ("O livro da vida").

 

 Em 1859 Jacques Léopold Heugel publicou uma versão do texto em latim. A versão do prelúdio de Bach utilizado por Gounod tem a adição de um compasso (m.23), encontrada apenas no manuscrito de Christian Friedrich Gottlieb Schwencke e na edição impressa de Nikolaus Simrock que baseou-se nela, mas não nos outros manuscritos de Bach ou a obra impressa do acadêmico Bischoff ou G. Henle Verlag Urtext.

 

 

 

OUTRAS INFORMAÇÕES

 

 

 

Escrita, originalmente, em latim, baseada do evangelho de Lucas, ‘Ave Maria’ é a oração mais conhecida e mais comum que a Igreja Católica dirige à mãe de Jesus Cristo. A oração foi traduzida para vários idiomas e anos depois se tornou uma das canções mais conhecidas e famosas do mundo, regravadas por grandes cantores pop e de ópera como Beyoncé e Luciano Pavarotti. Em 1859 Charles Gounod compôs a canção ‘Ave Maria’ para dedicar a sua namorada, inicialmente em cima da harmonia composta cerca de 137 anos antes por Johann Sebastian Bach, nomeada por “Meditação”. A harmonia de Bach é a textura do prelúdio nº 1 em Dó Maior do livro I de O Cravo Bem Temperado. Gounod adicionou um compasso de modo a suavizar a mudança rápida da harmonia do prelúdio. Curiosamente, Bach foi um dos principais compositores protestantes da história. Existem diferentes arranjos instrumentais, entre eles, para violino e violão, quarteto de cordas, piano solo, violoncelo, cavaquinho e até trombone. Essa versão da música já foi gravada por grandes nomes da música mundial, como Maria Callas, José Carreras, Andrea Bocelli e Karen Carpenter e de Luciano Pavarotti.










Nenhum comentário: