28 de agosto de 2020

28 DE AGOSTO CELEBRAMOS O DIA DO VOLUNTARIADO

 


 NO BRASIL, O DIA 28 DE AGOSTO DE 1985, foi instituído como o Dia Nacional Do Voluntariado (DNV), por meio da Lei Nº. 7.352, sancionada pelo então Presidente da República, José Sarney. A partir desta data, as entidades que trabalham com voluntários celebram anualmente.

 

Segundo a definição do dicionário Aurélio, “voluntário é aquele que procede espontaneamente, sem coação, movido pela vontade própria” - explicação proveniente da etimologia da palavra latina “Voluntariu”. Pode-se dizer que o voluntário surge para suprir algum tipo de necessidade, pois se trata da pessoa que doa seu tempo e/ ou habilidade em prol de uma determinada causa, sem receber nada em troca.

 

SER VOLUNTÁRIO é uma das funções mais difíceis para humanidade, principalmente pelo fato de ter de dedicar parte da vida a serviço dos necessitados. Portanto, o dia 28 de agosto é motivo de comemorações pelo fato de se tratar do Dia Nacional do Voluntariado.

 

De acordo com a pesquisa realizada pela Rede Brasil Voluntário e Ibope Inteligência, cerca de 35 milhões de brasileiros com mais de 16 anos faz ou já fez algum trabalho voluntário, ou seja, um em cada quatro brasileiros doam parte do seu tempo livre para construção de um mundo melhor.

 

Seja Voluntário: O que é ser Voluntário

 

Ser voluntário é doar seu tempo, trabalho e talento para causas de interesse social e comunitário e com isso melhorar a qualidade de vida da comunidade.

As formas e oportunidades de participação são presencialmente ou à distância:

 

Realizando ações individuais - profissionais liberais (médicos, advogados etc.) que atendem a uma organização social ou pessoas carentes, ou outras iniciativas como estimular matrículas de crianças em escolas, alfabetizar adultos, doar sangue, dar aulas de artesanato, incentivar a coleta seletiva de lixo.

Participando de campanhas - de doação de sangue, de coleta de livros, de brinquedos, de alimentos, de reciclagem de lixo, do trote cidadão, pela paz, pelo voto consciente, entre outras.

 

Juntando-se a grupos comunitários - apoiar a escola pública local, a associação de moradores ou atuando em alguma necessidade específica da comunidade como urbanização, saneamento e saúde, etc.

 

Trabalhando em organizações sociais - que atuam em diferentes causas e oferecem inúmeras oportunidades nas áreas da saúde, assistência social, educação, cidadania, cultura, meio ambiente.

 

Participando de projetos públicos - trabalhando junto às diversas secretarias municipais e estaduais que visam à melhoria da cidade e das condições de vida da comunidade.

 

Sendo voluntário em escolas - Procurar alguma escola pública ou particular; participar da Associação de Pais e Mestres da escola de seus filhos ou de outros projetos ligados ao voluntariado

 

Parabenizamos aos voluntários que ajudam a minimizar o sofrimento de crianças e adolescentes com câncer!









 

Fonte: Rede Brasil

Nenhum comentário: