Celebramos no dia 28 de agosto a memória do grande Bispo e Doutor da Igreja que nos enche de alegria, pois com a Graça de Deus tornou-se modelo de cristão para todos. Santo Agostinho, foi um dos mais importantes teólogos e filósofos nos primeiros séculos do cristianismo, cujas obras foram muito influentes no desenvolvimento do cristianismo e filosofia ocidental. Santo Agostinho, que entrou no Céu com 76 anos de idade (no ano 430), converteu-se com 33 anos, quando foi catequizado e batizado por Santo Ambrósio. Depois de “perder” sua mãe, voltou para a África, onde fundou uma comunidade cristã ocupada na oração, estudo da Palavra e caridade. Isto, até ser ordenado Sacerdote e Bispo de Hipona, santo, sábio, apologista e fecundo filósofo e teólogo da Graça e da Verdade.
Aurélio Agostinho nasceu no dia 13 de novembro de 354,
cidade de Tagaste, na África. Era o primogênito de Patrício e Mônica, uma
devota cristã, que procurou criar o filho no seguimento de Cristo.
Conhecido universalmente, como Santo Agostinho, foi um dos
mais importantes teólogos e filósofos nos primeiros séculos do cristianismo,
cujas obras foram muito influentes no desenvolvimento do cristianismo e filosofia
ocidental. Ele era o bispo de Hipona, uma cidade na província romana da África.
Escrevendo na era patrística, ele é amplamente considerado como sendo o mais
importante dos Padres da Igreja no ocidente. Suas obras-primas são De Civitate
Dei ("A Cidade de Deus") e "Confissões", ambas ainda muito
estudadas atualmente.
De acordo com Jerônimo, seu contemporâneo, Agostinho
"restabeleceu a antiga fé". Em seus primeiros anos, Agostinho foi
muito influenciado pelo maniqueísmo e, logo depois, pelo neoplatonismo de
Plotino. Depois de se converter ao cristianismo e aceitar o batismo (387),
desenvolveu uma abordagem original à filosofia e teologia, acomodando uma
variedade de métodos e perspectivas de uma maneira até então desconhecida. Acreditando
que a graça de Cristo era indispensável para a liberdade humana, ajudou a
formular a doutrina do pecado original e deu contribuições seminais ao
desenvolvimento da doutrina da guerra justa.
Quando o Império Romano do Ocidente começou a ruir,
Agostinho desenvolveu o conceito de "Igreja Católica" como uma
"Cidade de Deus" espiritual (na obra homônima) distinta da cidade
terrena e material de mesmo nome.[7] "A Cidade de Deus" estava também
intimamente ligada ao segmento da Igreja que aderiu ao conceito da Trindade como
postulado pelo Concílio de Niceia e pelo Concílio de Constantinopla.
Na Igreja Católica e na Comunhão Anglicana, Agostinho é venerado como um santo, um proeminente Doutor da Igreja e o patrono dos agostinianos. Sua festa é celebrada no dia de sua morte, 28 de agosto. Muitos protestantes, especialmente os calvinistas, consideram Agostinho como um dos "pais teológicos" da Reforma Protestante por causa de suas doutrinas sobre a salvação e graça divina. Na Igreja Ortodoxa, algumas de suas doutrinas não são aceitas, como a da cláusula Filioque, do pecado original e do monergismo. Ainda assim, apesar destas controvérsias, é considerado também um santo, sendo comemorado como "Beato Agostinho" no dia 15 de junho. Ainda assim, numerosos autores ortodoxos advogaram a favor de suas obras e de sua personalidade, como Genádio II de Constantinopla e Seraphim Rose.
Entre 373 e 374, Agostinho ensinou gramática em Tagaste. No
ano seguinte, mudou-se para Cartago para dirigir uma escola de retórica e lá
permaneceu pelos nove anos seguintes. Perturbado pelo comportamento indomável
de seus estudantes, fundou, em 383, uma escola em Roma, onde acreditava estarem
os maiores e mais brilhantes retóricos. Porém, se desapontou com a apatia com
que foi recebido pelas escolas romanas. Para piorar, seus estudantes, quando
chegava o momento de pagar pelas aulas, simplesmente fugiam. Seus amigos
maniqueístas então o apresentaram ao prefeito urbano, Símaco, que tentava
conseguir um professor de retórica para servir na corte imperial em Mediolano
(Milão). Agostinho conseguiu a posição e viajou para o norte para assumi-la no
final de 384. Aos trinta anos de idade, já havia conquistado a mais visível de
todas as posições acadêmicas do mundo latino, justamente numa época que tais
postos eram portas de entrada para carreiras políticas. Neste período, embora
demonstrasse algum fervor pelo maniqueísmo, jamais tornou-se um iniciado (um
"eleito"), permanecendo um "ouvidor", o nível mais baixo da
hierarquia da seita.
Ainda em Cartago, já havia começado a se distanciar do
maniqueísmo, em parte por causa de um frustrante encontro com o bispo Fausto de
Milevi, um importante expoente da teologia maniqueísta. Em Roma, afastou-se
completamente do maniqueísmo e abraçou o ceticismo do movimento da Nova
Academia. Em Mediolano, sua mãe retomou a pressão para que ele se reconvertesse
ao cristianismo. Os próprios estudos de Agostinho sobre o neoplatonismo também
passaram a atraí-lo, uma direção que foi depois estimulada por seu amigo Simpliciano.
Mas foi o bispo de Mediolano, Ambrósio, quem mais influenciou Agostinho. Como
ele, Ambrósio era um mestre na retórica, mas era mais velho e mais experiente.
Em Mediolano, Agostinho permitiu que sua mãe lhe arranjasse um casamento e foi por conta disso que ele abandonou sua concubina. Acredita-se que Agostinho realmente amasse sua parceira de mais de treze anos e o rompimento foi bastante difícil para ele. Confirmando esta tese, há evidências de que Agostinho tenha considerado seu relacionamento como equivalente ao matrimônio, apesar de não ser válido perante a lei. Em suas Confissões, ele admitiu que a experiência da separação acabou amortecendo gradualmente sua sensibilidade à dor. Agostinho teve que esperar por mais dois anos até que sua noiva atingisse a idade para casar e logo em seguida tomou uma nova concubina. Ele finalmente terminou o noivado com sua prometida (que tinha onze anos), mas não retomou o relacionamento com nenhuma de suas antigas concubinas.
Agostinho era possuidor de uma inteligência rara, centrou-se
nos estudos e se formou brilhantemente em retórica. Excelente escritor
dedicava-se à poesia e filosofia. Procurando maior sucesso Agostinho foi para
Roma e depois para Milão, onde passou a admirar o bispo Ambrósio. Aos poucos a
pregação de Ambrósio tocou seu coração e ele se converteu. Foi batizado junto
com o filho Adeodato, pelo próprio Bispo Ambrósio com trinta e três anos de
idade.
Com a morte do filho, resolve voltar para casa, mas ali
também encontra sofrimento, com a morte da mãe. Muda-se então para Tagaste,
onde funda uma comunidade monástica. O bispo Ambrósio, preocupado com
Agostinho, o convence a tornar-se sacerdote. No fim torna-se bispo de Hipona.
Agostinho foi definido como o mais profundo e importante
filósofo e teólogo do seu tempo. Sua obra iluminou quase todos os pensadores
dos séculos seguintes. Escreveu livros importantíssimos, entre eles estão sua
autobiografia, "Confissões", e "Cidade de Deus".
Depois de uma grave enfermidade ele morreu, aos setenta e
seis anos de idade, em 28 de agosto de 430.
ORAÇÃO
"Tarde te amei, ó beleza tão antiga e tão nova, tarde te amei! Eis que estavas dentro e eu fora. Estavas comigo e eu não contigo". Vós sois, ó Jesus, o Cristo, meu Pai Santo, meu Deus Misericordioso. Sois meu bom pastor, meu único Mestre, meu auxílio cheio de bondade, meu bem-amado de uma beleza maravilhosa, meu guia para a pátria, meu pão vivo, minha verdadeira luz, minha santa doçura, meu reto caminho, minha pura simplicidade e minha paz.
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