Rodolfo Alfonso Raffaello Pierre Filibert Guglielmi di
Valentina D'Antonguolla (Castellaneta, 6 de maio de 1895 - Nova Iorque, 23 de
agosto de 1926), conhecido profissionalmente como Rudolph Valentino, foi um
ator italiano radicado nos Estados Unidos, que estrelou em vários filmes mudos
de sucesso, incluindo Os Quatro Cavaleiros do Apocalipse, The Sheik, Sangue e Areia,
The Eagle e O Filho do Sheik.
Ele foi um dos primeiros ícones pop, e um símbolo sexual da
década de 1920, que era conhecido em Hollywood como o "amante
latino", ou simplesmente como "Valentino". Sua morte prematura,
aos 31 anos, causou uma histeria em massa entre seus fãs, e impulsionou ainda
mais seu status de ícone cultural do cinema.
BIOGRAFIA
Valentino nasceu Rodolfo Alfonso Raffaello Piero Filiberto
Guglielmi em Castellaneta, Itália, de mãe francesa - Marie Berthe Gabrielle
Barbin (1856 - 1919) - e Giovanni Antonio Giuseppe Fidele Guglielmi.
CARREIRA CINEMATOGRÁFICA
Em 1917, Valentino juntou-se a uma companhia musical que
viajou para Utah, onde ele acabou por se desvincular da mesma. Juntou-se então
a Al Jolson na produção de Robinson Crusoe, viajando a Los Angeles. Em seguida
foi a São Francisco com a peça Nobody Home. Lá, Valentino encontrou o ator
Kerry Normando, que o convenceu a tentar uma carreira no cinema, ainda na época
em que não havia cinema sonoro. Valentino, com Kerry como companheiro de
quarto, voltou a Los Angeles e foi morar no hotel Alexandria. Continuou
dançando, tendo como clientes mulheres mais velhas que lhe ofereciam alguns
luxos. Seu sucesso como dançarino o fez encontrar um quarto na Sunset Boulevard
e começar ativamente a procurar papéis no cinema. Sua primeira participação foi
no filme Alimony. Tendo participações menores em vários filmes, esforçou-se
durante algum tempo para não ser somente chamado a fazer papéis de bandido ou
gângster. Naquele tempo, o maior astro era Douglas Fairbanks, homem de tez e
olhos claros, características que Valentino não possuía. O tipo “exótico” mais
popular da época era o de Sessue Hayakawa.
Estrelato
Ao viajar para Palm Springs, nas filmagens de Stolen
Moments, Valentino leu a novela The Four Horsemen of the Apocalypse, de Vicente
Blasco Ibáñez. Procurando um papel diferente , descobriu que a Metro havia
comprado os direitos de produção da história. Em New York, procurou o
escritório da Metro para falar com June Mathis, que acabou por selar uma
espécie de paz entre Valentino e o diretor do filme, Rex Ingram.
Os Quatro Cavaleiros do Apocalipse foi lançado em 1921,
transformando-se em um sucesso comercial e crítico. Foi uma das primeiras películas
a dar lucro de mais de 1.000.000 dólares, assim como o 6.º melhor filme da era,
em termos de vendas.
A Metro parecia pouco disposta a reconhecê-lo como estrela,
provavelmente devido à falta de fé do diretor Rex Ingram nele. Assim, o estúdio
recusou-se a lhe dar um aumento de $350 semanais pelo filme Os quatro cavaleiro
do apocalipse. Para que ele fizesse a continuação do filme, forçaram-no a
participar de um filme B, chamado Uncharted Seas. E foi neste filme que
Valentino conheceu sua segunda esposa, Natacha Rambova
Rambova, Mathis, Ivano e Valentino começaram a trabalhar no
filme Camille , de Alla Nazimova. Valentino interpretou Armand, interesse do
amor de Nazimova. O filme, na maior parte controlado por Rambova e de Nazimova,
foi considerada demasiado vanguardista por críticos da época.
O último filme de Valentino para a Metro foi The Conquering
Power. A aclamação da crítica recebida pelo filme fez bem ao caixa do estúdio.
Após o lançamento do filme, Valentino viajou a Nova Iorque para encontrar-se
com vários produtores franceses. Com ânsia pela Europa, onde se pagava melhor e
havia mais respeito, Valentino retornou e prontamente encerrou seu contrato com
a Metro.
Depois de encerrar seu contrato com a Metro, Valentino se
decidiu pelo estúdio de Jesse Lasky, mais focado em filmes comerciais. Mathis
então juntou-se a ele, Ivano e Rambova.
Jesse Lasky pretendia capitalizar o sucesso de Valentino, e
associou a ele o estereótipo do "Latin Lover". No filme The Sheik,
Valentino interpretava o Sheik Ahmed Ben Hassan. O filme foi um sucesso e
definiu não só a sua carreira, mas sua imagem e seu legado. Valentino tentou
manter a distância do estereótipo de homem árabe.
Famosos produtores conduziram mais quatro filmes nesse
segmento durante os 15 meses seguintes. Seu papel em Moran of Lady Letty era
tipicamente de Douglas Fairbanks, porém percebeu-se que o seu caráter combinava
mais com ascendência espanhola. O filme recebeu várias revisões, mas de
qualquer maneira foi bem recebido.
Em novembro de 1921, Valentino trabalhou ao lado de Gloria
Swanson em Beyond the Rocks, que possuía figurinos extravagantes. A revista
Photoplay comentou que o filme era fora da realidade. Lançado em 1922, a
película teve péssima aceitação da crítica. Anos depois de seu lançamento,
Beyond the Rocks acabou sendo perdido, com exceção de um minuto de película. Em
2002, o filme foi "redescoberto" pelo museu holandês da película, e a
versão restaurada foi liberada em DVD no ano de 2006.
Sangue e Areia (1922)
Também em 1922, Valentino começou a trabalhar com Mathis em
outro filme, Blood and Sand ("Sangue e Areia"), co-estrelado por Lila
Lee e Nita Naldi. Valentino interpretava um toureiro, cujo nome era Juan
Gallardo. Acreditando inicialmente que o filme seria rodado na Espanha,
Valentino descobriu que o estúdio planejou o lançamento em Hollywood, e que o
diretor e a produção haviam sido mudados.
Após o término das filmagens, Valentino casou com Rambova,
que descobriu então que ele era bígamo. A bigamia de Valentino se tornou um
"sucesso" e o casal foi forçado a anular o casamento e se separar por
um ano. Independente disso, o filme foi um sucesso, com críticas inclusive
chamando o filme de obra prima. Blood and Sand se tornou um dos 4 mais
rentáveis filmes de 1922, quebrando recordes de bilheteria, como por exemplo
$37,400 em uma única vez no Rivoli Theatre.
Durante a separação forçada de Rambova, o par continuou
trabalhando (separadamente) na produção de Mathis, The Young Rajah. Fragmentos
deste filme ainda existem, tendo sido redescobertos em 2005. O filme não
superou as expectativas e não teve uma boa performance financeira. Valentino
colocou a culpa da falta de lucratividade do filme em sua separação de Rambova.
Sem ela, Valentino retorna a Nova Iorque após o lançamento de The Young Rajah,
sendo perseguido por repórteres constantemente. Ao mesmo tempo, Valentino
pensou em não voltar aos estúdios de Jesse Lasky, mesmo ambos já tendo firmado
contrato para o próximo filme, The Spanish Cavalier.
Mineralava Dance Tour
No final de 1922, Valentino conhece George Ullman, que viria
a ser seu empresário. Ullman havia trabalhado com a Mineralava Beauty Clay
Company, e os convenceu que Valentino era perfeito para ser orador, graças a
sua legião de fãs.
A tour foi um tremendo sucesso, com Valentino e Rambova
fazendo performances em 88 cidades nos EUA e Canadá. Além da tour, Valentino e
Mineralava patrocinavam concursos e produtos de beleza. Um destes concursos foi
filmado pelo jovem David O. Selznick, e intitulado Rudolph Valentino and His 88
Beauties.
RETORNO AOS FILMES
Quando Valentino retornou aos EUA (com uma oferta da
Ritz-Carlton Pictures - que trabalhava com Jesse Lasky - e incluía $7,500 por
semana, controle criativo e filmagem em Nova Iorque), Rambova negociou dois filmes
com Jesse Lasky e quatro com a Ritz Carlton. Valentino aceitou, desistindo de
uma oferta italiana chamada Quo Vadis.
O primeiro filme com o novo contrato era Monsieur Beaucaire,
onde Valentino interpretava o Duke de Chartres. O filme ficou ruim e a audiência
americana achou "afeminado". A falha do filme, controlado por
Rambova, é considerada a prova para Valentino bani-la de seus sets .
Em 1924, Valentino fez o último filme para os estúdios de
Jesse Lasky, The Sainted Devil, agora perdido. Tinha figurinos diferentes e uma
história fraca. Apesar disso, começou vendendo muito bem, tornando-se, logo,
mais um desapontamento.
Com seu contrato cumprido, Valentino foi liberado por Jesse,
mas obrigado a fazer os 4 filmes para a Ritz-Carlton. Seu filme seguinte foi
The Hooded Falcon. A produção começou mal, Valentino pediu a Mathis que o
re-escrevesse. Mathis levou isso como um insulto e não falou com Valentino por
dois anos. Rambova começou a trabalhar como figurinista, e re-escreveu o script
de Falcon. Valentino foi persuadido a filmar Cobra, com Nita Naldi, mas também
impôs suas condições: só o faria se ele não fosse lançado antes de The Hooded
Falcon.
Após filmar Cobra, o cast de The Hooded Falcon foi à França
para a finalização do figurino. Depois de 3 meses, voltando à América, houve
sensação devido a Valentino ter deixado a barba crescer para o filme. O grupo e
os moldes foram preparados em Hollywood, mas muito do orçamento foi gasto
somente na pré-produção. Devido à despesa pródiga de Valentino em trajes e em
jogos, Ritz-Carlton terminou o negócio com a dupla (ele e Rambova).
IMAGEM
As mulheres o amaram e o pensaram como o ápice do romance. E
assim os homens americanos foram oprimidos, tendo aversão a seus filmes. Como o
tipo de Fairbanks era mais machão, Valentino acabou sendo visto como uma ameaça
a todo o homem americano. Perguntaram em uma entrevista, a um homem comum, o
que pensava de Valentino: “Muitos homens desejam ser um outro Douglas
Fairbanks. Mas Valentino? Eu quero saber…”
Valentino era triunfantemente sedutor. Colocava os maridos
como nada, ou simplesmente como mais um item doméstico. Homens podiam ser como
Fairbanks, mas copiavam o olhar de Valentino. Um homem com cabelo para trás
perfeitamente lubrificado foi chamado um “Vaselino”.
VIDA PESSOAL
Em 1919, antes da ascensão de sua carreira, Valentino
casou-se impulsivamente com a atriz Jean Acker. Acker, que era lésbica,
lamentou rapidamente a união e deixou Valentino fora de seu quarto na noite de
núpcias. Separaram-se pouco depois, e o casamento acabou anulado por nunca ter
sido consumado. Ficaram legalmente casados, porém, até 1921, quando Acker pediu
o divórcio. Esse concedido, Acker ficou recebendo pensão. Apesar de seu
comportamento disparatado e o uso do termo “Sra. Valentino” (um nome a que ela
não teve nenhum direito legal), ambos foram amigos até sua morte.
Valentino conheceu Natacha Rambova (figurinista, diretora de
arte e protegida de Nazimova) durante as filmagens de Uncharted Seas, em 1921.
Os dois trabalharam juntos no filme Camille, onde tiveram um envolvimento
romântico. Casaram em 13 de maio de 1922, no México, e Valentino foi condenado
por bigamia (pois não estava divorciado por um ano cheio, segundo as exigências
da lei de Califórnia).
Tendo de esperar um ano para casar, ou ser preso, Rambova e
Valentino viveram em apartamentos separados na cidade Nova Iorque, e a 14 de
março de 1923 casaram-se legalmente.
Muitos amigos de Valentino não gostavam de Rambova e seu
controle sobre o amigo. Durante seu relacionamento com Rambova, Valentino
perdeu muitos amigos e sócios em negócios - incluindo June Mathis. Mais ao fim
do casamento, Rambova foi banida dos sets de Valentino contratualmente.
Divorciaram-se em 1925, amargamente, com Valentino não dando um dólar seu a
Rambova.
A sexualidade de Valentino sempre foi objeto de especulação.
Houve quem dissesse que ele era homossexual, tendo tido relacionamentos com
ambos seus colegas de quarto Paul Ivano e Douglas Gerrad, e ainda Norman Kerry
(abertamente homossexual), Jacques Herbertot e Andre Daven.
Um pouco antes de sua morte, Valentino estava tendo um
relacionamento com a atriz Pola Negri. Negri fez uma cena em seu funeral,
dizendo que eles haviam casado, o que até hoje não se sabe realmente.
Morte e funeral
Em 15 de agosto de 1926, Valentino teve um colapso, no Hotel
Ambassador, em Nova Iorque. Foi hospitalizado na Policlínica de Nova Iorque e
submeteu-se a uma cirurgia referente a uma úlcera perfurada. A cirurgia foi bem
sucedida e ele pareceu se recuperar. Infelizmente, abateu-se-lhe uma
peritonite, que se propagou por todo o corpo. Morreu oito dias mais tarde.
Mais de 100 000 pessoas foram às ruas de Nova Iorque para
oferecer as suas condolências. O evento em si era um drama próprio: a atriz
Pola Negri desmoronou de histeria sob o caixão e janelas foram despedaçadas
pelas fãs. Revelou-se mais tarde como um conluio de planejamento de
publicidade. A missa fúnebre de Valentino em Nova Iorque ocorreu na igreja
católica romana de "Malachy de Saint", chamada frequentemente de
“capela do ator”, porque fica situada na rua do oeste 49th no distrito do
teatro de Broadway, e tem uma associação longa com figuras do show business.
Depois que o corpo de Valentino foi levado por trem através
do país, um segundo funeral se deu na costa oeste, na Igreja Católica do Bom
Pastor em Beverly Hills.
June Mathis, sua grande amiga, ofereceu sua cripta para que
Valentino fosse enterrado, pois seria uma solução provisória. Entretanto,
Mathis morreu no ano seguinte e Valentino foi colocado na cripta adjacente. Os
dois ainda estão enterrados lado a lado no cemitério de Hollywood.
Durante anos, em todos os aniversários de sua morte, uma
mulher de negro colocou rosas em seu túmulo. Descobriu-se em 1945 que ela era
Marion Brenda, que Valentino conhecera numa festa pouco antes de morrer. Ela
afirmava ter se casado com ele, o que nunca foi comprovado.
Valentino deixou a sua mansão ao seu irmão, irmã e Teresa
Werner (tia de Rambova).
Filmes sobre Valentino
A vida de Rudolph Valentino foi filmada para televisão e
cinema. Uma destas biografias é o filme Valentino , de Ken Russell, no qual
Valentino é retratado por Rudolf Nureyev.
Um filme mais profundo sobre o ator, igualmente chamado
Valentino, foi lançado em 1951, onde Anthony Dexter é Valentino.
The World's Greatest Lover, um filme de comédia de 1977,
apresenta Gene Wilder como um atrapalhado que tentava ganhar um concurso dum
estúdio de cinema rival que queria eleger um ator que pudesse competir com
Valentino. Matt Collins interpreta Valentino mas nunca tem um diálogo.
O curta metragem Daydreams of Rudolph Valentino, com ator
Vladislav Kozlov como Valentino, foi apresentado no cemitério de Hollywood em
23/08/2006, marcando 80 anos da morte de Rodolfo Valentino.
Em American Horror Story: Hotel, foi interpretado por Finn
Wittrock.
Filmografia
My Official Wife (1914)
The Quest of Life (1916)
The Foolish Virgin (1916) (não-creditado)
Seventeen (não-creditado, 1916)
Alimony (1917)
A Society Sensation (1918)
All Night (1918)
The Married Virgin/Frivolous Wives (1918)
The Delicious Little Devil (1919)
The Big Little Person (1919)
A Rogue's Romance (1919)
The Homebreaker (1919)
Out of Luck (1919)
Virtuous Sinners (1919)
The Fog (1919)
Nobody Home (1919)
The Eyes of Youth (1919)
Stolen Moments (1920)
An Adventuress (1920)
The Cheater (1920)
Passion's Playground (1920)
Once to Every Woman (1920)
The Wonderful Chance (1920)
The Four Horsemen of the Apocalypse (1921) ("Os Quatro
Cavaleiros do Apocalipse")
Uncharted Seas (1921) ("Corações Cegos")
The Conquering Power (1921) ("Eugênia Grandet")
Camille (1921) ("Dama das Camélias")
The Sheik (1921) ("O Xeque")
Moran of the Lady Letty (1922) ("De Marujo a
Comandante"/ "A Ferro e Fogo")
Beyond the Rocks (1922) ("Esposa Mártir")
Blood and Sand (1922) ("Sangue e Areia")
The Young Rajah (1922) ("O Jovem Rajá")
Monsieur Beaucaire (1924)
A Sainted Devil (1924) ("Pecador Divino")
Cobra (1925)
The Eagle (1925) ("O Águia")
The Son of the Sheik (1926) ("O Filho do Xeque")
coprotagonisado por Kelly Howard.
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