21 de fevereiro de 2018

SEIS MARAVILHAS ARQUITETURAIS DO MUNDO CRISTÃO.

 
 
Quando você viaja pelo mundo, é muito provável que queira ver alguns monumentos de valor histórico e arquitetônico, e, talvez, um pouco de arte e um certo sentido de serenidade. Estas seis grandes estruturas que você verá a seguir oferecem tudo isso e mais. Elas estão entre os maiores e, possivelmente, mais sagrados locais do mundo para os cristãos. Cada uma dessas igrejas ou catedrais está plena de beleza e merece ser visitada, independentemente de religião.
 
 
 
 
 
 
BASÍLICA DE NOSSA SENHORA APARECIDA, APARECIDA, BRASIL
 
 
A Basílica da Nossa Senhora Aparecida é um importante lugar de orações dos Católicos Romanos, situada na cidade de Aparecida (SP), construída sobre as ruínas de uma velha capela de madeira de 1745. Em 1955, o arquiteto Benedito Calixto iniciou a construção da basílica, em forma de cruz grega, com braços de 188 metros de comprimento e 183 metros de largura.
 
 
A cúpula tem 70 metros de altura e a torre alcança 102 metros de altura. Possui capacidade para abrigar 70 mil pessoas e recebeu duas vezes o prêmio Rosa Dourada, conferido pelo Papa, como símbolo de reverência.
 
 
 
 

 
 
BASÍLICA DE SÃO PEDRO, VATICANO
 
 
Situada no coração do Vaticano, a Basílica de São Pedro é considerada por muitos como a obra mais conhecida da arquitetura do Renascimento. Planejada por nomes como Donato Bramante, Michelangelo e Gian Lorenzo Bernini, levou mais de 100 anos para ser concluída - de 1506 a 1626, e o tamanho do seu interior é 15.160 metros quadrados. De acordo com a tradição católica, a basílica é o local da sepultura do apóstolo Pedro, que lhe dá o nome.
 
Naturalmente, é um local de peregrinação e também por celebrações feitas pelo Papa, atraindo um público que varia entre 15 mil a 80 mil pessoas.
 
 
 
 

 
 
CATEDRAL DE MILÃO, ITÁLIA
 
 
A catedral gótica de Milão, também conhecida como Il Duomo, levou aproximadamente seis séculos para ser concluída, sendo a quinta. maior catedral do mundo e a maior na Itália. Uma placa de 1386 pode ainda ser vista em uma das paredes, celebrando o lançamento da pedra fundamental da obra que só terminou em 1965.
 
O interior do templo inclui numerosos monumentos e obras de arte, incluindo o sarcófago do Arcebispo Alberto da Intimiano, os três magníficos altares de Pellegrino Pellegrini e um dos cravos que dizem ser da crucificação de Cristo. É uma atração obrigatória para quem está em Milão, e a maior parte das contribuições dos visitantes é empregada na sua conservação.
 
 

 
 
 
 
CATEDRAL DE NOSSA SENHORA DA SÉ, SEVILHA, ESPANHA
 
 
A Catedral de Santa Maria da Sé, mais conhecida como Catedral de Sevilha, é um templo Católico Romano. É a maior catedral gótica que existe e a terceira maior catedral do mundo. Foi registrada como Patrimônio da Humanidade em 1987 pela UNESCO. A catedral possui quinze portas em suas quatro fachadas, cada uma delas com seu nome e desenho especial, como a Porta do Batismo (decorada com uma cena do batismo de Jesus) e a Porta de São Miguel (mostrando escultura representando o nascimento de Jesus, feitas por Pedro Millan).
 
O templo, com seus 135 metros de comprimento e 100 metros de largura, contém 80 capelas e o local de sepultamento de Cristóvão Colombo.
 

 
 
 
CATEDRAL DE SÃO JOÃO, O DIVINO, NOVA IORQUE, ESTADOS UNIDOS
 
 
 
A maior catedral anglicana do mundo, o interior da São João possui 11.200 metros quadrados de área e uma altura de 70,7 metros. As grandes portas do lado oeste conduzem à Avenida Amsterdam e são, provavelmente, ícones deste templo. Foram desenhadas entre 1927 e 1931, e mostram 48 painéis descrevendo cenas do Antigo e Novo Testamento, bem como do Apocalipse.
 
As dimensões e estrutura do interior da catedral criam um nível superior de acústica, fazendo com que ela seja um dos locais favoritos para concertos e apresentações musicais em Nova Iorque. Entretanto, a melhor música de St. John (seu nome em inglês), vem das preces e cânticos acompanhados pelo seu grande órgão. Atualmente avaliado em mais de 8 bilhões de dólares, ele é considerado um tesouro incalculável para os mundos da música e da cristandade.
 
 
 
 

 
 
 
 
 
IGREJA LUTERANA DE ULM, ALEMANHA
 
 
Esta igreja luterana situada em Ulm, na Alemanha, não é uma das maiores do mundo, mas é a mais alta. Do solo ao topo da torre, mede 161,5 metros, e, entre 1890 e 1901, foi a estrutura construída por mãos humanas mais alta do mundo. Do último nível, a 143 metros de altura, pode-se avistar um belo panorama de Ulm e, em dias claros, até mesmo uma vista dos Alpes.
 
 
Durante a Segunda Guerra Mundial, cerca de 80% do centro medieval de Ulm foi destruído, e a igreja foi parcialmente danificada. Hoje abriga muitas obras de arte, como gárgulas em forma de dragões nas escadas, cinco lindos e enormes vitrais e muitas esculturas em estilo medieval.
 
 
 
 

Nenhum comentário: