27 de maio de 2023

O DIA DE PENTECOSTES | BLOG ALBERTO ARAÚO & AMIGOS



PENTECOSTES é uma das celebrações mais importantes do calendário cristão e comemora a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos de Jesus Cristo, sua mãe Maria. Simboliza em certeza, o Espírito Santo iluminando a Igreja, vivificando as almas e fixando nelas a sua morada. 

O PENTECOSTES é celebrado 50 dias depois do domingo de Páscoa, e ocorre no décimo dia depois da celebração da Ascensão de Jesus. Isto porque ele ficou quarenta dias, após Sua ressurreição, dando os últimos ensinamentos a seus discípulos. E para os cinquenta dias que se completam da Páscoa até o último dia da grande festa de Pentecostes, sobram dez dias. Foram estes os dias em que os discípulos permaneceram no cenáculo até a descida do Espírito Santo no dia de Pentecostes. 

Antes de subir ao céu, esperando o Espírito Santo, que desceu sobre todos, nove dias após a Ascensão. Jesus Cristo havia recomendado aos seus Apóstolos que se recolhessem no cenáculo e esperassem aí a vinda do Espírito Santo. Obedecendo ao Mestre, os Apóstolos permaneceram em Jerusalém e puseram-se a rezar com Maria, Mãe de Jesus, com os discípulos e as santas mulheres. 

Recolhidos no Cenáculo por ordem do Salvador, Pedro e seus companheiros meditavam as últimas palavras do Mestre. Eles, pobres iletrados, ignorantes, deveriam pregar o Evangelho? Eles, desprezados pelos judeus, deveriam apresentar à adoração do mundo, aquela Cruz, sobre a qual o seu Mestre acabava de expirar? Não era isso tentar o impossível? 

“De repente, veio do céu um barulho como se fosse uma forte ventania, que encheu a casa onde eles se encontravam. Então apareceram línguas como de fogo que se repartiram e pousaram sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito os inspirava.” (At 2,2-4). 

Para os cristãos, o Pentecostes a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos e seguidores de Cristo, através do dom de línguas, como descrito no Novo Testamento, durante aquela celebração judaica do quinquagésimo dia em Jerusalém. Por esta razão o dia de Pentecostes é, às vezes, considerado o dia do nascimento da igreja cristã. O movimento pentecostal tem seu nome derivado desse evento.

 

A OBRA DO ESPÍRITO SANTO

 

A obra do Espírito Santo na alma dos Apóstolos foi de transformação que se operou no espírito, na vontade e no coração deles. O espírito precisa de verdade, a vontade precisa de coragem e o coração precisa de amor. 

Ele os enche de verdade. Jesus lhes havia ensinado as verdades, que comportavam a sua disposição, a sua capacidade, as suas necessidades, mas reservou a coroação da sua obra para o Espírito Santo. Eis porque os Apóstolos, pela vinda do Espírito Santo, compreenderam melhor o que Jesus lhes ensinara, adquiriram as novas ciências, que exigiam a sua nova situação de Doutores e propagandistas da Igreja. 

A segunda transformação foi a da sua vontade. Até aí esta vontade era lânguida, sem resistência, nem firmeza. São Pedro sabia dar o seu brado de energia, porém, na primeira ocasião do perigo, a sua vontade vacilava, e transformava-se numa fraqueza que ia até a covardia. Conhecemos por demais a fraqueza dos Apóstolos. Estavam repletos de boa vontade e de sinceridade, porém todos eram vacilantes, medrosos, sem energia.

Depois de Pentecostes nada mais deste medo existe. Pregam em toda parte, e aos chefes dos judeus, que pretendem amedrontá-los com ameaças e castigos, respondem sem hesitar: Não podemos calar-nos! E não se calam: falam diante dos príncipes, dos reis, governadores e diante do Sinédrio, com altivez inspirada e, alegram-se de poder sofrer em nome de Jesus. 

A terceira transformação é a do amor. Os Apóstolos amavam o divino Mestre, não havia dúvida, mas quanto egoísmo neste amor!  Eis que o Espírito Santo, sob a forma de línguas de fogo, sopra sobre eles e seus corações ardem de amor e começam a pregar por toda parte. Este amor, depositado por Deus nos corações dos Apóstolos produz as chamas que abrasam os corações dos filhos da Igreja Católica até o fim dos tempos.

 

ORAÇÃO AO ESPÍRITO SANTO.

 

A Igreja reserva para o dia de Pentecostes uma sequência, uma bela oração para a Santa Missa, é a oração mais antiga ao Espírito Santo.

Vinde Santo Espírito e do céu mandai luminoso raio.

Vinde pai dos pobres doador dos dons, luz dos corações.

Grande defensor em nós habitais e nos confortais.

Na fadiga sois pouso, no ardor sois brandura e na dor sois ternura.

Ó luz venturosa, que vossos clarões encham os corações.

Sem vosso poder em qualquer vivente nada há de inocente.

Lavai o impuro e regai o seco, curai o enfermo.

Dobrai a dureza, aquecei o frio, livrai do desvio.

Aos vossos fiéis que oram com vibrantes sons dai os sete dons.

Dai virtude e prêmio e no fim dos dias eterna alegria. Amém. 

O Domingo de Pentecostes é o último dia da Festa do Divino Espírito Santo, muito difundida no catolicismo popular brasileiro e de outros países.














FONTE

https://salvaimerainha.org.br/noticias/o-dia-de-pentecostes/?utm_source=email&utm_medium=newsletter&utm_content=NL0087F

https://pt.wikipedia.org/wiki/Pentecostes

Nenhum comentário: