A data é uma referência ao Padre Anchieta quando assinou a Carta de São Vicente, no qual o Padre Anchieta descreve pela primeira vez as belezas das florestas tropicais do Brasil, em 1560, e foi instituída pelo Decreto Presidencial de 21 de setembro de 1999, sendo que no ano seguinte entrou no calendário oficial.
Criado para lembrar a importância desse grande bioma que existiu em quase todo litoral brasileiro. O intuito principal é conscientizar a população, as autoridades e a iniciativa privada para a conservação da floresta que tanto encantou os europeus quando aqui chegaram.
A Mata Atlântica embora na época do descobrimento se estendesse, continuamente, por todo o litoral, hoje, existem, somente, dois grandes contínuos de vegetação nativa, que estão localizados na Serra do Mar entre o Paraná e Rio de Janeiro e na região de Foz do Iguaçu, na fronteira com a Argentina e Paraguai. É a segunda maior floresta tropical do Brasil e sua biodiversidade é uma das maiores do planeta: milhares de espécies vegetais e animais vivem nesta floresta. Ela compreende 15% do território brasileiro e está distribuída por 17 Estados, entre o Piauí e o Rio Grande do Sul, e também está em parte da Argentina e Paraguai.
PROTEJA A MATA ATLÂNTICA!
Nenhum comentário:
Postar um comentário