Os doutores e doutoras da Igreja são santos e santos que deram suas contribuições dentro de várias áreas da doutrina cristã e se destacaram por seu conhecimento teológico, cada um em sua época e cada um na sua área de pesquisa.
Entre os 37 doutores distinguidos pela Igreja, destaca-se a presença de quatro mulheres. Santa Teresa de Ávila e Santa Catarina de Sena foram proclamadas doutoras pelo papa Paulo VI, que também é santo. Santa Teresinha de Lisieux foi proclamada pelo papa João Paulo II e Santa Hildegarda de Bingen, por Bento XVI. As santas dedicaram sua vida ao Reino de Deus e levaram uma vida de santidade.
Na homilia em que o Santo Padre João Paulo II proclamou Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face como doutora da Igreja, ele disse: “Entre os ‘Doutores da Igreja’, Teresa do Menino Jesus e da Santa Face é a mais jovem, mas o seu ardente itinerário espiritual demonstra muita maturidade, e as intuições da fé expressas nos seus escritos são tão vastas e profundas, que a tornam digna de ser posta entre os grandes mestres espirituais”.
Somente o papa pode proclamar um santo ou santa como doutor da Igreja e esse reconhecimento significa que, formalmente, a Igreja reconhece, através de decreto, que estes fiéis foram figuras que impactaram profundamente suas gerações e as gerações seguintes.
Entrevistado o padre José Luiz da Silva, reitor do Seminário Maior Interdiocesano São João Maria Vianney e professor de Teologia do Instituto Santa Cruz, explicou um pouco mais sobre os doutores da Igreja.
ENTREVISTA
Como surgiu esse título de “Doutores da Igreja”?
O conhecimento de Jesus Cristo gera santidade de vida. A união entre inteligência e santidade é indissoluvelmente ligada ao mistério da Igreja. Esta, por sua vez, orna homens e mulheres com o título de “doutores da Igreja”. O surgimento dessa honra consta-se do início da Idade Média.
Quem são os doutores da Igreja?
São homens e mulheres que viveram intensamente o batismo que, pela sua santidade de vida, ortodoxia, fé e o eminente saber teológico foram honrados com tal título. Consta-se uma lista de 37 doutores e doutoras, sendo que o último a ser proclamado foi Santo Irineu de Lyon, por Sua Santidade, o papa Francisco.
O QUE FIZEREM PARA RECEBER ESSE TÍTULO?
Eles rezaram. Por isso, foram reconhecidos na sua vida um alto grau de santidade. Eles estudaram, e, por isso, pode desenvolver um saber teológico inaudito, uma reta doutrina, base para todo desenvolvimento teológico. Para ser doutor, leva-se em consideração três critérios: Eminens doctrina (importância da doutrina); Insignis vitae sanctitas (alto grau de santidade); Ecclesiae declaratio (Proclamação da Igreja).
QUAIS SÃO OS MAIS CONHECIDOS?
Os grandes doutores da Igreja são oito, a saber: os maiores doutores do Ocidente (S. Ambrósio, S. Agostinho, S. Jerônimo, S. Gregório Magno) e no dos quatro maiores do Oriente (S. Atanásio, S. Basílio, S. Gregório de Nazianzo e S. João Crisóstomo). Eu acrescentaria, nesta lista, Santo Irineu de Lyon e Santo Tomás de Aquino. Santo Agostinho, Padre e Doutor da Igreja é o mais conhecido e, de igual modo, Santo Tomás de Aquino, Doutor Angélico. Esses dois são os mais citados em ambientes acadêmicos.
SÃO QUATRO SANTAS DOUTORAS:
1.
Santa Teresa de Ávila
2.
Santa Catarina da Sena
3.
Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face
4.
Santa Hildegarda de Binge
CONFIRA A LISTA DOS 33 SANTOS DOUTORES:
1.
São Gregório Magno
2.
Santo Agostinho
3.
Santo Ambrósio
4.
São Jerônimo
5.
São Tomás de Aquino
6.
Santo Atanásio
7.
São Basílio Magno
8.
São Gregório Nazianzeno
9.
São João Crisóstomo
10.
São Boaventura
11.
Santo Anselmo
12.
Santo Isidoro de Sevilha
13.
São Pedro Crisólogo
14.
São Leão Magno
15.
São Pedro Damião
16.
São Bernardo de Claraval
17.
Santo Hilário de Poitiers
18.
Santo Afonso Maria de Ligório
19.
São Francisco de Sales
20.
São Cirilo de Alexandria
21.
São Cirilo de Jerusalém
22.
São João Damasceno
23.
São Beda, o venerável
24.
Santo Efrém, o sírio
25.
São Pedro Canísio
26.
São João da Cruz
27.
São Roberto Belarmino
28.
Santo Alberto Magno
29.
Santo Antônio
30.
São Lourenço de Brindisi
31.
São João de Ávila
32.
São Gregório de Narek
33.
Santo Irineu de Lyon
FONTE:
https://www.arquidiocesedegoiania.org.br/comunicacao/noticias/1942-santos-doutores-da-igreja
Nenhum comentário:
Postar um comentário