24 de novembro de 2022

RIO PARNAÍBA VELHO MONGE PEDE AJUDA POESIA DE ALBERTO ARAÚJO



RIO PARNAÍBA (VELHO MONGE) PEDE AJUDA – POESIA DE ALBERTO ARAÚJO – HOMENAGEM NO DIA DO RIO EM 24 DE NOVEMBRO.

 

CLICAR NO LINK:

https://www.youtube.com/watch?v=zV-0JhzBPNo

 

 

Nasço distante

entre rochedos e matagais...

Tenho pressa, tenho que correr

preciso dar de comer a quem tem fome

preciso dar de beber a quem tem sede

sei a hora de chegar.

Sou um moço bom, em mim tu podes navegar...

 

Tenho nome

identidade

tenho até apelido, na intimidade.

 

Tantas e tantas vezes eu chorei

quando em mim tu te afogaste

pois quisera nesse momento

ter cabelo de Sansão para te segurar

 

De mim terás comida, água boa

pode até se banhar.

 

Não podes dormir em meu peito

pois é muito profundo o meu leito

 

No entanto, sou tão indefeso

os covardes

depositam em mim, imundícies-dejetos.

Todo tipo de lixo

por isso estou eu doente

tenho uma dor no peito

 

Quero ainda ver o teu filho crescer

o teu neto nascer

e compartilharem comigo um sorriso

um abraço forte e sincero

por favor, me ajudem a viver

EU não quero morrer.

 

© Alberto Araújo

 

 

 

O DIA DO RIO É COMEMORADO EM 24 DE NOVEMBRO, assim como o Dia Mundial da Água é comemorado no Dia 22 de março – estas datas foram instituídas devido a grande preocupação com a escassez da água, assim como a preservação e proteção dos recursos naturais.

 

***********************************

 

O Rio Parnaíba, também conhecido como Velho Monge é um curso de água que divide, politicamente, os estados do Maranhão e do Piauí. É o maior rio, genuinamente, nordestino sendo navegável em toda sua extensão.


Nenhum comentário: