9 de julho de 2020

ALBERTO ARAÚJO VISITA A PIRÂMIDE DO LOUVRE




ALBERTO ARAÚJO VISITA A PIRÂMIDE DO LOUVRE é uma estrutura de forma piramidal, construída em vidro e metal, rodeada por três pirâmides menores, no pátio principal do Palácio do Louvre em Paris, França. A Grande Pirâmide serve de entrada principal do Museu do Louvre. Concluída em 1989, tornou-se um ponto de referência para a cidade de Paris.

 

Encomendada pelo então Presidente Francês François Mitterrand, em 1984, foi projetado pelo arquiteto I. M. Pei, que foi também responsável pela concepção do Museu Miho, no Japão, entre outros. A estrutura, que foi construído inteiramente com segmentos de vidro, atinge uma altura de 20,6 m, a sua base quadrada tem cerca de 35m de lado. É constituída por 603 peças de losangos e 70 segmentos triangulares de vidro.

 

A Pirâmide e o átrio subterrâneo, debaixo dela, foram criadas por causa de uma série de problemas com a entrada principal (original) do Louvre, que já não podia lidar com um número enorme de visitantes em uma base diariamente. Os visitantes que entram através da pirâmide podem descer ao átrio espaçoso, em seguida, voltar a subir para os principais edifícios do Louvre. Vários outros museus têm repetido este conceito, mais notavelmente, o Museu da Ciência e Indústria, em Chicago. As obras de construção da base da pirâmide e o átrio subterrâneo, foi realizada pela Dumez.

 

Em setembro de 2014, foi reestruturada. Originalmente foi criada para receber 4,5 milhões de pessoas por ano, mas, em 2014, recebeu mais de nove milhões de visitantes.

O museu investiu 53,5 milhões de euros num projeto do estúdio de arquitetura Search.





Nenhum comentário: