9 de fevereiro de 2020

SANTUÁRIO DO MILAGRE EUCARÍSTICO, EM LANCIANO-ITÁLIA.





Chegamos ao Santuário do Milagre Eucarístico. É uma igreja franciscana, não tem riquezas, e também nem tantas obras de arte com em outras igrejas. A curiosidade nos levou imediatamente, ao altar. É chegado o momento de ver o ostensório, a âmbula. É impressionante ver a imagem de algo tão simples, mas fascinante. Se você tiver fé, ficará encantado. Uma dica importante: caso tenha oportunidade, conheça os arredores do Santuário, o chamado Centro Histórico: A Torre Campanária, de 1610; A Basílica Madona Del Ponte, de 1785, o sino da torre, a Ponte Diocleciano, entre outros monumentos históricos...


O Milagre Eucarístico de Lanciano teria ocorrido no século VIII, na cidade italiana de Lanciano, antigamente chamada de "Anciano", seria a extraordinária transformação da Hóstia em carne humana e do Vinho em sangue humano, durante uma celebração litúrgica católica, sendo reconhecido como milagre pela Igreja Católica Apostólica Romana. Numa manhã de domingo, na cidade de Lanciano, na Itália, ao celebrar a missa, um monge de São Basílio questionava interiormente o Sacramento da Eucaristia e a consubstanciação do pão e do vinho.

No momento da consagração, era nos meados do século VIII, eis que o pão se transformou em um pedaço de carne humana e o vinho em pequenos fragmentos de sangue coagulado.

A tradição coloca o fato de em cerca de 700 d.C., com base em algumas evidências, podemos assumir uma data entre 730 e 750 d.C; É, portanto, o mais antigo entre os milagres eucarísticos reconhecidos pela Igreja Católica. Os mais antigos registros escritos conhecido de um milagre, no entanto, remonta a 1586. Viviam no mosteiro de São Legoziano e Domiciano os monges de São Basílio. Um deles, que se sentia atormentado pela dúvida na crença católica da transubstanciação, segundo a tradição, durante uma missa, viu a hóstia, no momento do ato da consagração, converter-se em carne viva e o vinho em sangue vivo.




Em séculos posteriores, a igreja dos Santos Legonziano e Domiciano passou aos monges bizantinos beneditinos, depois para a franciscanos, que em 1252 começou a construção de uma nova igreja dedicada a São Francisco , sobre outra já existente. Eles viveram lá até o tempo de Napoleão, quando foram expulsos. Cerca de 150 anos mais tarde, eles regressaram e vivem lá até os dias de hoje.

A Hóstia-carne permaneceu conservada, apresentando uma coloração ligeiramente escura, tornado-se rósea se iluminada pelo lado oposto, com uma aparência fibrosa; o sangue-vinho era de cor terrosa, entre amarelo e o ocre, coagulado em cinco fragmentos de formas e tamanhos diferentes. Inicialmente, essas relíquias foram conservadas num tabernáculo de marfim e, a partir de 1713, até hoje, passaram a ser guardadas numa ostensório de prata, e o sangue, num cálice de cristal.

A partir de 1574, aos reconhecimentos eclesiásticos do milagre, acrescentaram-se pronunciamentos científicos. Em novembro de 1970 os Frades Menores Conventuais, sob cuja responsabilidade se encontravam as substâncias, submeteram-nas a análise científica que foi confiada aos Dr. Odoardo Linoli, Chefe de Serviço dos Hospitais Reunidos de Arezzo e Livre Docente de Anatomia e de Histologia Patológica e de Química e Microscopia Clínica e ao professor Ruggero Bertelli, anatomista e professor da Universidade de Siena no fim dos anos 60.

Após uma série de análises e constatações, o parecer foi publicado em "Quaderni Sclavo di diagnostica clinica e di laboratório", 1971, fasc. 3, Grafiche Meini, Siena, que afirma tratar-se de um milagre comprovado e inexplicável. O documento diz ainda:

A carne é carne verdadeira.
O sangue é sangue verdadeiro.
A carne é do tecido muscular do coração (contém, em seção, o miocárdio, endocárdio, o nervo vago e, no considerável espessor do miocárdio, o ventrículo cardíaco esquerdo).

A carne e o sangue são do mesmo tipo sangüíneo (AB) e pertencem à espécie humana.

No sangue foram encontrados, além das proteínas normais, os minerais cloretos, fósforo, magnésio, potássio, sódio e cálcio. As proteínas observadas no sangue foram encontradas normalmente fracionadas em porcentagem a respeito da situação seroproteínica do sangue vivo normal. Ou, seja, é sangue de uma pessoa viva.

A conservação da carne e do sangue, deixados em estado natural por doze séculos e expostos à ação de agentes físicos, atmosféricos e biológicos constituem um fenômeno extraordinário.

Outro fato interessante é que os cinco fragmentos, ao serem pesados têm exatamente o mesmo peso, não importa a combinação com que se pese. Por exemplo, tanto faz pesar um, dois ou todos os fragmentos juntos, eles têm o mesmo peso.

O Sangue "AB" é o tipo de sangue encontrado no Santo Sudário. Este tipo de sangue é muito comum no povo Judeu, em Israel.

O Milagre Eucarístico de Lanciano é considerado um dos mais famosos milagres eucarísticos relatados pela Igreja Católica, porém não é o único: aproximadamente 130 milagres eucarísticos foram relatados. Conta-se que na cidade de Cássia, na Itália também já aconteceu um fenômeno parecido.












Nenhum comentário: