27 de outubro de 2019

A BASÍLICA DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS, NA REGIÃO ITALIANA DA ÚMBRIA.



A BASÍLICA DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS, na região italiana da Úmbria, é a igreja-mãe da Ordem Franciscana e um Patrimônio da Humanidade desde 2000. A construção da basílica começou logo após a canonização de Francisco em 1228. 

Simone di Pucciarello doou o local para a igreja, uma colina a oeste da cidade de Assis, conhecida como Colina do Inferno (onde os criminosos eram mortos). Hoje, o local é conhecido como Colina do Paraíso. A pedra fundamental foi posta pelo Papa Gregório IX, em 17 de Julho de 1228. 

A igreja foi projetada e supervisionada pelo irmão Elia Bombardone, um dos primeiros seguidores do santo. A basílica inferior foi terminada em 1230.

No dia de Pentecostes, em 25 de Maio de 1230, o corpo de Francisco foi trazido para o local. A construção da basílica superior começou logo após 1239 e foi finalizada em 1253. 

Sua arquitetura é uma síntese do Românico e do Gótico Italiano. As igrejas foram decoradas pelos maiores artistas daquele tempo, vindos de Roma, Toscana e Úmbria. 

A igreja inferior tem afrescos de Cimabue e Giotto; na igreja superior está uma série de afrescos com cenas da vida de São Francisco, também atribuída a Giotto e seus seguidores. 

A Basílica é administrada pelos Frades Menores Conventuais. Os Frades Franciscanos Conventuais são os guardiões dos restos mortais do Santo de Assis.

















Nenhum comentário: