15 de agosto de 2018

EXPOSIÇÃO "BOSSA 60, PASSO A COMPASSO", NO ESPAÇO CULTURAL BNDES, NO RIO DE JANEIRO.





 

 

 
 
Os 60 anos da Bossa Nova serão celebrados na exposição “Bossa 60, passo a compasso”, que o Espaço Cultural BNDES apresenta a partir do dia 17 de julho de 2018.
 
 
 
Com idealização de Valéria Machado Colela e curadoria do jornalista e crítico musical Tárik de Souza, a mostra traça as mudanças que a bossa nova trouxe na interpretação, ritmo, temáticas e estilo na música brasileira. Em projeto expográfico de Lidia Kosovski, design de Ruth Freihof e desenho de som de Framklim Garrido; a exposição apresenta a bossa em diversas frentes: política, erudita, no exterior, afro bossa, samba jazz e a bossa sempre nova, trazendo o contexto histórico das últimas seis décadas no Brasil e no mundo.






 
 
 A mostra privilegia a experiência sonora, com ilhas de conteúdo musical distribuídas pelo espaço expositivo. Além da música, o visitante terá contato com a cronologia da bossa, desde seu início até os dias atuais, as letras que mudaram a composição no Brasil; as novas linguagens vocais e a influência do movimento na música em todo o mundo.
 
 
Galeria BNDES
 
Avenida República do Chile 100
(próximo ao Metrô Carioca)
De 18/7 a 6/9
De segunda a sexta, das 10h às 19h
Visitas guiadas de segunda a sexta às 12h30;
quartas e quintas às 18h15min ​
Entrada gratuita







 
 
 
O Espaço Cultural BNDES e Luz Produções abrem ao público, de 18 de julho a 6 de setembro, a exposição Bossa 60, Passo a Compasso, uma homenagem aos 60 anos do movimento da bossa nova.
 
 
Com idealização de Valéria Machado Colela e curadoria do jornalista e crítico musical Tárik de Souza, a mostra traça as mudanças que a bossa nova trouxe para a música brasileira na interpretação, no ritmo, nas temáticas e no estilo.




 
 
Na Galeria BNDES, será recriado o percurso musical da bossa em diversas frentes: política, erudita, a bossa no exterior, afro-bossa, samba jazz e a bossa sempre nova, trazendo o contexto histórico das últimas seis décadas no Brasil e no mundo.
 
A mostra privilegia a experiência sonora, com ilhas de conteúdo distribuídas pelo espaço expositivo. Além da música, o visitante terá contato com letras que mudaram a composição no Brasil; a cronologia da bossa, desde seu início até os dias atuais, em paralelo à urbanização do país; as novas linguagens vocais; e a influência do movimento na música em todo o mundo.
 
A idéia é traçar passo a compasso este roteiro, mostrando a bossa nova como fornecedora de matéria prima cosmopolita, à altura da vanguarda cultural internacional.
 
Galeria BNDES
 
A cidade do Rio de Janeiro ganhou em 2015 um novo espaço para exposições, com acesso gratuito. É a Galeria BNDES, que foi inaugurada com a exposição “Um passeio pelo patrimônio do Rio”, em homenagem aos 450 anos da cidade. O novo local amplia a atuação do Espaço Cultural BNDES , que já oferece ao público, em sua programação gratuita, espetáculos de música e sessões de cinema.
As atrações do Espaço Cultural BNDES são selecionadas através de concurso público. Clique aqui para acessar o último Edital.
 
Espaço Cultural BNDES
Av, Chile, 100 - Centro
Próximo ao metrô Carioca
 
 
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário: