16 de agosto de 2018

MOMENTO DE FÉ CRISTÃ. CONHEÇA A HISTÓRIA DO TERÇO DOS HOMENS DA CATEDRAL DE COLATINA. EXEMPLO A SER SEGUIDO!

 
 
(CLICAR NA IMAGEM PARA AMPLIÁ-LA)

 
 
 

No dia 25 de abril de 2011, teve início o movimento do Terço dos Homens na Catedral de Colatina. O primeiro momento de oração contou com a participação de quatro homens. Passados sete anos, eles somam mais de 200, que se reúnem semanalmente para pedir pelas vocações, pela paz no mundo, pela santificação das famílias.

 

A ideia de fundar o grupo partiu do leigo Nino Naumann, após uma visita ao Santuário Nacional de Aparecida (SP). “Lá, vimos vários banners do ‘Terço dos Homens’. Ficamos curiosos e procuramos saber do que se tratava”. Ao tomar conhecimento, Nino, incentivado por sua esposa Karla, resolveu conversar com o então pároco da Catedral de Colatina, padre Devaldo Lorençutti, que prontamente aprovou a iniciativa.

Como o grupo cresceu

“Mesmo com divulgação, foi um trabalho demorado. Rezávamos em 15 homens, contando também com a participação de mulheres, que não nos deixavam desanimar”, lembra Nino. O grupo teve um impulso importante após a visita da imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida, em junho de 2017. “Rezamos um terço vivo na Catedral, reunindo mais de 400 homens”.

 
O grupo então cresceu e passou a integrar a vida da comunidade. Eles rezam todas as segundas-feiras, a partir da 18h15. “A comunidade vê com bons olhos e incentiva a participação de todos. No nosso grupo, temos muitos jovens e crianças. Somos chamados a ajudar sempre”, comemora Nino.
 
Objetivos


O principal objetivo do Terço dos Homens é fazer o homem rezar e assim se envolver nas diversas equipes de serviços, movimentos e pastorais da paróquia. Nino conta que o Terço dos Homens da Catedral atraiu homens que há anos não iam à igreja. Além do momento tradicional de orações, o grupo ajuda nas festas e missas, realiza trabalhos junto às pastorais e movimentos, e ainda sai para confraternizar e visitar outras comunidades.
 
Os homens do terço se envolvem também em campanhas solidárias e gestos concretos da paróquia. “Somos um grupo de homens que busca semanalmente se reunir para rezar e participar em comunidade. Posso atestar que a felicidade deles em participar é contagiante! Já ouvimos homens dizerem: ‘Que bom que hoje é segunda-feira. Tem terço!’”, conta Nino.
 
Na Catedral, duas capelinhas com a imagem do Sagrado Coração de Jesus visitam famílias do terço toda a semana. Segundo Nino, o apoio do bispo diocesano, dom Joaquim Wladimir, e a participação ativa do pároco, padre José Valdecy, também são importantes.

 
Realidade nacional


O Terço dos Homens é uma realidade nacional. Segundo a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), são mais de um milhão de homens que participam desse movimento. Na Diocese de Colatina, grande parte das paróquias possui o seu grupo atuando. A turma da Catedral já ajudou, inclusive, a formar vários outros grupos na cidade. E o movimento só cresce! Além dos homens, muitas mulheres e crianças rezam também.

 
Agenda


Em outubro, a Diocese de Colatina irá promover o Encontro Diocesano do Terço dos Homens, no Santuário Nossa Senhora da Saúde, em Ibiraçu. Há ainda encontros em nível nacional, sempre em fevereiro, e estadual, no mês de maio. “Estamos preparando o Encontro da Área Pastoral de Colatina”, adianta Nino.
 
 
 
 
 
 
 
CRÉDITO DO TEXTO
E FONTE DA INFORMAÇÃO
 

 

Um comentário:

Unknown disse...

Amigo Alberto, muito obrigado por nos dar espaço no seu blog.
Sabemos da abrangência dele e vai nos ajudar muito na divulgação do nosso movimento.
Deus abençoe você e sua família.
Obrigado pelo carinho.