19 de outubro de 2016

HOMENAGEM À MÃE RAINHA TRÊS VEZES VENCEDORA E ADMIRÁVEL DE SCHOENSTATT PELO SEU DIA EM 18 DE OUTUBRO.

 
 
 
O padre José Kentenich e um grupo de alunos realizaram uma aliança de amor com Nossa Senhora em 18 de outubro de 1914.
 
No Santuário de Schoenstatt, na Alemanha, Maria Santíssima é venerada como Mãe Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável.
 
 
Mãe, porque ela nos foi dada como mãe pelo próprio Cristo na cruz.
 
Rainha, porque é mãe de Cristo, o Rei do Universo. Vencedora, porque Deus  concedeu a Ela o poder de vencer e triunfar em todas as batalhas contra os poderes diabólicos.
 
 

 
 
 
 
Três Vezes Admirável, pela grandeza de sua posição junto à Trindade, como Filha predileta do Pai, Mãe do Filho e Esposa do Espírito Santo.
 
Também por ser Mãe de Deus, Mãe do Redentor e Mãe dos remidos.
 
Schoenstatt é o nome do lugar escolhido para estabelecer esse Santuário.
 
Padre Kentenich e seus filhos espirituais entregam a ela todas as dificuldades julgadas humanamente impossíveis de se resolver.
 
 
 
 


 
 
 
 
SOBRE O MOVIMENTO APOSTÓLICO
DE SCHOENSTATT
 
 
É um movimento católico mariano fundado em Schoenstatt, na Alemanha, em 18 de outubro 1914 pelo Padre José Kentenich. Conhecido como “Aliança de Amor de 1914”.
 
 
O padre, ao fazer uma palestra aos alunos do Seminário em Schoenstatt, na Alemanha, convocou a todos a orarem e fazerem sacrifícios para que a capela da Congregação, então consagrada a São Miguel, fosse o ponto de partida de um movimento que se espalhasse por todo o mundo.  A capela deveria tornar-se, assim, um local de manifestação das glórias de Nossa Senhora.
 
Schoesntatt (Schönstatt – que significa Belo Lugar) é uma região da cidade de Vallendar, próximo de Coblença,

 
Em 1915, os fiéis, então, deram o nome de “Maria Três Vezes Admirável” à imagem colocada na capelinha de São Miguel, e que é cópia do quadro original pintado por Crosio, um pintor italiano do século XIX. Maria é venerada como intercessora junto à Deus, alcançando tríplice graça a seus devotos: a graça do abrigo espiritual, a graça da missão e da fecundidade apostólica.

 
Réplicas dessa capelinha percorrem as casas dos fiéis e muitos têm sido os relatos de peregrinos que acorrem a santuários dedicados à Nossa Senhora de Schoenstatt que então se espalharam pelo mundo inteiro. A todos os que procuram os santuários são dedicadas três graças: a do abrigo espiritual, a da transformação interior e a da missão apostólica.

 
Neste momento existem cerca de 200 santuários espalhados pelo mundo. Nas regiões de idioma português, 22 santuários são no Brasil (Santa Maria, Londrina, Jaraguá, São Paulo, Atibaia, Santa Cruz do Sul, Curitiba, Porto Alegre, Guarapuava, Itaara, Olinda (Recife), Santo Ângelo, Rio de Janeiro, Brasilia, Cornélio Procópio, Poços de Caldas, Jacarezinho, Salvador, Araraquara, Belo Horizonte, Frederico Westphalen e Garanhuns) e 4 santuários são em Portugal (Lisboa, Porto, Aveiro e Braga).

 
Schoenstatt é um bairro da cidade de Vallendar, próximo de Coblença, às margens do Rio Reno, Alemanha, é o centro e origem mundial do Movimento Apostólico de Schoenstatt. Diariamente, peregrinos do mundo inteiro vão ao Santuário Original, um lugar mariano de graças.

 
Schoenstatt originou-se com a Aliança de Amor que o Padre José Kentenich (1885 - 1968), fundador do movimento, juntamente com um grupo de seminaristas, selou, pela primeira vez no dia 18 de Outubro de 1914, com Maria.
 
 
Padre José Kentenich
 
 
 
O Padre Kentenich passou vários anos no campo de Concentração de Dachau e seu amor pela Igreja foi duramente provado, em tempos de pouca compreensão hierárquica às novas correntes espirituais e vitais. Faleceu no dia 15 de Setembro, na Igreja da Adoração, localizada no Monte Schoenstatt, em 1968.

 
 
O Movimento, fundado pelo Padre Kentenich, tem como objetivo a renovação religiosa e moral do mundo, por meio da educação de homens novos. Com uma espiritualidade pedagógica própria, colabora para que as pessoas a consigam a sua autoeducação, a fim de melhorarem as suas vidas e a formarem-se católicos autênticos missionários da fé, como pessoas fortes, livres e responsáveis.

 
O centro de espiritualidade do Movimento é o santuário da Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt, no qual Maria está presente como a grande educadora, com a missão de gerar novamente Cristo no coração de muitas pessoas. Ali ela oferece especialmente a graça do abrigo espiritual, da transformação interior e riqueza no apostolado.

 
Sua organização abrange todos os estados de vida e todas as idades. Organizado em colunas: sacerdotes, famílias, mulheres e homens. Com graus diferentes de pertença ao Movimento, desde os Institutos Seculares com o contrato jurídico e a vivência dos Conselhos Evangélicos, até os peregrinos que temporariamente visitam o Santuário. São mais de 26 ramificações, formados por pequenos grupos, enlaçados pela Aliança de Amor.
 
Imagem
 
A imagem de graças da Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt é a reprodução de uma obra do pintor italiano, Crosio, criada no fim do século XIX. O título original desta imagem é “Refugium Peccatorum” – Refúgio dos pecadores.

 
Na imagem vemos Maria, a Mãe de Deus, com seu Filho Jesus,  intimamente unidos.

 
 
Maria segura seu Filho com ambas as mãos. Com a esquerda O estreita a si, e com a direita segura o braço do Filho, oferecendo-O ao mesmo tempo a Deus Pai. Apesar de sua atitude tão relacionada com o Filho, ela O abraça desprendida de si mesma. Será que Ela espera que alguém Lhe peça o filho? Seus olhos falam desta espera.

 
A atitude interna da Mãe em relação ao seu Filho se expressa também nas múltiplas dobras do seu manto. De um lado Ela envolve e protege o Menino, mas deixa a visão totalmente livre para o Filho divino. Maria deseja conduzir Jesus a todos os homens que a Ela se confiam.

 
O Véu que cobre a cabeça da Mãe parece continuar a envolver o Filho como se fossem um só. Este detalhe encontra expressão muito acertada numa oração do Pe. Kentenich, fundador da Obra de Schoenstatt:


 
Vem, habita em nossa terra,
Com teu Filho, Mãe de Deus.
Que seguindo vossos passos
Ele encontre a paz de Deus.
Por Maria, a Cristo unida,
Pátria, tu serás remida.
 


 
 


 
Coroa na Imagem Peregrina
 
 
A coroação da Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt tem uma caminhada histórica. A coroação da Peregrina Original aconteceu em 10 de setembro de 1955, quando a Campanha completava cinco anos. A coroa foi conquistada material e espiritualmente pelo Sr. João e as crianças da Escola Humberto de Campos, em Santa Maria, Rio Grande do Sul. A partir deste momento a coroação da Mãe Peregrina Original é renovada a cada ano.
 
 

 
 
 
 

 
Consagração a Nossa Senhora
 
 
Ó Senhora minha ó minha Mãe,
Eu me ofereço todo a vós
E, em prova da minha
devoção para convosco,
Vos consagro, neste dia,
E  para sempre,
os  meus olhos, meu ouvidos,
minha boca, meu coração e,
inteiramente, todo o meu ser:
e por assim sou vosso,
 
Ó incomparável Mãe,
Guardai-me, defendei-me
Como coisa e propriedade vossa.
Lembrai-vos que vos pertenço,
Terna Mãe, Senhora nossa;
Guardai-me e defendei-me
Como coisa própria vossa
Amém.
 
 
 
Oração à Mãe e Rainha
 
Mãe, Rainha e Vencedora
Três Vezes Admirável.
Mostra-Te Mãe na minha vida.
Toma-me nos Teus braços,
toda vez que sou frágil.
Mostra-Te Rainha e faz
do meu coração o Teu trono.
Reina em tudo o que eu fizer.
Eu Te coroo como Rainha
dos meus empreendimentos,
dos meus sonhos e dos meus esforços.
Mostra-Te vencedora no meu dia a dia,
esmagando a cabeça da serpente
do mau, nas tentações que me afligem.
Vence em mim o egoísmo,
a falta de perdão,
a impaciência, a falta de fé,
de esperança e de amor.
Tu és Três Vezes Admirável.
Eu sou mil vezes miserável.
Converte-me Mãe,
para a glória de Teu Filho Jesus.
Amém.



 
 

 
 
 
 
 
EU TAMBÉM FAÇO PARTE DESTE
GRANDIOSO MOVIMENTO.
O dia abençoado que a Mãe Rainha
passa conosco é dia 03 de cada mês.
 




 



 

 
 
MENSAGENS




Alberto e família, Admiro sua fé, seu respeito e sua grande dedicação ao Movimento Apostólico de Schoenstatt. Receba um carinhoso abraço das missionários da Campanha da Mãe Peregrina da Paróquia São Judas Tadeu - Icaraí - Niterói - RJ.
Muito lindo, encaminhei,
obrigada!

Salve Maria!!

Suely Bittencourt.









 
Suely Bittencourt
é Coordenadora do Movimento
da Mãe Rainha, Três Vezes Admirável
de Schoenstatt.
 
 
 
 
****************************


 
 
 
Poucas palavras dizem tudo sobre meu profundo respeito aos homens de fé que criaram e mantém vivo o Movimento Apostólico de Schoenstatt - amor, gratidão e divindade. E ainda assim registrarei minha a eterna admiração por nossa Mãe, nossa grande Rainha, nossa generosa Protetora.
 
Luiz Lemme.



 

Luiz Lemme
presidente do Instituto Esquina da Arte.
 
 
 
*****************************





Amigo Alberto, componho o coro da sua bendita homenagem à MÃE RAINHA. Postei no site da ALACE a homenage feita por você através do seu blog Alberto Araújo & Amigos.

 


Socorro Cavalcanti
Vice-presidente da ALACE.
 



 
 
****************************
 
 
 
 
 
Recebo há muitos anos Nossa Senhora
em minha residência.
Zeneida Seixas.












 

 
Zeneida Seixas
é declamadora
e Membro do Rotary Clube de Niterói.
 
 
 
 
 
 
 
****************************

 
 
 

Caro amigo ALBERTO
Você é um homem de muita fé.
Recebo, mensalmente em meu lar, a imagem de Nossa Senhora da Rosa Mística.
Gostei imensamente da matéria.
Obrigada  por você existir,
 
Dulce Rocha de Mattos



************************

 

Achei perfeita e pertinente a homenagem a Mãe Peregrina e fiquei muito contente em receber um material tão rico sobre o nosso Movimento. Seria muito interessante que divulgássemos para nossos missionários e que sirva de inspiração para outras homenagens.
Falar da Mãe de Deus transcende qualquer assunto, não importa a fonte e sim o tema abordado.

Mara Ney
 


****************************










 

FONTE:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Movimento_de_Schoenstatt



 

3 comentários:

Unknown disse...

Poucas palavras dizem tudo sobre meu profundo respeito aos homens de fé que criaram e mantém vivo o Movimento Apostólico de Schoenstatt - amor, gratidão e divindade. E ainda assim registrarei minha a eterna admiração por nossa Mãe, nossa grande Rainha, nossa generosa Protetora.

Unknown disse...

Alberto e família, Admiro sua fé, seu respeito e sua grande dedicação ao Movimento Apostólico de Schoenstatt. Receba um carinhoso abraço das missionários da Campanha da Mãe Peregrina daParóquia São Judas Tadeu - Icaraí. Salve Maria!!
Suely Bittencourt

Unknown disse...

Admiramos sua fé,seu respeito e sua dedicação ao Movimento Apostólico de Schoenstatt. Receba um carinhoso abraço dos missionários da Campanha da Mãe Peregrina da Paróquia São Judas Tadeu - Icaraí. SALVE MARIA!

Suely Bittencourt